Blog

Como gerar vendas utilizando Inteligência Artificial?

25 de março de 2021 - 10H00
Como gerar vendas utilizando Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial tornou-se um recurso usado intensamente no dia a dia, desde quando se realiza alguma função no smartphone, até no momento de realizar uma compra online.

A tecnologia nos permite coletar, organizar e analisar dados que se tornaram essenciais para quaisquer tomadas de decisão. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como ela funciona e como realmente pode ser aplicada em diferentes segmentos de negócios.

Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto!!

 

Como gerar vendas utilizando inteligência artificial?

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você vai ler:

O que é Inteligência Artificial?

Quais tecnologias permitem o funcionamento da IA?

Como gerar vendas utilizando Inteligência Artificial?

 

O que é Inteligência Artificial?

Primeiramente, Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

O termo Inteligência Artificial não é tão recente como parece. Em 1956 o professor John McCarthy criou a expressão para referir-se à capacidade de as máquinas resolverem problemas que, até então, só poderiam ser solucionados por humanos. 

Sendo assim, o conceito de IA continua o mesmo: a viabilidade de as máquinas pensarem como os seres humanos, desenvolvendo a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos. Outro aspecto importante da IA é que, devido à capacidade de aprender, ela precisa ser constantemente alimentada para que possa continuar em evolução, assim como uma pessoa.

Nesse sentido, um exemplo clássico de Inteligência Artificial é o próprio Google. Todos os dias abrimos o site, colocamos algumas palavras-chave para pesquisa e recebemos uma lista com diversos sites que, segundo o Google, são os melhores para suprir nossa dúvida, tudo isso em menos de um segundo. Isso acontece devido aos robôs do Google, que vasculham os trilhões de páginas na web e fazem uma seleção das que têm alguma relação com o termo pesquisado. 

Bem como, o Facebook, também faz uso da Inteligência Artificial. Em 2019, por exemplo, foram derrubadas 6 bilhões de contas com ajuda de robôs. O sistema de aprendizado da máquina eliminou contas falsas e ainda verifica contas suspeitas que tentam ser criadas, bloqueando-as antes que possam entrar na rede social. É uma forma que a plataforma encontrou para lutar contra perfis falsos e spam.

 

Quais tecnologias permitem o funcionamento da IA?

Machine Learning em Inteligência Artificial

O primeiro pilar da IA é o Machine Learning, ou aprendizado de máquina, pelo qual os computadores tornam-se capazes de aprender e evoluir. Na tecnologia, o que ocorre é o processamento lógico dos dados e a identificação de padrões que geram inteligência. Sem o Machine Learning, o que entendemos como Inteligência Artificial não se concretizaria. 

Atualmente, por exemplo, a tecnologia é vastamente usada pela Submarino para fazer recomendações mais personalizadas e relevantes aos clientes. Ou seja, o sistema funciona da seguinte forma: a máquina monitora todas as ações dos clientes no site e identifica padrões, como quando clientes que viram um produto X também demonstram interesse por Y. Assim, quando um usuário faz a primeira pesquisa, o sistema indica o outro produto, pois reconhece que há uma relação entre as pesquisas.

 

Deep Learning em Inteligência Artificial

Primeiramente, o Deep Learning, ou aprendizagem profunda, é um tipo especial de aprendizado de máquina. Envolve redes neurais artificiais com várias camadas de abstração, sendo aplicado para reconhecimento de padrões e aplicativos de classificação amparados por conjuntos de dados. Sendo assim, a tecnologia utiliza ferramentas mais sofisticadas que tornam os resultados mais acertados, sendo assim, o Deep Learning consegue entender os pensamentos humanos com mais detalhamento do que o Machine Learning seria capaz.

 

Processamento de Linguagem Natural (PLN) em Inteligência Artificial

O Processamento de Linguagem Natural visa ao estudo e à tentativa de se reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana. Para isso, emprega softwares, programação e outras soluções. 

Por meio do PLN, as máquinas podem compreender melhor os textos, o que envolve reconhecimento de contexto, extração de informações, desenvolvimento de resumos etc. Assim como, é possível compor textos partindo de dados obtidos por computadores. O PLN pode ser usado em áreas como atendimento ao consumidor e na produção de relatórios corporativos.

 

Como gerar vendas utilizando Inteligência Artificial?

Análise estatística de dados 

CRMs, software de marketing e ferramentas de prospecção geram uma série de dados. Com o tempo, esses dados são acumulados e podem servir como base para a otimização de processos ao longo do funil de vendas, por meio do cruzamento de dados e resultados obtidos. 

Em outras palavras, essa análise de dados pode revelar, por exemplo, quais as maiores taxas de ganho de leads segundo o tempo levado para fazer contato após uma levantada de mão. Ao realizar esse tipo de análise, o software pode sugerir o tipo de atividade e o momento mais propício para realizá-la, além de priorização de atividades com leads.

 

Previsibilidade 

Entre as aplicações da IA está a de previsibilidade de mercados, comportamentos e processos devido à grande análise de dados que identifica padrões e estabelece previsões a partir de eventos passados. Por meio da análise preditiva utilizando Machine Learning e Inteligência Artificial, é possível considerar infinitos dados e cenários para identificar os eventos mais prováveis, auxiliando em uma tomada de decisão mais efetiva e estratégica.

 

Dados mais aprofundados

Imagine o volume de trabalho da equipe de marketing com a organização de todos os dados coletados através de pesquisas, comentários nas redes sociais e análises comportamentais. A demanda pela alta produtividade em tempo recorde, além de tornar a rotina desses profissionais mais estressante, também gera resultados passíveis de erros. A Inteligência Artificial faz tudo isso rapidamente: padroniza informações e disponibiliza todos esses dados organizados ao time responsável pelas estratégias de vendas. 

 

Conexão com o consumidor

Se vender tem tudo a ver com um engajamento bem feito entre vendedor e cliente, saber entender o consumidor torna-se indispensável para qualquer negócio. A Inteligência Artificial consegue estreitar esses laços com o fornecimento de informações que analisam comportamentos e reações de clientes, elaborando um perfil. Assim, fica mais fácil prever que tipo de produto ou abordagem cada grupo de clientes prefere, oferecendo atendimento mais personalizado e direto ao ponto.

 

Gerenciamento e priorização de atividades

Ao utilizar um software com IA, é possível gerenciar e priorizar essas atividades de prospecção a fim de conseguir os melhores resultados possíveis, de acordo com o perfil do lead, tipo de conversão e outros milhares de dados analisados pelo computador. Ou seja, o resultado, visualmente, é uma lista de tarefas interativa, cujas atividades são priorizadas pelo software com foco no melhor resultado possível.

 

Conclusão 

Portanto, a Inteligência Artificial é uma tecnologia ampla e com aplicações tão diversas que, atualmente, está presente no dia a dia de todas as pessoas conectadas à internet, seja ao acessar uma rede social, site ou mesmo o e-mail. Além do mais, vimos o quanto ela contribui para otimizar as tarefas do vendedor, ficando com a tarefa mais importante, vender!

Leia também