Tenho certeza que você já ouviu a frase “fazer negócios é lidar com pessoas” em algum momento da sua carreira.
Gosto de prestar atenção nessa expressão, pois, todos nós somos clientes também, e é quando estamos do outro lado da moeda, que ela faz sentido.
Diante disso, no momento de ser o vendedor, é preciso fazer a reflexão mais sensata: se você fosse um consumidor do seu produto, estaria satisfeito?
E eu não falo apenas da compra material em si, e sim da experiência que a sua empresa proporciona para o cliente durante a jornada de obtenção do serviço.
Assim, se você hesitou na resposta ou acredita que essa relação poderia ser melhor, então esse artigo é para você!
Confira agora cinco formas simples de garantir um bom relacionamento com o seu cliente!
Tempo de leitura: 7 minutos
Você vai ler sobre:
Entender o perfil do cliente
Escuta ativa
Oferecer uma boa experiência para o seu cliente
Focar no pós-venda
Utilizar de tecnologias para melhorar a comunicação
Procurar entender como seu público se comporta, pensa, o que necessita e deseja são alguns dos pontos essenciais para um bom atendimento ao cliente.
Nosso CEO, Vitor Baesso, diz que “entender o cliente final fará com que apliquemos os gatilhos certos, que funcionarão no exercício da venda”. Sabendo disso, você pode, por exemplo, gerar autoridade, prova social, reciprocidade e muitos outros gatilhos mentais nele.
Mas, lembre-se, nada disso é aleatório, você precisa conhecer as características e dores do seu consumidor!
Nesse momento, é importante você ter em mente a definição exata do seu ICP, pois é ele que vai te direcionar para essas táticas personalizadas e ações de marketing realmente efetivas. Se você ainda não possui um, fique tranquilo, leia o nosso artigo sobre ICP e defina já o seu!
Toda relação com o cliente é uma via de mão dupla, ou seja, ao mesmo tempo que você se apresenta e propõe o seu serviço, ele também tem seu direito de ser escutado.
Essa é, inclusive, a principal diferença entre um telemarketing e uma prospecção!
Então, não fique pensando muito nas respostas que você tem que dar e aproveite o diálogo com o cliente. Logo, se você conseguiu a atenção dele, a parte mais difícil, definitivamente, já passou.
Além disso, sempre que pensar em renovar seu serviço, considere entrar em contato para ouvir o que os clientes têm a sugerir.
Quando você os procura para obter feedbacks, eles entendem o quanto são importantes para o seu negócio e vão se sentir mais envolvidos nele!
Cerca de 90% das pessoas confiam mais em recomendações de conhecidos do que em qualquer outra publicidade. Então é só somar um mais um, não é mesmo?
Ao gerar satisfação e confiança no seu cliente, ele mesmo vai ser o seu marketing de boca a boca!
Dessa forma, não venda uma mentira, seja sincero com o cliente e demonstre que ele não é apenas um número nos seus resultados. Para isso, mantenha um fluxo de comunicação constante com ele e certifique-se que a dor dele foi resolvida!
Outro ponto importante: senso de pertencimento a uma comunidade!
Mesmo após uma compra, ou uma recusa temporária, nutrir esse relacionamento com materiais ricos ou com uma simples ligação faz com que o cliente sinta afeição pela sua empresa. Assim, você vira referência para ele e isso aumenta suas chances de ser recomendado.
Seguindo essa linha de raciocínio, para que isso aconteça é preciso que você saiba como fidelizar clientes e torná-los seus marqueteiros. Portanto, uma boa dica é ler o nosso artigo sobre o como fidelizá-los! É bem fácil, apenas clique aqui.
Muitos acreditam, equivocadamente, que a venda termina depois que o pagamento é efetuado e o cliente recebe o produto. Contudo, precisamos ter em mente que a negociação é um ciclo e que, na verdade, o pós-venda é uma das etapas mais importantes desse processo!
O objetivo dessa fase é ter uma visão de longo prazo, ou seja, tentar garantir que o cliente permaneça dentro dos planos da empresa.
Desse modo, é preciso estudar o cenário desse consumidor pós-compra e decidir a melhor forma de prolongar esse relacionamento.
Ademais, esse momento ainda é eficaz para saber o motivo de uma rejeição por parte do cliente e procurar trazer mudanças na jornada de compra.
De qualquer maneira, para definir um pós-venda ideal para a sua empresa, é preciso, novamente, conhecer bem o perfil da pessoa com que está lidando!
Está cada vez mais difícil não envolver tecnologia em vendas, não é?
Já falamos sobre o pão de queijo com café do mundo dos negócios (pegou a referência?) aqui no blog e você pode dar aquela conferida clicando aqui!
Mas, basicamente, ao usufruir de um CRM ou ERP, os dados dos seus clientes ficam armazenados e podem ser consultados, de forma simples, em qualquer momento.
Além disso, ajuda toda a sua área comercial a ter informações sobre suas últimas vendas, as propostas atuais e até aquelas que não deram certo.
Nessa perspectiva, o uso dessas plataformas ajudam a reforçar a qualidade da experiência e garantem um bom atendimento.
Uma tecnologia que te ajuda a usar os indicadores que você tem, a fim de melhorar a trajetória do cliente!
É notório, então, que, se você tratar bem os seus clientes, você terá um bom relacionamento com eles. E como resultado, a sua marca vai crescer. O importante aqui é reconhecer aquela frase lá do começo e introduzi-la ao fit da sua empresa!
Com isso, seu time precisa estar alinhado para proporcionar isso a todos os seus consumidores. Não adianta ter uma empresa bem intencionada, se os vendedores não seguem o mesmo padrão.
Então, se você quer ter um treinamento personalizado e feito para o seu ICP, agende um diagnóstico conosco e aprimore a sua equipe comercial!
Já imaginou ter, na sua empresa, a melhor capacitação em vendas B2B do mercado?
Assim como comecei o artigo com uma reflexão para você, é com essa aí que eu termino.