Blog

Como rampar vendedores em 3 meses

11 de dezembro de 2020 - 10H00
Como rampar vendedores em 3 meses

Em quanto tempo você consegue rampar vendedores?

A rampagem de vendedores é o tempo que esses profissionais levam até passarem por treinamentos e imersões na empresa, e ganharem prática o suficiente para atingirem suas metas. 

Em média, um novo membro da equipe comercial demora cerca de 9 meses para começar a atingir suas metas.

Apesar de ser um tempo relativamente rápido, uma empresa estaria ganhando muito mais se esse período diminuísse. 

Imagine se com 3 meses seus vendedores recém-contratados já estivessem batendo todas as metas!?

É exatamente isso que vamos te mostrar como fazer agora! É só continuar lendo o artigo.

Como rampar vendedores

 

Tempo de leitura: 7 minutos

Você vai ler sobre:

7 passos para rampar vendedores em 3 meses

Conclusão

 

 

7 passos para rampar vendedores em 3 meses

1- Tenha um bom onboarding

A rampagem do vendedor começa no processo de Onboarding.

De acordo com Sales Management Association:

manter um novo profissional na área comercial atualizado e treinado com eficiência resulta em vantagens surpreendentes de produtividade em relação a seus colegas. De acordo com uma pesquisa realizada pela associação, essas empresas têm taxas de crescimento de vendas 10% maiores e 14% melhores e realização de objetivos de lucro.

Em português, o termo Onboarding significa “embarque”. Sua função é exatamente essa: embarcar alguém na empresa. 

Por isso, esse processo é um período de imersão na cultura da corporação e na função que vai ser realizada pelo novo funcionário.

Nessa fase, é importante garantir que o novo membro da equipe entre em sua rotina o mais rápido possível. 

Por isso, as semanas iniciais devem ter a rotina o mais parecido possível com o que ele vai fazer na empresa a longo prazo. O contratado deve ter o máximo de contato com as suas atividades na íntegra.

Outro elemento fundamental no Onboarding são os pontos de contato.

É preciso ter em mente que o novo funcionário está em um local diferente, com novos processos e atividades. Por isso, o gestor deve estar à disposição para fazer reuniões e tirar dúvidas dos novos funcionários.

Além disso, a empresa deve estar preparada para o Onboarding, com conteúdos bem definidos como role plays e simulações para que os vendedores passem por cenários agressivos no treinamento e estejam preontos para passar por qualquer situação quando estiverem negociando com clientes.

A Resultados Digitais afirmou que um “onboarding bem feito é capaz de gerar 30% a mais de resultados em um ano”. Portanto: FOCO NO ONBOARDING!

 

2- Faça treinamentos e imersões nas primeira semanas

É fundamental que a empresa realize treinamentos e imersões com os novos colaboradores nas primeiras semanas de trabalho, de preferência nos primeiros 20 dias. 

É importante que o vendedor conheça o produto de forma profunda, a cultura da empresa e tenha uma visão sistêmica de todo o processo antes que comece a trabalhar.

Ele deve entender cada etapa do processo e cada parte da empresa de forma teórica e prática para que, quando começar a negociar, tenha segurança e propriedade para apresentar propostas e soluções.

Como fazer isso em pouco tempo?

Tenha o foco nos profissionais recém-chegados na empresa e invista seu tempo neles realizando o processo de onboarding de forma intensa. O retorno desses primeiros dias será grande!

 

 

3- Realize feedbacks contínuos e gestão individual

Os feedbacks geram constante melhora e desenvolvimento.

Portanto, esteja atento ao trabalho dos novos vendedores e dispare muitos feedbacks em cima de cada pequena ação! 

A melhor forma de dar esse retorno é fazendo o famoso feedback sanduíche:

 

Comece elogiando e apontando pontos positivos

👇🏼

Faça as críticas necessárias de forma franca

👇🏼

Finalize retornando aos pontos positivos e mostrando o potencial da pessoa

 

Esse processo irá motivar o profissional e fazer com que ele reconheça suas dificuldades.

