A tarefa de criar um e-mail para primeira interação já não é fácil, certo? Imagine então escrever um cold mail que converte mais e ainda aumenta suas vendas?
Quase um sonho inalcançável…
Mas, note que eu disse quase, sabe por quê?
Bom, porque hoje você vai entender como criar o melhor cold mail para a sua empresa! A prospecção outbound ainda é um método muito eficaz para trazer novos clientes, entretanto, ela precisa ser conduzida do jeito certo para gerar bons resultados e oportunidades.
Então, vem comigo que eu tenho 5 dicas para resolver essa questão!
Tempo de leitura: 10 minutos
Você vai ler sobre:
O que é cold mail?
Vantagens e desvantagens do cold mail
Cold mail, SPAM e e-mail marketing: qual a diferença?
5 dicas para criar um cold mail que converte
Primeiramente, cold mail é o e-mail que enviamos para fazer o primeiro contato com uma pessoa que tenha perfil para ser uma potencial cliente. Ou seja, as empresas olham para seu ICP e identificam pessoas que têm todas as características necessárias para querer a sua solução.
Então, captando esses contatos de listas de e-mails para prospectar – sejam prontas ou montadas pela própria equipe comercial – abordam essas pessoas oferecendo seus serviços.
No entanto, geralmente essas pessoas não estão esperando essa interação e, por isso, essa prática é totalmente desconsiderada.
Mas, vamos te mostrar que esse terror é desnecessário e que tem como fazer um bom contato sem medo!
Nesse contexto, essa prática é ideal para quem tem uma lista de contatos muito grande, além de ser menos invasiva que um cold call, por exemplo.
Ademais, também podemos entender o cold mail como mais fácil de se manter escalável e, claro, te possibilita a usar diversos apelos visuais, que na fala não é possível.
Por outro lado, nem sempre você consegue falar com o decisor, já que é difícil esses cuidarem dos próprios e-mails ou até mesmo divulgá-los.
Além disso, há chances desse potencial cliente não utilizar mais aquele endereço de e-mail, o que torna seu esforço em vão. Outro problema é quando seus e-mails são confundidos com SPAM e são ignorados!
Bom, mas o que fazer com essas informações?
No meu caso, eu vou te ajudar a quebrar todas essas objeções acerca do cold mail e te ajudar a construir um que vai gerar conversões e boas oportunidades!
Vamos lá?
Certamente, cold mail e SPAM não são a mesma coisa, ainda que ambos tenham como princípio o envio de e-mails a um lead que não solicitou contato!
Então, entre as principais diferenças entre cold mail e SPAM estão:
. O cold mail apresenta uma proposta de valor clara para o lead que está recebendo o material;
. No cold mail o conteúdo é focado no consumidor e nas necessidades que ele apresenta, não sendo mensagens enviadas em massa;
. O cold mail é personalizado e humanizado;
. O cold mail tem como objetivo ganhar confiança do lead para a avanço do diálogo;
. O spam é uma mensagem genérica e nada personalizada. Isso significa que a empresa não se importa com quem estará recebendo o e-mail.
Há também diferenças consideráveis entre o cold mail e o e-mail marketing. Assim, além de mais protocolar, o e-mail marketing é esperado. Ou seja, a pessoa se cadastra justamente para receber aquela mensagem.
Dessa forma, os dois não são a mesma coisa, mas podem ser combinados. Portanto, enquanto o cold mail GERA uma oportunidade, o e-mail marketing NUTRE essa oportunidade!
Por isso, vamos montar um cold mail que não tenha nem características de e-mail marketing e, muito menos, de SPAM?
Por possuir esse grau de dificuldade que você viu acima, os contatos via e-mail necessitam de uma boa estrutura para despertar o interesse de quem irá recebê-lo.
Então, vamos de dicas que vão ajudar você a criar um cold mail que converte, baseado em algo mais humanizado, personalizado e que chame atenção desse lead. Segue o fio:
Em primeiro lugar, um cold mail não pode ser longo e também não deve ser indireto. Isso porque, e-mails mais curtos têm uma probabilidade muito maior de serem lidos.
Além disso, se você não for direto ao ponto e não demonstrar precisão em relação ao que estiver oferecendo, é muito provável que receba pouquíssima atenção – e, consequentemente, poucas respostas.
