Blog

Como construir seu playbook de vendas

5 de fevereiro de 2021 - 10H00
Como construir seu playbook de vendas

Você sabe o que é um playbook de vendas?

Sabemos que o período de transição dos profissionais de uma empresa para outra pode gerar uma grande dificuldade. 

Em uma equipe comercial, por exemplo, existem métodos para que o aprendizado e a performance do vendedor seja mais rápido e eficiente, com a produção de um playbook.

Sua empresa ainda não possui esse documento? Está perdido de como construir um?

Venha ler nosso artigo e tire suas dúvidas!!

 

Como construir seu playbook de vendas

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O quê você vai ler:

Playbook de vendas

É importante que um playbook contenha

Dicas para construir um playbook de vendas

 

Playbook de vendas

 

O playbook de vendas é um documento que inclui as informações relevantes da área comercial da sua empresa, desde a captação dos clientes até a etapa do pós-venda. O objetivo é padronizar o processo de venda. 

Além disso, o playbook também facilita a passagem de conhecimento aos novos colaboradores. Isso porque, nessa espécie de guia, o vendedor encontra dados sobre a empresa e dicas para alcançar bons resultados. Essa prática otimiza o tempo.

Por fim, são fornecidas informações para obter conhecimento que visam ter o foco no cliente, tornando o processo de qualificação dos vendedores muito mais fácil, rápido e replicável. E isso afeta diretamente na captação de leads qualificados.

 

É importante que o playbook contenha: 

 

O Ideal Customer Profile (ICP) da empresa;

Rotina do time de Vendas;

Explicação da jornada de compra;

Informações sobre os produtos e serviços que a empresa oferece;

Descrição da função de cada colaborador;

Detalhamento do processo de vendas, rotina;

Indicadores de desempenho;

Ferramentas utilizadas na área.

 

Dicas para construir um playbook


1- Apresente a empresa

Inclua alguns conceitos básicos de maneira clara e concisa, como a missão, visão e valores da sua empresa. Expor esses conceitos desde o começo é muito importante, para alinhar o pensamento do colaborador junto o da empresa. Mostre outras informações: história da empresa, quando ela foi criada, explicação sobre a logo, desafios, planos para o futuro. Todas essas informações irão aproximar mais o vendedor.  

 

2- Defina onde criar e como apresentar

É necessário que seja atrativo e ao mesmo tempo com uma leitura fácil e rápida, afinal, o vendedor precisa poupar seu tempo no dia a dia. Para isso, coloque imagens, gráficos e textos curtos. Você precisa que seus vendedores usem o documento como um guia diariamente, então faça com que seja interessante. Uma boa forma de conseguir deixar atraente o seu playbook é montá-lo em uma apresentação de PowerPoint e posteriormente converter em PDF.

 

3- Apresente a equipe

Apresente as áreas e os principais processos de cada setor. É importante que o vendedor conheça.

 

4- Deixe claro o alinhamento entre vendas e marketing

Vendas e marketing devem andar lado a lado, conversar diariamente e focar em como conseguir trazer mais clientes gastando menos. É uma relação que um precisa do outro, portanto, detalhe as responsabilidades dos mesmos em diversos momentos dentro do processo comercial.

 

5- Descreva a área de vendas

Em suma, é uma das partes mais importantes do seu playbook. Todas as pesquisas feitas anteriormente, sobre posicionamento de mercado, servirá como base para criar o perfil de cliente ideal da empresa, a persona. 

Essa etapa deve ser criada com muita atenção, pois não pode haver dúvidas nem do time de vendas, nem do de marketing acerca dos clientes a serem prospectados. 

Ademais, nessa etapa, o vendedor também toma conhecimento do funil de vendas e dos seus estágios: topo, meio e fundo e da jornada de compra.

Deixe claro também quais são os canais de captação de cliente, estratégias de como abordá-los, follow up e também script de vendas para auxiliar os vendedores durante qualquer negociação, em qualquer etapa.

 

6- Mostre os resultados

No documento deve-se destacar a importância dos vendedores acompanharem os leads desde a captação até após a venda, seja ela bem-sucedida ou não. Caso o produto/serviço não tenha satisfeito as necessidades do cliente, é preciso entender o porquê.

Também, aponte quais serão as métricas utilizadas para medir o desempenho de cada vendedor (KPI’s e OPI’s – ou seja, Indicadores-chave de performance e Indicadores de performance operacional, respectivamente).

 KPI’s: oportunidades de negócio geradas, volume de vendas realizadas e volume de receita gerada.

OPI’s: quantidade e e-mails enviados, quantidade de ligações de prospecção efetuadas e quantidade de reuniões realizadas.

 

Conclusão

 

Portanto, depois de concluídas todas as etapas necessárias, é hora de salvar o arquivo e deixar à disposição de todos. Envie para todos os seus vendedores e assegure-se que eles lerão. Por último, o playbook precisa ser atualizado de acordo com as melhores práticas do momento. Crie versões para ele e, sempre que modificá-lo, atualize também a versão do mesmo.

Precisa de ajuda para otimizar seu processo comercial e construir um Playbook?

O Hackeando Processos pode te ajudar! Nossos materiais fornecem um aumento de receita para nossos clientes de até 300%.

CLIQUE AQUI e agente um diagnóstico.

Leia também