Blog

Como fidelizar seus clientes?

31 de maio de 2021 - 10H00
Como fidelizar seus clientes?

Fidelizar o cliente é o sonho de qualquer marca. Afinal de contas, um cliente fiel é aquele que sempre terá sua empresa como primeira opção no mercado. Além disso, um público fidelizado também é aquele que propagará a sua marca para amigos e familiares, em um marketing orgânico e espontâneo, o que é importantíssimo.

O que o cliente quer é sentir-se reconhecido e conhecido por você. Quando ele percebe que suas necessidades e desejos são compreendidos por sua empresa, que você sabe exatamente o que ele precisa e quando precisa, com certeza ele vai ter suas expectativas superadas.

Você deseja saber como fidelizar seus clientes? Continue lendo!!

 

Como fidelizar seus clientes?

 

Tempo de leitura: 6 minutos

O que você vai ler:

O que é fidelização de clientes?

Vantagens ao fidelizar o cliente

Quais são os graus de fidelidade dos clientes? 

 

O que é fidelização de clientes?

 

A fidelização de clientes é um processo de retenção dos clientes já conquistados. A base dessa estratégia é a confiança entre cliente e empresa, criada por meio de um atendimento diferenciado e produtos e serviços de excelência. 

O que você faz depois que um cliente compra um produto ou serviço do seu negócio? Você desenvolve algum tipo de ação para fidelizá-lo ou simplesmente deixa ele ir embora? Se você respondeu a segunda opção, saiba que está perdendo grandes oportunidades. 

Ao criar seu próprio negócio, é muito importante que você tenha um plano para fidelizar seus clientes. Afinal, é muito mais fácil vender para quem já conhece o seu produto. 

 

Vantagens ao fidelizar o cliente

 

Cliente fiel compra de novo 

Como você já deve saber, é fato que cliente satisfeito compra duas vezes (ou mais!). O motivo? A pessoa não precisa mais ser convencida: ela já comprovou a qualidade do produto, adquiriu confiança no atendimento e tem conhecimento sobre a marca. Considerando que a venda para um cliente recorrente tem um custo de aquisição bem mais baixo em comparação com alguém que nunca comprou, o poder da fidelização para as vendas fica ainda mais evidente.

 

Maiores chances de recomendar sua marca e seu produto 

Uma das maiores vantagens da fidelização de clientes, é a possibilidade de poder ser indicado pelos seus clientes. Quando uma pessoa compra de você com frequência, é um sinal de que confia na sua marca e, portanto, tem mais chances de indicar os seus serviços para outras pessoas. Neste caso, se você tiver uma abordagem estratégica e um atendimento humanizado, certamente as possibilidades de fechamento de venda serão muito maiores.

 

Ter provas sociais ao fidelizar o cliente

Melhor do que prestar um bom serviço, é poder contar com clientes satisfeitos. E certamente, utilizar esse feedback positivo como uma prova social para divulgar o trabalho que seu negócio oferece é fundamental. 

No mundo atual, escutar depoimentos reais de pessoas que realmente consomem determinado produto ou serviço pode ser muito mais poderoso do que vídeos institucionais e conteúdos explicando o que é o seu trabalho. E quando os seus consumidores já são fiéis ao seu negócio, fica mais fácil pedir (e conseguir) depoimentos para usar em suas redes sociais ou site.

 

A receita se torna previsível ao fidelizar o cliente

Outro grande benefício de ter uma clientela fiel é a possibilidade de atingir um estado no qual a receita se torna previsível, ou seja, a empresa sabe o quanto espera ganhar. Isso é alcançado por meio do estudo da frequência de compra dos clientes, seu ticket médio, a média com que chegarão novos compradores vindos por indicações e o histórico de novos negócios por mês.

 

Quais são os graus de fidelidade dos clientes? 

 

Segundo o mestre do marketing, Phillip Kotler, existem diferentes graus de fidelidade entre os clientes, de modo geral. Entender quais são eles é importante para perceber em que estágio se encontra a maioria dos seus clientes, e pensar em maneiras de levá-los ao grau mais elevado o quanto antes. 

Basicamente, Kotler dividiu os clientes em 4 grupos, de acordo com o grau de fidelidade. Os convictos: compram sempre da mesma marca. Os divididos: são fiéis, mas adeptos de 2 a 3 marcas diferentes. Os inconstantes: mudam de marca o tempo todo. E por fim, os infiéis: não tem preferência alguma. Naturalmente, o desejo da maioria das empresas é que seus clientes sejam convictos ou divididos, pois isso garante maior número de vendas e poder de influência no mercado.

 

Como fidelizar os seus clientes?

 

Construa uma marca forte e coerente 

Conseguir construir uma marca forte e que consiga entregar o valor agregado ideal para o seu consumidor, é um dos melhores métodos para fidelizar clientes. Por isso, ter uma estratégia de branding por trás do seu negócio, ajuda a fazer uma gestão de marca mais coesa e que seja relevante com os propósitos e soluções apresentadas ao consumidor final. 

 

Conquiste seu público antes de se tornar cliente 

O processo de fidelização de clientes acontece antes mesmo de uma compra ser fechada. Mas para conseguir atrair clientes antes mesmo deles comprarem seus produtos, é necessário um planejamento de marketing correto, que identifique exatamente o público desejado para ser atraído. 

Entendendo melhor como funciona a mente dessas pessoas, sua marca consegue ativar certos gatilhos no público, se tornando, assim, uma marca de desejo. Um passo importante aqui é fornecer informações e criar conexões com essas pessoas que virão a se tornar clientes. Por isso, oferecer conhecimento por meio de um blog e manter um relacionamento engajado entre marca e público facilita muito todo o processo de fidelização.

 

Ofereça suporte impecável para fidelizar o cliente

O suporte também é um dos pontos-chave na fidelização, pois a maioria das relações são definidas quando algo dá errado. Nesses momentos, é fundamental que os seus atendentes sejam rápidos, amigáveis e dinâmicos o suficiente para resolver o problema do cliente com rapidez. Além disso, ofereça opções de autoatendimento para casos em que o cliente só quer tirar uma dúvida comum ou relembrar pontos básicos da compra que fez.

 

Mude conforme os feedbacks recebidos para fidelizar o cliente

Prestar atenção às críticas construtivas e sugestões dadas aos clientes (sem se esquecer do ponto anterior) é uma ótima forma de deixá-los satisfeitos. Eles têm uma visão diferente da sua sobre a melhor forma de abordar os problemas, e são de grande ajuda para atacar problemas que a sua equipe talvez nem tenha notado. Por isso, agir com base no feedback sempre que essa se mostrar a melhor opção é de grande valor para manter os clientes felizes e fiéis.

 

Conclusão

O Hackeando Processos preza pela fidelização dos nossos clientes! Você deseja criar ou reestruturar o seu processo comercial? Podemos te ajudar! Entre em contato clicando AQUI e fale com algum dos nossos especialistas.

Leia também