É fundamental que nesse primeiro momento do colaborador na empresa seja acompanhado de perto pelo gestor. Isso irá gerar confiança na relação entre os dois profissionais, motivação no vendedor e o gestor conseguirá detectar os pontos de melhoria do funcionário ainda no treinamento, antes mesmo que ele coloque a mão na massa.

Converse de forma individual e constante com o novo vendedor e entenda como ajudá-lo em suas dificuldades. Dessa forma, ao entrar em cena, o profissional terá sido bem mentorado e estará pronto para realizar todo o processo da melhor forma. 

 

4- Tenha um bom playbook

Um playbook é um documento que contém o passo a passo do processo de vendas de uma empresa e tem o objetivo de guiar as ações dos profissionais da área em cada etapa do funil. 

Ele é o plano de ação que deve expor cada etapa do processo de forma clara à guiar os profissionais.

Por meio dele, os vendedores e demais funcionários poderão ler detalhadamente o que devem fazer em suas funções.

 

Um playbook deve conter:

– Missão, visão e valores da empresa;

– Descrição detalhada dos processos realizados;

– Relação entre as equipes de diferentes áreas, como marketing e vendas;

– Técnicas e padrão de abordagem dos clientes;

Métricas e KPIs.

 

 

5- Invista em Ongoing

Equipe treinada. Vendedor pronto para entrar em campo! 

Mas, calma… não acabamos por aqui.

Um vendedor não consegue ter as informações fixadas em sua mente apenas com o processo de onboarding. Essa afirmação foi feita pela Sales Hacker que realizou uma pesquisa apontando que:

“O treinamento pode dar à sua equipe um aumento temporário na confiança e na atividade. Sem treinamento de reforço, seus representantes esquecerão 90% do treinamento dentro de uma semana.”

E é nessa hora, que começa o processo de Ongoing! 

O Ongoing é fundamental para que o aprendizado de Onboarding e o treinamento sejam, de fato, internalizado e se tornem a prática correta diária dos funcionários da empresa. 

Portanto, ofereça para as equipes treinamentos contínuos por meio de role plays, simulações, atividades, vídeos educativos e questionários.

Além disso, você deve definir métricas e indicadores para acompanhar quais são os pontos de maior dificuldade do vendedor e entender os pontos que deve focar no processo de Ongoing. 

Faça uma avaliação e um acompanhamento de perto para garantir que todo o processo seja constantemente otimizado e para que o treinamento vire rotina no trabalho de todos da equipe.

Algumas ferramentas para auxiliar no acompanhamento de métricas digitais: Google Analytics, Social Bakers e Facebook for Business.

 

6- Prepare sua equipe para a recepção do novo membro

A rapagem dos vendedores pode ser mais rápida com a ajuda dos veteranos da empresa.

O conselho e experiência de quem está ali há mais tempo, pode dar o pulo do gato para muitas situações que o novo colaborador irá enfrentar.

O auxílio e o apoio de toda a equipe que já trabalha na empresa também é de extrema importância para que os novos membros da empresa sintam-se à vontade para realizar o trabalho.

Uma boa forma de realizar essa interação é pedir para que a equipe comercial faça um documento listando as melhores práticas em cada etapa do processo da empresa. 

Além disso, promover a boa comunicação e bons relacionamentos entre o grupo pode ser uma chave para o sucesso do colaborador recém-chegado. 

 

Conclusão

Rampar vendedores em 3 meses não é nada impossível.

Seguindo essas dicas você estará no caminho certo para treinar bem seus novos colaboradores, diminuir o tempo de rampagem e potencializar seus lucros.

Se você quer se aprofundar nesse assunto, nós também podemos conhecer sua empresa mais de perto e fazer um plano para rampar vendedores do seu negócio personalizado para o seu processo!

CLIQUE AQUI e agende seu diagnóstico com um de nossos especialistas.

Leia também