Por isso, abuse de gatilhos mentais e de informações claras, que facilitem o entendimento e a leitura de seus prospects.
Para tanto, aprenda as técnicas que envolvem os gatilhos mentais clicando aqui!
Em seguida, a próxima dica é: desenvolva um e-mail que não gaste muito o tempo do seu lead e que seja valoroso para ele!
Assim, levante alguns dados sobre ele (telefone, blog, empresa e LinkedIn) e esteja a par do que ele posta, tenho certeza que você encontrará algo para agregar ao conhecimento dele e ganhará sua atenção.
Outro ponto interessante é personalizar a mensagem para o destinatário e isso não significa apenas citar o nome do destinatário que você encontrou no Google.
Essa personalização deve ser baseada no fato de que você realmente pensou sobre quem é a pessoa que irá receber a mensagem. Então, procure deixar claro por que você está entrando em contato com ela e como ela se encaixa nesse processo.
Neste ponto, entender quais podem ser as dores dos seus potenciais clientes que podem ser solucionadas por seu produto ou serviço é fundamental!
Decerto, receber uma lista cheia de leads para prospectar é ótimo, mas sabemos que quantidade não é sinônimo de qualidade e que não necessariamente essa lista resultará em uma grande conversão.
Por isso, um passo muito importante a ser feito é a higienização da base de leads. A higienização nada mais é do que verificar se os dados da sua lista são verdadeiros ou não, removendo todos os contatos que são inválidos ou incorretos, para evitar desperdiçar tempo e esforço com contatos que não existem, estão desatualizados ou com erros de digitação.
Com leads higienizados você terá mais assertividade na sua prospecção!
Entretanto, sei que não é fácil arrumar tempo para fazer isso.
Então, fica a dica de ouro: na B2B Data captamos e higienizamos todas as informações com o uso de Data Science, e todos os dados gerados tem assertividade de 90%.
Com a higienização feita, a chance de conseguir as informações atualizadas e entrar em contato com o lead é muito maior, sem ela, você desperdiçará tempo e muito provavelmente não conseguirá esse contato.
Quer higienizar os seus leads e ter uma lista atualizada pronta para a prospecção?
Clique aqui embaixo e chame a gente:
É isso mesmo, volte seu olhar para a criação de um assunto cativante, pois é ele que estimula a decisão de abertura ou não do e-mail por parte do prospect.
Assim, ofereça soluções interessantes, pois o cold mail precisa fazer uma espécie de proposta e oferecer aquilo que as pessoas estão precisando.
Como você irá solucionar o “problema” do seu destinatário? Ao fazer a pesquisa sobre ele, tente descobrir qual é a “dor que ele busca evitar”.
Após encontrar a resposta para essas duas perguntas, monte um e-mail com essas informações, abusando de gatilhos e colocando um assunto cativante!
Em resumo, mostre que você sabe daquilo que está propondo, agregue prova social e autoridade, e se destaque em meio a caixa de entrada do seu lead.
Além disso, não subestime quem você é e valorize-se. Assim como é preciso conhecer o seu destinatário, é necessário apresentar-se, então crie autoridade, credibilidade e status social, o que vai tornar essa tarefa bem mais simples. Mostre que ele pode confiar em você para expor suas dúvidas e dificuldades!
Agora, se você conseguiu criar um cold mail que converte e soube agregar valor e chamar atenção do potencial cliente, você precisa utilizar esse modelo de e-mail outras vezes. Então, crie um passo a passo para ter sempre armazenada essa estratégia!
. Leia mais sobre esse tema em: “Como quebrar objeções em vendas?”
Para concluir, espero que todas essas dicas tenham te dado um norte para construir uma boa copy para criar um cold mail que converte!
No entanto, lembre-se: mantenha constantemente seus leads e contatos atualizados, por mais que seja cansativo e demorado, pois, isso polpa e muito seus esforços no fim do mês!
Por falar nisso, você sabe que pode contar com a B2B Data para isso! Se ainda não entendeu como funciona a higienização de leads e captá-los para você, conheça esse processo agora:
Então, gostou da facilidade que é conseguir leads quentes e prontos para serem prospectados?
Clique aqui embaixo e agende um diagnóstico conosco: