Big Data é uma tecnologia que faz parte do dia a dia de muitas empresas. Nada mais é que um banco de dados com muitas informações que podem ser interpretadas, ou seja, é uma tecnologia que transforma esses dados em conhecimento, de fato.
Quer saber mais sobre essa tecnologia e como ela pode influenciar nas suas vendas? Continue lendo!
Tempo de leitura: 5 minutos
Você vai ler sobre:
Big Data: o que é?
Os 5 V’s do Big Data
Vantagens de utilizar o Big Data
Corresponde a um imenso banco de dados que podem ser processados e interpretados de diversos modos. Em vendas, segundo o nosso especialista em vendas B2B, Fábio Sales: “Em vendas, o Big Data pode ser utilizado de diversas maneiras, como por exemplo fazer uma análise de mercado, entender as tendências e crescimento desse mercado, otimização de processos, tomada de decisões mais assertivas”.
Mas, como fazer isso?
É aí que entra a tecnologia Big Data e sua capacidade de transformar esse mundo de informações em dados reais para as empresas, proporcionando tomadas assertivas de decisões e um planejamento estratégico.
Velocidade: trata-se da velocidade em que os dados são coletados no mesmo instante.
Valor: trata-se da hierarquia dos dados comparado aos benefícios que podem trazer para o planejamento da empresa.
Veracidade: trata-se da checagem dos dados durante a etapa de análise, para validar que as informações fornecidas são verdadeiras.
Variedade: trata-se da fonte da origem desses dados coletados.
Volume: trata-se da quantidade de dados gerados em tempo real.
Saber qual o seu ICP, ou perfil de cliente ideal, é essencial para alavancar qualquer negócio. Com base nessa definição, você saberá para qual público irá dedicar seus esforços. Afinal, é necessário ter compatibilidade com a solução que você oferece e quem está buscando-a.
Essa tecnologia possibilita conhecer o perfil e os hábitos de consumo dos seus clientes, contribuindo para tomadas de decisões mais assertivas de acordo com o público da sua empresa, oferecendo soluções cada vez mais personalizadas.
A jornada de compra é toda a bagagem que o lead passa, desde quando conhece a sua empresa, até o momento do fechamento da compra, em que ele se torna cliente, de fato.
Sabendo analisar essa jornada de compra, o time de marketing ou vendas, consegue identificar em qual estágio do funil o lead está e determinar as melhores abordagens para ele.
Essa tecnologia permite reconhecer os pontos mais importantes da jornada do lead e analisar a experiência do usuário, tornando a estratégia mais assertiva.
A taxa de churn é a taxa de clientes que deixaram de fazer negócios com a empresa em um determinado período de tempo. A diferença entre a taxa de adesão e a taxa de churn pode revelar um cenário bom ou ruim, a depender do número que é estabelecido pela empresa, de acordo com os dados.
Quanto maior o churn, mais certo que o cliente não está satisfeito durante a jornada de compra. O Big Data, com a análise do consumidor, consegue indicar a vontade de cancelamento das soluções por parte do cliente. O mapeamento permite identificar, por exemplo, se o cliente seguiu o concorrente da empresa, se há reclamações em sites, avaliações sobre a empresa, etc.
Com a ajuda das informações dessa tecnologia, além da ajuda ao definir o ICP, como falei anteriormente, fica muito fácil elaborar soluções especializadas, únicas e eficientes para o seu cliente, visto que, você saberá com maior facilidade aquilo que ele está buscando, ou seja, sua principal dor que você poderá solucionar.
Com todas as vantagens fornecidas utilizando o Big Data citadas acima, a equipe consequentemente se torna mais produtiva, visto que essa tecnologia otimiza o tempo, melhorando o desempenho da equipe. Afinal, os processos estarão mais automatizados.
Está perdido ao estruturar o seu processo comercial? Sua empresa não está batendo os resultados esperados? Entre em contato com a gente clicando AQUI e termine 2021 diferente!