Blog

Como trabalhar em home office

17 de agosto de 2020 - 10H00
Como trabalhar em home office

O home office é uma realidade para muitas pessoas em todo o mundo. Mas agora parece que o modelo de trabalho vai se manter para muitas pessoas. Uma pesquisa da Cushman & Wakefield mostrou que 73,8% das empresas vão adotar definitivamente o trabalho remoto.

Por isso, fizemos esse post para te ajudar a trabalhar em casa, fazendo uma boa gestão do tempo e otimizando o seu rendimento. Vem ler!

 

Spoiler: Fizemos uma entrevista com a psicóloga Luciana Heringer, que nos deu algumas dicas sobre o sistema de trabalho remoto.

 

 

 

Tempo de leitura: 5 minutos

Você vai ler sobre:

A nova realidade

Como trabalhar em home office

Dicas da psicóloga

Conclusão

 

 

A nova realidade

 

O vírus Covid-19 colocou a população do mundo inteiro para dentro de suas casas. Com isso, várias empresas foram obrigadas a adotar o sistema do trabalho em casa, o famoso home office. Além disso, o sistema de Inside Sales também têm auxiliado muitas corporações. (Leia mais sobre o assunto AQUI)

Com o tempo e a prática, as pessoas perceberam que o modelo realmente funciona e, até mesmo, gera menos gastos para as empresas, afinal, com os funcionário em casa, gastos com água, cafezinho, papel higiênico e outros recursos diminuem consideravelmente. A revista Forbes, por exemplo, publicou uma reportagem dizendo que o trabalho remoto da empresa Aetna reduziu seus custos em cerca de 280 milhões de reais.

Apesar do sistema parecer bem atrativo por oferecer a oportunidade de trabalhar sem tirar as pantufas, uma pesquisa realizada pela  Hibou, em conjunto com a plataforma de dados Indico, informou que uma em cada quatro pessoas que estão em home office afirmam que o volume de tarefas e a carga horária aumentou em casa. Mas, ainda sim, de acordo com a Pulses, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando nesse modelo.

Estudos realizados pela Robert Half indicaram que 1 em cada 5 pessoas em home office admitiram que o maior problema de trabalhar em casa são as distrações. Por isso, fizemos esse conteúdo para você ter um alto desempenho, de forma saudável, por meio do trabalho remoto. 

 

 

Como trabalhar em home office

 

1- Separe um lugar especial para trabalhar 

O espaço do trabalho é muito importante para que você consiga se concentrar. O ideal é que ele seja claro e arejado, com uma cadeira confortável e adequada para sua postura. Além disso, ele deve estar fora do caminho das pessoas que moram na casa, para evitar distrações.

 

2- Lembre-se sempre de recarregar seus aparelhos eletrônicos

Coloque o notebook, celular e todos os aparelhos eletrônicos que você utiliza para carregar antes do horário do expediente. Isso faz com que você otimize o seu tempo e não corra o risco da bateria acabar no meio de uma reunião, por exemplo. Além disso, a bateria fraca pode comprometer o desempenho dos aparelhos e interromper o seu trabalho.

 

3- Tenha um lugar para anotações

Um quadro branco ou caderno para anotar lembretes e tarefas diárias é muito útil no home office! Esse espaço, apesar de simples, pode salvar aquelas tarefas diárias que sempre esquecemos ou então aquela ideia brilhante que você teve para a reunião da semana seguinte.

 

4- Invista em uma boa conexão de internet;

Acho que todos aqui concordam que uma coisa com potencial de estressar qualquer um é uma conexão de internet lenta ou que fica caindo. Além de tirar sua paz e concentração, uma internet ruim pode impedir que você realize muitas tarefas e participe de reuniões. Por isso, garanta um bom plano de conexão para que você não tenha esse tipo de problema. Esse é um ponto fundamental para o home office. Vale a pena investir!

 

5- Invista em conexões seguras para seus emails e trabalhos 

A revista Revide publicou “Um levantamento, da Kaspersky, empresa especialista em segurança na internet, informa que no primeiro trimestre de 2020 foram registrados três mil domínios suspeitos relacionados à pandemia do coronavírus.” (Para ler mais da matéria, clique AQUI)

É de extrema importância que, além de uma boa conexão, você também invista em sistemas de segurança no seu computador, como antivírus, e os mantenha sempre atualizados. Da mesma forma, não abra e-mails suspeitos e nem acesse páginas da internet que não são seguras. Crie senhas fortes e entre em contato com a empresa diante de qualquer atividade suspeita.

 

6- Mantenha seu local de trabalho limpo

Parece um detalhe bobo, mas deixar fios fora de vista e sua mesa sempre organizada pode melhorar a qualidade do trabalho. Quanto mais organização, melhor a produtividade!

 

7- Mantenha o que precisa ao seu alcance

O simples fato de buscar uma folha de papel no cômodo ao lado tem potencial acabar com sua produtividade! Isso acontece porque os familiares da casa podem achar que você está em um tempo de intervalo, ou com poucas tarefas, e aproveitar a oportunidade para começar uma conversa ou pedir ajuda. Por isso, prepare seus materiais antes de trabalhar para que tenha tudo ao seu alcance.

 

 

Dicas da psicóloga

 

Conversamos com a psicóloga Luciana Heringer sobre os cuidados que devemos ter no trabalho em casa e ela nos deu algumas dicas. Confira:

1- Converse com seus familiares para que eles se conscientizem do seu trabalho;

2- Tenha disciplina com relação aos horários;

3- Saiba diferenciar o momento de lazer e o horário de trabalho em casa;

4- Sem as fronteiras físicas, separe o espaço de trabalho e familiar de forma psicológica;

5- Não trabalhe mais do que deve.

 

“O principal é a disciplina, tanto de quem está trabalhando tanto de quem está na casa. É fundamental que a família que não está em home office também tenha respeito pelo trabalho daquele que está dentro de casa, evitando confusão, brigas, gritarias, inconveniências na hora de reuniões. Deve haver respeito mútuo.

Outro ponto muito importante é a disciplina em relação aos horários de início e término, pois a tendência do home office é trabalhar além do horário. Além disso, é necessário saber diferenciar o espaço laboral, mesmo que de uma forma psicológica.”

 

 

Conclusão

 

Parece que o mundo se uniu em home office no momento. Por isso, não se sinta sozinho! Aproveite o novo modelo para se organizar e se concentrar nas atividades que devem ser feitas. 

 

Alguns dados para motivar o seu trabalho em casa:

 

– De acordo com Uma pesquisa da Universidade de Stanford, os pedidos de demissão com o trabalho em casa diminuíram em até 50%, baixando também a taxa de turnover e garantindo bons lucros para as empresas. 

 

– Um estudo da revista Harvard Business Review aponta que 87% dos funcionários em trabalho remoto se sentem mais conectados com o restante da equipe por meio das reuniões online. Esse fator aumenta a produtividade dos colaboradores e melhora a interação do time. 

 

– Em home office, os colaboradores de uma empresa não precisam pegar o carro e sair de casa para trabalhar. Por isso, o Work Remote Day mostrou que o trabalho remoto reduz o consumo de combustível em até 2.5 bilhões de litros por ano, além de contribuir para a diminuição de CO2 na atmosfera e melhorar a qualidade da natureza. 

 

Para ler mais dados sobre home office, clique AQUI.

 

Leia também