Um planejamento comercial é aquele que busca identificar os detalhes do negócio, a fim de traçar estratégias que ajudem a aumentar as vendas. Você se sente perdido, sem saber as etapas que devem ser concluídas para alcançar o seu objetivo final? O planejamento te ajuda durante esse processo!
Em vez de agir de maneira descontrolada e sem analisar o contexto e as possibilidades, o objetivo dessa prática é desenvolver o negócio e ter um crescimento sustentável, de forma assertiva.
Quer saber mais como criar um planejamento comercial? Continue lendo!
Tempo de leitura: 5 minutos
O que você vai ler:
O que é planejamento comercial?
Vantagens de um planejamento comercial
Como criar um planejamento comercial
O planejamento comercial possui a finalidade de identificar cada detalhe do negócio, ideias e estratégias a fim de atingir objetivos específicos. Deve-se traçar todos os processos da área de vendas de uma empresa, ou seja, fazer uma análise da situação atual, determinando o objetivo que se quer alcançar e definindo os passos que precisam ser dados pela organização, elaborando novas metas e estratégias de venda, para que se obtenha o sucesso ao final do processo.
Trata-se, basicamente, de uma maneira de organizar e otimizar os processos comerciais, com o objetivo de potencializar ainda mais as vendas. Para atingir esse objetivo, é necessário avaliar aspectos. Primeiramente os internos, como gargalos, problemas com a formação de equipe, critérios de desempenho e mais. Logo depois, os externos, por exemplo, potencial do mercado, oportunidades mal aproveitadas e ações da concorrência.
Ao conferir esses critérios, é possível alinhar a área comercial aos objetivos de negócio, que estão definidos no planejamento estratégico. Esse, por sua vez, consiste nas atividades a serem realizadas pela empresa para alcançar o sucesso. Em outras palavras, o intuito é conquistar vantagem competitiva.
Ao desenvolver um planejamento comercial, você terá maior conhecimento de sua realidade comercial, podendo identificar e antecipar mudanças de mercado e avaliar suas capacidades de forma assertiva. Além de possuir os dados para auxiliar na tomada de decisão. Visto que, o planejamento comercial requer a coleta de dados para fazer projeções e embasar as decisões. É importante serem realistas para indicarem o próximo passo a ser dado e o que precisa ser modificado para não se tornar um gargalo.
O planejamento comercial contribui para o desenvolvimento dos profissionais de sua empresa, pois aponta direcionamentos a serem seguidos. Além disso, o registro dos resultados que o planejamento exige mostra quais são as necessidades de treinamento para os envolvidos no processo.
O propósito de toda empresa é crescer. No entanto, é preciso mais do que apenas aumentar a receita. É necessário focar a sustentabilidade financeira, isto é, a capacidade de fazer investimentos sem prejudicar o capital de giro, aquela quantia utilizada para o funcionamento do negócio. O crescimento sustentável somente é obtido quando a empresa tem um plano adequado. A aplicação das estratégias certas e a capacidade de identificar oportunidades é o ideal.
O conhecimento dos consumidores leva ao aumento da satisfação dos clientes. Você oferece produtos melhores e mais apropriados. Com isso, as chances de fidelização são elevadas.
A definição de objetivos e metas é uma etapa fundamental para um planejamento comercial. Defina-os a curto, médio e longo prazo. É importante definir objetivos e metas diárias que estejam alinhadas a todo período.
Após analisar o ano anterior, para replicar resultados positivos e minimizar erros, e após definir objetivos e metas para o seu planejamento comercial… Agora, é preciso definir as estratégias que cumprirão com seus objetivos e metas. Quais ações levarão à conclusão dos seus objetivos ao longo do tempo? Quais as ferramentas que você utilizará para alcançar esse sucesso?
Elabore um plano de ação para que o planejamento saia efetivamente do papel. Nele você vai incluir informações como o que deve ser feito; como, quando e os responsáveis por cada uma das etapas. Por fim, crie um calendário com datas e etapas bem estruturadas, dê tempo para que cada ação seja realizada com calma, monitore o desempenho, tanto das ações executadas, quanto da equipe responsável, fique atento às oportunidades novas e às tendências, e não tenha receio de mudar os planos.
Na elaboração de seu planejamento comercial é fundamental que você, ao lado de sua equipe de vendas, determinem quais serão os indicadores de controle, ou seja, as métricas que serão utilizadas para medir se as ações estão sendo executadas, se está havendo progresso ou não, entre outros pontos. Esta também vai ser uma forma de você monitorar e acompanhar o desempenho da equipe, verificando o que está dando certo e o que precisa ser modificado ao longo do processo.
Definir e padronizar processos comerciais também faz parte da elaboração do seu planejamento, e fará toda a diferença para colocá-lo em prática no dia a dia. Contar com playbook de vendas, por exemplo, é fundamental para padronizar processos comerciais.
Construímos e reestruturamos processos comerciais de vendas B2B para impulsionar o crescimento e aumentar os lucros das empresas. Vamos impulsionar o seu sucesso? Clique AQUI e fale com algum dos nossos especialistas.