Blog

5 Tendências de Vendas para 2020

24 de janeiro de 2020 - 20H07
5 Tendências de Vendas para 2020

A nova década chegou com a promessa de muita inovação em diversas áreas. É claro que as vendas, que são a máquina de crescimento das empresas, não ficam de fora dessa. Por isso, neste blog vamos mostrar 5 tendências de vendas para 2020.

Vale lembrar que antes de se inserir nas novidades do mercado, é necessário dominar o básico. Para isso, recomendamos a leitura de outros textos no blog do Hackeando Processos.

1. Maior segmentação de clientes: personalização e identificação com a empresa

Com grandes poderes de informação, compartilhamento de opiniões e avaliações dos usuários, a personalização se torna mais necessária que nunca. Além disso, é muito difícil um empreendimento não ser bem aceito se ele atende necessidades específicas de um público.

Ou seja, agora não basta pensar em nichos grandiosos. Mas também entender como aquele nicho se divide em outros que geram demandas ainda mais específicas. Por exemplo, o ramo de fotografia é amplo, certo?

Porém, aqui estão alguns exemplos de especificações que esses profissionais podem ter dentro da área:

  • Casamento
  • Formatura
  • Corridas
  • Futebol
  • Shows
  • Pets
  • Newborn

Esses são apenas alguns exemplos de como podemos ser mais seletivos e atender a um grupo específico. Essa é uma das tendências de vendas para 2020 porque as pessoas estão gostando mais de comprar de empresas que são similares a elas e têm ideais parecidos.

2. Assinatura: pagamento recorrente por um serviço específico

É difícil pensar em algum consumidor que não assine algo ou não tenha alguém em casa que faça isso. Desde serviços de TV fechada até plataformas de streaming, passando por livros e entre tantos outros produtos. Mas você pode pensar: com tantas opções já disponíveis, ainda tem mercado para isso?

A resposta é: sim! Por ser uma forma de consumo atraente e cômoda, os consumidores tendem a buscar por essa opção em diferentes serviços adquiridos.

Portanto, para as empresas que tiverem boas ideias de assinatura, essa é uma das tendências de vendas para 2020 que tem tudo para gerar bons lucros. A equipe comercial tem grande importância nessa mudança. Isso porque o clube de assinatura pode surgir como um adicional da empresa.

Isto é: após anos atuando apenas na venda de determinados produtos, a marca pode criar um clube de assinatura específico. Com isso, cabe ao time de vendas entender as necessidades dos clientes que já estão na base para oferecer o produto da melhor forma. Além disso, será necessária uma nova cadência de vendas para prospectar consumidores para esse serviço.

Uma observação importante é: quem adere ao clube de assinatura de alguma marca tem grandes chances de se tornar um cliente fiel/promotor!

3. Compras por dispositivos móveis: tendência de vendas que aumentará em 2020

Os dispositivos móveis já estão inseridos na rotina dos consumidores. Por isso, uma das tendências de vendas para 2020 é que as compras por meio dele cresçam. Então, os vendedores precisam estar adaptados a esse meio para não perderem oportunidades valiosas.

Um estudo divulgado pela agência YouGov mostra que, no Reino Unido, 43% das pessoas entre 16 e 34 anos e 26% das pessoas entre 55 e 64 anos usam métodos de pagamento alternativos. Outro dado interessante é que 44% das pessoas de 18 a 24 anos que participaram da pesquisa disseram dar mais abertura para a abordagem de pessoas desconhecidas nas redes sociais que ao vivo.

A sua empresa está estruturada para essa mudança? Como ela pode criar a jornada do consumidor pelo dispositivo móvel e proporcionar o sucesso do mesmo? Esses questionamentos são importantes para toda a equipe se estruturar nessa tendência.

4. Atendimento humanizado e empoderamento do consumidor

A necessidade de um atendimento humanizado não é novidade. Porém, em 2020 esse não será mais um diferencial, mas um critério decisivo para a escolha do consumidor. Com isso, o vendedor que tiver empatia e transparência terá mais sucesso. Tudo isso, é claro, sem deixar o conhecimento e os processos de vendas de lado, uma vez que são imprescindíveis.

Apesar de ser auxiliado pela tecnologia em seus processos, o vendedor não pode se esquecer de individualidade de cada pessoa. Além disso, é importante mostrar também a preocupação em resolver problemas. E não apenas em fechar uma venda para interesse próprio. Tendo em vista que muitas tarefas poderão ser feitas por robôs, o atendimento empático é o que faz com que o cliente prefira comprar de uma pessoa.

5. Menos posse e mais experiências

Agora não são as marcas tradicionais e com mais anos de atuação que enchem os olhos dos consumidores. Eles estão em busca de experiências únicas e dão mais aberturas a novos conceitos.

A posse não é mais uma das prioridades. Além de adquirir bens materiais, as pessoas buscam pelas experiências proporcionadas. Outra transformação foi o processo de descoberta dos produtos. Em vez de precisar sair de casa para conhecer novidades, os consumidores têm vitrines à sua disposição na internet.

Para se adequar a essa tendência, tente enxergar valor além do seu produto e entender por quais diferenciais o seu público gostaria de pagar para ter acesso. Veja como é possível reunir pessoas com ideais semelhantes e melhorar suas rotinas.

Coloque em prática as tendências de vendas para 2020

Agora que você conheceu 5 tendências, chegou o momento de traçar suas estratégias e entender quais podem ser colocadas em prática no seu negócio.

Caso você queira receber um diagnóstico gratuito da sua atuação em vendas ou do processo comercial da sua empresa, fale com um dos consultores do Hackeando Processos!

Leia também