Criar um painel de gestão de vendas é extremamente importante, afinal o gerente de vendas precisa contar com indicadores que sinalizem como as coisas estão indo. Focar nas ações estratégicas de vendas é uma forma de se diferenciar no mercado e se posicionar perante a concorrência.
Com as ferramentas certas, você otimiza suas ações, atrai mais clientes e executa os processos com mais eficiência. Pois, é necessário sempre buscar a melhoria.
Porém, como se faz isso? Continue lendo!!
Tempo de leitura: 5 minutos
O que você vai ler:
O que é gestão ou dashboard de vendas?
Qual a importância de um painel de gestão de vendas?
Power BI
Benefícios do Power BI
Como criar um painel de gestão de vendas
Conclusão
Um dashboard de vendas, como a tradução do termo sugere, é um painel de controle da gestão comercial de uma empresa. A prática de gerenciar as vendas consiste em adotar diferentes ações com o objetivo de melhorar os resultados comerciais. A ideia é aprimorar o direcionamento da equipe para que os processos da área se tornem qualificados.
O gerente de vendas deve fazer o acompanhamento diário do painel de vendas e, caso identifique um problema, busque informações detalhadas para saber o que está acontecendo. Da mesma forma, se a operação estiver ótima, o gerente de vendas pode usar a ferramenta para identificar as causas do bom desempenho.
Ademais, outra possibilidade é perceber quais produtos são mais vendidos e as ações de marketing mais eficientes. Com isso, sua empresa emprega mais esforços nas vendas e percebe deficiências que podem ser trabalhadas e melhoradas.
Primeiramente, essa prática ajuda a empresa a se destacar, partindo de ações estratégicas e a lucrar cada vez mais. Outros benefícios são:
Com a identificação dos problemas que estão concentrados nas operações, o gestor pode usar os dados referentes a eles para levantar ações que são necessárias para eliminá-los, ou minimizar os seus impactos sobre os resultados.
Da mesma forma que o uso do dashboard contribui para a otimização dos processos, também ajuda a aprimorar o uso do tempo e dos recursos do negócio. A partir do monitoramento dos indicadores de desempenho, o gestor consegue saber se os esforços aplicados nas atividades estão sendo suficientes para alcançar o resultado que se espera.
Os painéis devem ficar visíveis para que se tenha acesso às informações a qualquer momento. Isso faz com que as equipes, além dos gestores, tenham acesso aos dados e consigam acompanhar as operações.
Com os recursos e as informações fornecidas, é possível realizar o trabalho em muito menos tempo, aumentando a produtividade.
O Power BI é um conjunto de serviços que visa facilitar a conexão com seus dados em qualquer ambiente que eles estejam (local ou na nuvem), permite que você crie visualizações completas e atrativas, bem como aplique filtros, publique e compartilhe relatórios e painel de gestão de vendas com quem quiser.
Uma das funções dessa ferramenta é criar e configurar um painel de gestão de vendas.
O principal objetivo desse recurso é facilitar a visualização e o entendimento das informações do negócio e com isso facilitar também as tomadas de decisão.
Elementos visuais como gráficos e indicadores de gestão permitem que tanto os gestores, quanto equipe consigam monitorar o andamento de metas e resultados com mais clareza, pois são elementos altamente interativos, dinâmicos, customizáveis e intuitivos.
Possui navegação totalmente intuitiva, fácil e simples de usar.
O Power BI é compatível com desktops, tablets e smartphones. Sendo possível criar, visualizar e compartilhar as análises com qualquer pessoa autorizada, sem perder a segurança e o controle de acessos e compartilhamentos. Tendo também seus dados disponíveis onde você estiver.
O Power BI pode ser implantado com pouca ou nenhuma intervenção dos profissionais de TI da sua empresa.
Os recursos do Power BI permitem criar análises de todas as áreas de uma empresa: comercial, financeiro, vendas, pós-vendas, marketing e RH por exemplo, tanto em um só painel como também em painéis separados contendo as principais informações de cada setor.
O Power BI é uma excelente solução para monitorar dados que sofrem alterações constantes, pois ele permite o acompanhamento dos dados em tempo real.
06 indicadores que não podem faltar:
O ticket médio é o quanto você fatura por cliente.
Também chamado de CAC, esse indicador mostra quanto cada venda fechada custou para a empresa. Medir o CAC ajuda a saber se as ações de marketing e vendas realmente estão gerando os resultados esperados.
Follow-up é toda ação de acompanhamento do lead feita durante o processo de vendas.
Onde e por onde seus clientes estão comprando de você? O volume de vendas por canal demonstra se a empresa está mirando nos lugares certos.
Antes de ser concretizada, uma venda passa por diversas etapas, como qualificação da oportunidade, envio de proposta comercial e negociação de valores.
Portanto, identificar quantas oportunidades existem em cada uma dessas etapas ajuda a identificar falhas no processo de vendas.
Os indicadores de receita, lucro e faturamento recebem um lugar de destaque no dashboard de vendas, possibilitando a visão dos resultados finais.
Portanto, se sua empresa possui dificuldade para criar um painel de gestão de vendas, agende um diagnóstico agora mesmo CLICANDO AQUI e um de nossos especialistas irá entrar em contato com você!