Hoje o nosso conteúdo é para você que precisa contratar vendedores para sua empresa e não sabe onde procurar. Nós temos a solução e ela se chama LinkedIn!
O LinkedIn é uma rede social para profissionais. Nela ocorrem muitas parcerias e negociações, contribuindo para que a plataforma seja considerada a maior rede de networking do mundo, além do principal meio de recrutamento da atualidade.
O Brasil é o terceiro país que mais utiliza o LinkedIn no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Índia. Além disso, 93% dos recrutadores do Brasil utilizam a rede social para procurar pessoas aptas a receberem oportunidades.
Tempo de leitura: 8 minutos
Você vai ler sobre:
Como fazer uma conta no LinkedIn
Buscando pessoas certas
Como analisar um bom perfil
Como entrar em contato
Ferramentas
Conclusão
Antes de tudo, se você não tem uma conta, nós vamos te ajudar a criar uma. Mesmo que você só queira procurar profissionais para contratação, o LinkedIn é um ótimo meio para que você mostre sua empresa e seu produto ao mercado. Assim, você pode fazê-los cada vez mais conhecidos e se posicionar no seu ramo.
Para criar um perfil, você deve entrar no site do LinkedIn, e clicar em “cadastre-se”. Logo após, é preciso fornecer um e-mail ou número de telefone e elaborar uma senha de acesso. Depois, é só continuar seguindo o passo a passo que a própria plataforma irá fornecer.
É importante que você mostre um perfil de autoridade e relevância para contratar bons profissionais. Além disso, também irá garantir que, ao entrar em contato com candidatos, eles tenham confiança no seu trabalho.
Para ter um bom perfil, você deve:
1- Ter uma boa foto de perfil;
2- Elaborar uma descrição interessante;
3- Gerar valor no seu histórico profissional e nas suas formações;
4- Escolher bem suas competências;
5- Incluir seus certificados;
6- Criar conexões (você ter até 30.000 conexões!).
Para saber mais, aproveite e leia o nosso conteúdo sobre como estruturar um perfil matador no LinkedIn!
Para encontrar as pessoas com o perfil que você deseja, é fundamental utilizar os filtros de pesquisa. Para isso, você deve clicar na ferramenta de busca, localizada no canto superior esquerdo do site do LinkedIn e selecionar “Pessoas”. Ele irá te redirecionar para uma página já com algumas sugestões de conexão. Na parte superior da tela, você terá a opção “Todos os filtros”. Você deve clicar em cima e então uma outra página vai ser carregada.
Agora, você terá muitas opções para refinar sua pesquisa. Você pode selecionar as opções de sua preferência, como localidade, empresa, idiomas e serviços. Indicando o profissional ideal que você procura por meio dessa ferramenta, a plataforma irá mostrar vários perfis de pessoas dentro daquilo que foi requisitado.
Você também pode fazer posts de vaga de empregos, pois chamam muito a atenção de candidatos. E também patrociná-los para que cheguem em mais pessoas.
Para conhecer profissionalmente uma pessoa por meio do perfil do LinkedIn, existem alguns pontos que você deve observar:
A foto de perfil pode revelar a seriedade com que a pessoa leva a vida profissional. O LinkedIn é uma plataforma voltada para o meio empresarial. Por isso, se uma pessoa coloca uma foto na praia, tomando uma cerveja, ou então, em um momento muito fora do contexto de trabalho, pode indicar que ela não se preocupa muito com sua imagem e talvez não leve a sério sua carreira.
Nós, do Hackeando Processos, indicamos que a foto de perfil do LinkedIn mostre uma postura que esteja de acordo com o seu nicho profissional.
O sobre do perfil é uma área onde a pessoa tem liberdade para escrever sobre ela mesma. Portanto, o conteúdo mostra características da pessoa. Por exemplo, uma descrição bem estruturada, informativa e direta, pode indicar que aquela pessoa é uma boa candidata, que se empenhou para ter uma boa imagem na rede. Já um texto que exalta muito a própria pessoa e que não possui tantas informações que são, de fato, úteis para o meio profissional, pode revelar um trabalhador sem foco.
Observar as atividades do vendedor no LikedIn é uma ótima estratégia para saber como ele se expressa e com quais pessoas ele se relaciona. É interessante ver, através de suas publicações, como ele se posiciona no mercado em que atua e o nível de conhecimento e autoridade que ele possui.
O LinkedIn permite que o profissional descreva sua carreira por meio de uma linha do tempo, a qual se encontra em “Experiência” no perfil. Ali você pode ficar sabendo a trajetória do vendedor, empresas nas quais ele trabalhou, e até mesmo o tempo de permanência em cada uma delas. Nessa área, o vendedor também tem a oportunidade de descrever sua experiência, escrevendo sobre seu cargo, função e atividades realizadas em cada emprego que passou.
Na parte destinada à formação acadêmica, você pode analisar a graduação do possível candidato, assim como cursos feitos por ele, com as datas de início e conclusão. Logo abaixo, estarão expostos os certificados que o profissional possui.
Essa parte é muito importante, pois é onde outros profissionais avaliam o trabalho daquela pessoa. Ter muitas indicações em suas competências e depoimentos de recomendação indicam que aquele vendedor é um bom profissional.
Procure observar qual a competência mais indicada e ler os textos de recomendação para analisar se aquela pessoa está alinhada com suas expectativas.
Por último, o perfil apresenta as páginas de relevância que o profissional segue, revelando seus interesses. Você pode observar nessa parte se ele consome conteúdos que vão de acordo com o que você espera.
Depois de criar uma conta de autoridade no LinkedIn, buscar profissionais da sua área e analisar perfis de possíveis candidatos, é hora de entrar em contato com aqueles que te chamaram a atenção.
Para isso, no cabeçalho do perfil da pessoa, existe uma opção de Informações de Contato. Você pode clicar em cima e logo o site irá te informar o endereço de perfil do LinkedIn, telefone e e-mail (se o profissional tiver disponibilizado) e, até mesmo, a data que aquela conta foi criada. Caso essas informações não tenham sido liberadas pelo vendedor, você pode criar uma conexão com ele e enviar uma mensagem pela própria plataforma, se apresentando e informando seus interesses. Assim, ela poderá te responder para que vocês sigam o processo de se conhecer e, até mesmo, de uma futura contratação.
O LinkedIn, em sua versão gratuita, pode auxiliar no processo de recrutamento. Mas o site também possui uma versão paga, a qual oferece recursos mais avançados. Alguns deles são:
Company Page – Permite que você crie uma página detalhada da sua empresa;
InMail – Com o InMail, você pode enviar e-mails para todos as pessoas que possuem um perfil no LinkedIn;
Talent Finder – Essa ferramenta permite que você envie InMails para todos os contatos da plataforma e apresenta para você perfis completos;
Branded Index – Permite medir a popularidade da sua empresa, obtendo também destaque pelo LinkedIn;
Empregos patrocinados – Por meio deste recurso, você pode criar anúncios de emprego que vão ser entregues para uma grande quantidade de pessoas;
Recruiter Corporate – Essa ferramenta funciona como um canal de assinaturas, no qual você tem acesso a nomes e perfis dos candidatos ideais, contato do inMail, além de criar um alerta de pesquisa para a vaga que você oferece.
Não precisa ter medo, o LinkedIn é uma rede confiável, com ótimos profissionais e que movimenta milhões de dólares anualmente. Seguindo essas orientações, você estará no caminho certo para conhecer profissionais de excelência para sua empresa.
Então, siga em frente! O vendedor ideal para você pode estar lá! Boa sorte!