Você sabe inventar e reinventar? Hoje nós vamos falar sobre Cultura de Inovação, uma estratégia fundamental para a sobrevivência e sucesso de qualquer negócio.
Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com mais de 72 mil empresas, mostrou que, dessas, apenas 1,7% investem em inovação.
Contudo, esse pequeno número de corporações é responsável por 25,9% do faturamento da indústria brasileira. Além disso, são elas que geram 13,2% dos empregos.
Esses dados gritam a importância da Cultura de Inovação!
Quer conhecer mais sobre o assunto e fazer com que sua empresa respire esse mindset? Então segue lendo o artigo!
Tempo de leitura: 5 minutos
Você vai ler sobre:
O que é Cultura de Inovação?
5 passos para criar Cultura de Inovação na sua empresa
Case de sucesso – Apple
Conclusão
A Cultura de Inovação, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é diferente das novidades.
As novidades geralmente são invenções, algo novo, mas que podem estar perdidas dentro do planejamento de uma empresa.
Já a inovação surge com um objetivo específico. Ela transforma conceitos, cria produtos e ferramentas, mas sempre focada em gerar resultados.
A inovação não se limita apenas à implementação de novas ferramentas ou lançamento de um produto. Ela pode ser encontrada também na renovação dos valores de uma empresa e atualização do seu propósito.
A Cultura de Inovação não é simplesmente uma estratégia, mas sim um mindset que deve ser adotado por todos da empresa.
Incentive debates sobre inovação e ideias, promova treinamentos e workshops, experimente novos ambientes de trabalho, estimule a execução de novas ideias, a aceitação do erro, troca de feedbacks e invista em reuniões de brainstorm.
Se mantenha atualizado e faça com que todos da empresa também estejam, acompanhando as tendências do mercado e notícias do cotidiano.
Se inspire em estratégias que estão dando certo. Mas, lembre-se: não copie! Uma das principais características da Cultura de Inovação é a originalidade.
Além disso, não seja preguiçoso. Faça cursos, participe de palestras, esteja constantemente estudando e aprendendo coisas novas, e invista no network.
A colaboração é fundamental nesse mindset. Portanto, promova a integração entre os departamentos da empresa, a troca de experiências e a criação de projetos em conjunto.
Muitas cabeças pensam melhor que uma sozinha. Além de reunir vários pontos de vista, estimula a criatividade. Isso pode fazer com que grandes ideias surjam.
Pessoas diferentes possuem perspectivas e vivências diferentes. Por isso, elas também apresentam soluções distintas para os problemas e criação de produtos.
Explore a individualidade de cada um e saiba como usá-las em prol da empresa.
Nós, do Hackeando Processos, reconhecemos que a tecnologia é um dos principais pilares na área de vendas. Da mesma forma, esse elemento é primordial na Cultura de Inovação.
Apesar de, como já falamos aqui, a Cultura de Inovação estar presente transformando também os conceitos e princípios da corporação, a implementação de ferramentas digitais que auxiliam os processos é fundamental em um negócio que adota essa mentalidade.
Portanto, esteja investindo na área tecnológica da sua empresa e se mantenha informado sobre as atualizações do mercado, novidades de aplicativos e plataformas que podem somar ao seu processo.
A Cultura de Inovação tem como objetivo gerar resultados. Por isso, é fundamental que você crie métricas e indicadores para acompanhar o sucesso das suas estratégias. (Para ler mais sobre indicadores, clique AQUI.)
Mas, não deixe que bons resultados acomodem os colaboradores do seu negócio, deixando a mentalidade de inovar de lado. Comemore as vitórias, mas continue incentivando sua equipe. O céu é o limite!
Do mesmo modo, se os resultados não foram bons, faça uma análise dos pontos críticos e pense em novas formas de melhorar e evoluir. Não desista!
Um exemplo de sucesso de Cultura de Inovação é a marca Apple.
Ela é uma empresa que produz equipamentos eletrônicos como os iPhones, iPods, Macs e diversos softwares.
Uma característica marcante da Apple é que seus clientes são muito fiéis à marca. Sempre procuram comprar toda a linha de produtos, adquirir os lançamentos, e, além disso, eles fazem a divulgação da empresa e investem suas economias na marca, se for preciso.
Lembrou de alguém que é fã de carteirinha da Apple, não é?
Quer ler mais sobre? É só clicar AQUI.
A mentalidade da Cultura de Inovação é algo que precisa ser constante. Ela é construída aos poucos, a cada dia.
É preciso que você não tenha medo de errar, seja criativo e tenha foco.
Em vendas você pode inovar em vários pontos. Comece repensando a maneira que você aborda e conversa com seus potenciais clientes, apresenta propostas e resolve problemas. Sempre é possível como transformar esses processos e otimizá-los de forma criativa.
Os resultados da cultura de inovação são comprovados e, portanto, mais cedo ou mais tarde, vão aparecer pra você também!