Blog

Break-up e-mail: quando é hora de dizer adeus?

2 de agosto de 2021 - 10H00
Break-up e-mail: quando é hora de dizer adeus?

O break-up e-mail representa a finalização do contato com os potenciais leads que encontram-se estagnados nas etapas do funil. Seu principal objetivo é economizar esforços comerciais com leads que não estão propensos a se tornarem clientes do seu negócio no momento.

Desapegar e dizer adeus para um lead pode ser um grande desafio para a sua empresa. Por isso, com o intuito de facilitar esse processo, você pode contar com o e-mail de break-up. Saiba como elaborar o seu com eficiência, continue lendo!

 

Break-up e-mail: quando é hora de dizer adeus?

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você vai ler:

Break-up e-mail: o que é e qual o momento certo de enviar?

3 dicas para criar e-mails de break-up eficientes

Modelos de break-up do Hackeando Processos

 

 

Break-up e-mail: o que é e qual o momento certo de enviar?

 

Em suma, o e-mail de break-up é uma mensagem enviada ao prospect sinalizando uma desistência. Isto é, por meio do e-mail o prospect é levado a acreditar que, por não ter interagido por algum tempo, terá seu cadastro cancelado. Por esse motivo, será incentivado a reativar a conversa com a empresa e continuar o processo de prospecção, ou até mesmo fazer a aquisição do serviço ou produto. 

Antes do envio propriamente dito, é fundamental que a sua equipe desenvolva uma relação com os potenciais clientes. Posteriormente, é preciso também identificar aqueles que não estão no momento de compra. Por isso, nada melhor do que o follow-up. Através dele, sua equipe poderá estruturar um fluxo de cadência para registrar todos os contatos já realizados com cada prospect. Se após ter realizado várias tentativas de contato com o lead não houver retorno, esse é um dos momentos ideais para se enviar um e-mail de break-up.

Uma boa prática a ser incorporada pela sua empresa é não ter medo de marcar uma oportunidade como perdida após o envio do e-mail de break-up. Assim, ao marcá-las como perdidas, o setor de captação não investirá mais tempo tentando convertê-las. Além disso, poderá estruturar um fluxo de relacionamento automatizado específico. Por meio dele, será possível tratar os casos identificados nas objeções dessas oportunidades perdidas.

 

Agora vamos supor que você conseguiu se conectar com o prospect.

Existem algumas variáveis que podem influenciar no e-mail de break-up: concordou em fazer o diagnóstico mas nunca aconteceu, remarcou duas vezes, talvez até tenha dado no-show na primeira reunião. Outros “sintomas” como o fato de demorar para responder ou precisar de múltiplos follow-ups para determinar o próximo passo podem significar um grande desinteresse. 

Agora, fez o diagnóstico e houve interesse em seguir para uma demonstração. Mas aí o negócio começou a desandar. No-show, demora para responder ou até falta de resposta. Não existe um forte envolvimento e as respostas são vagas. Aqui existem duas saídas: tentar entender o que aconteceu entre o momento que ele disse sim e a falta de resposta. Tente falar no telefone com a pessoa ou enviar um e-mail de follow-up. Recupere o que foi dito, dados e prioridades. Confirme e veja se há interesse em retomar o contato comercial. Se esta mensagem não for respondida, é hora do e-mail de break-up.

 

 

3 dicas para criar e-mails de break-up eficientes

 

Deixe claro que esse é o fim

Nesse e-mail, é preciso que você passe o sentimento de que é o fim. Deve-se levá-lo a entender que está perdendo uma oportunidade, que uma porta está se fechando. Isso pode fazer com que ele reflita se realmente não quer entender melhor sobre essa oportunidade agora.

 

Invista em assuntos atrativos 

Caso ainda queira dar chance para o prospect, invista em assuntos atrativos para chamar a atenção do mesmo. Afinal, após tantas tentativas falharem, você realmente quer que eles visualizem sua mensagem e a respondam, não é mesmo? Com isso, lembre-se: se o assunto deste e-mail for semelhante aos anteriores, provavelmente seu lead nem o abrirá. Assim, ele não surtirá o resultado esperado.

 

Utilize gatilhos mentais 

Após investir tempo tentando alguma reação do potencial cliente, ele precisa tomar uma decisão, mesmo que seja um não. Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo cérebro que influenciam na tomada de decisão, tornando-a automática e, assim, mais rápida. Mas como isso é possível? É simples: nossas decisões são tomadas no inconsciente e só depois elas vêm à consciência. 

De acordo com o grau de dificuldade da decisão, nosso cérebro leva mais tempo para decidir-se. Com os gatilhos mentais, o cérebro não realiza todo esse complexo trabalho de reflexão. Mas, para fazer isso na prática, o conteúdo do e-mail precisa conter alguns princípios poderosos capazes de dispará-los. Esses princípios podem ser de reciprocidade, prova social, afeição/afinidade, autoridade e escassez.

 

 

Modelos de break-up do Hackeando Processos

 

Modelo de break-up 1

“[Nome do prospect],

Venho tentando fazer contato contigo já há alguns dias, [Cliente], imagino, que esteja sem tempo para me responder ou o [motivo do seu contato] não é prioridade para vocês nesse momento. De qualquer forma, não quero parecer insistente, por isso este é meu último contato.

Aproveito para indicar dois materiais que podem auxiliar a [Nome da empresa] a alavancar seus resultados de venda.

Link do material 1:

Link do material 2:

Obrigado até aqui!

[Assinatura].”

 

Modelo de break-up 2

“[Nome do prospect], tudo bem?

Conforme combinamos na nossa última conversa, encerrarei nosso contato por enquanto! E voltamos a conversar sobre [acelerar as vendas da [Empresa] no próximo mês!]

Nesse tempo, aproveito para indicar dois materiais que podem auxiliar a [Nome da empresa] a alavancar seus resultados de venda.

Link material 1:

Link material 2:

Grande abraço!

[Assinatura].”

 

Conclusão

Prospectar leads e fazer com que eles fiquem engajados nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, nós do Hackeando Processos estamos aqui para te ajudar! Entre em contato clicando AQUI para falar com algum dos nossos especialistas. Não perca a chance de alavancar a sua empresa.

Leia também