Blog

Cultura de Vendas: saiba por onde começar

9 de maio de 2022 - 14H00
Cultura de Vendas: saiba por onde começar

Para começar, proponho aqui um desafio: imagine um conjunto de 4 palavras que definem a sua empresa e o seu time. Agora, tente pensar no principal objetivo que a sua empresa quer atingir. Por fim, tente criar uma visão da sua empresa daqui a 1, 2 e 3 anos. 

Conseguiu?

Bom se sim, você está a um passo de criar a chamada cultura de vendas dentro do seu processo comercial. Se não conseguiu, tudo bem também, pois estamos aqui para mudar esse cenário!

 

 

Contudo, para que serve todas essas características?

Digamos que a cultura de vendas é a identidade da sua empresa, a essência dela que emana da sua equipe, das ações dela e de como ela se porta diante do cotidiano e dos clientes.

Ou seja, tudo que faz as pessoas de dentro e de fora do seu negócio se identificarem com ele e estarem engajadas em fazê-lo crescer faz parte da cultura de vendas!

Então, vamos aprender mais sobre essa prática fundamental para o mercado?

Continue lendo!

 

glee teamwork GIF

 

Tempo de leitura: 10 minutos

Você vai ler sobre:

O que é cultura de vendas?

Exemplos de culturas de vendas

Como criar uma cultura de vendas

 

O que é cultura de vendas?

 

Basicamente, a cultura de vendas é o conjunto de valores e ações que representam a sua equipe comercial.

Assim, a ideia principal aqui é que o seu time possa ser sintetizado em algumas palavras, isto é, em virtudes que ele possui. 

Além disso, a fim de criar uma identidade forte para a sua empresa, você também pode formular uma missão geral do time, como um objetivo mesmo!

Com isso, você torna possível ter uma ideia de como é o dia a dia de trabalho da sua equipe, ela fica alinhada às mesmas ideias e a equipe fica engajada em torno de uma visão comum.

E um time engajado, vocês sabem, é motivado a crescer junto com a empresa e, portanto, ajuda os vendedores a buscar os mesmo resultados. Isso mantém a tarefa de atingir metas mais fácil, agradável e constante, que é o ideal para qualquer empresa que deseja vender mais!

Nesse sentido, vamos ver como funciona, na prática, essa ideia de cultura de vendas?

 

Exemplos de culturas de vendas

 

Vamos colocar duas empresas frente a frente e comparar suas hipotéticas realidades:

A empresa 1 é uma grande companhia nacional e sua missão principal é ser a maior do país em 5 anos. Obviamente todo o seu time precisa estar bem alinhado para criar uma rotina de melhoria contínua para chegar lá.

Enquanto isso, temos a empresa 2 que já é considerada a maior do país e, por consequência, sua missão é não perder esse posto em 5 anos. Então, ela também precisa medir esforços para isso.

Para atingir seus objetivos, que estão bem claros e sendo priorizados, a empresa 1 cria um ambiente propício para o desenvolvimento, capacitação e motivação do time, que acaba alavancando os resultados da corporação mês a mês.

Já a empresa 2, mantém uma fachada bem parecida, pregando valores, mas, fazendo clientes e funcionários passarem raiva todos os dias. Até que as pessoas percebem que o mesmo não acontece na empresa 1.

Bom, você já pode prever o final dessa história, não é?

No nosso artigo “Human Experience: conexão entre a sua marca e as pessoas” nós mostramos a importância de criar uma cultura pensada em engajar seus clientes e atrair pessoas pelos valores da sua empresa. O mercado hoje exige isso, as pessoas não consomem apenas por consumir e isso já está mais do que claro.

Mas, para criar essa conexão com a marca, não basta apenas colocar algumas palavras na descrição e pronto. O seu time precisa estar junto nessa, visto que ele é a peça chave e a linha de frente do seu negócio. 

Por isso, é importante ter, não só uma cultura de vendas, mas sim uma cultura de vendas forte e bem sustentada pela organização como um todo!

 

Como criar uma cultura de vendas

 

Certamente, quando falamos no primeiro artigo do ano sobre Plano de Vendas, os objetivos que você colocou lá são apenas as metas que, juntas, formam a missão geral, macro da sua empresa. Então, antes de começar essa prática, você precisa definir isso!

Com esse ponto definido, podemos ir para os 6 passos rumo a uma cultura de vendas forte e eficiente! Vamos lá?

 

1- Recrute pessoas com fit cultural

 

Achar as pessoas certas, contratá-las e mantê-las dentro da sua empresa já é uma boa parte da construção de uma cultura forte. Portanto, contrate profissionais que consigam executar os valores da empresa. 

Ou seja, se você procura pessoas que passam transparência e um contato mais educativo com o cliente, você pode procurar por alguém que tenha boas características comunicativas e que não tenha problema em falar de incômodos, por exemplo.

Assim, não adianta contratar um vendedor super experiente, mas com valores contrários a esses. Por isso, o melhor é trazer para o time pessoas alinhadas com a cultura e treiná-las depois.

Inclusive, temos um artigo focado em como rampar vendedores em 3 meses, que vale muito a pena para quem quer implantar uma cultura de vendas de forma rápida e eficaz!

 

 

2- Defina a cultura

 

Aqui, você precisa definir o que é, diante da realidade do seu negócio, uma cultura boa, forte e que pode gerar resultados para a sua empresa. 

Ou seja, não adianta imitar outras empresas visto que o mercado, os produtos e os clientes não condizem com o seu cenário. Principalmente, pois, na hora de sustentá-la e manter sua cultura constante, isso não é o que acontece.

Portanto, junte sua equipe e, com a colaboração de quem realmente vai viver aquela cultura, façam a definição dos valores, a missão da empresa e a visão de vocês!

 

3- Comunicação clara e objetiva

 

A comunicação é uma das chaves para uma cultura de vendas forte. O gestor precisa deixar claro que há um objetivo maior por trás de cada venda, e isso é obtido quando ele mostra o quanto é apaixonado pelo o que faz, repassando isso ao time.

Além disso, ter transparência ao falar onde a empresa realmente se encontra, os erros atuais e resultados, onde você quer que ela chegue e o que cada um deve fazer para isso, também tem sua importância. 

Assim, mostre para o seu time qual o papel de cada pessoa ali e faça todo mundo se sentir parte da operação. Sabe aquela frase “Vestir a camisa da empresa”? É exatamente isso que mantém o time engajado e motivado a querer fazer com que a empresa cresça.

. Leia mais sobre isso em Cultura de Inovação: 5 passos para o sucesso.

 

4- Motivação para o time

 

Trazer uma relação de transparência ajuda também na elucidação de erros e na promoção de acertos, criando uma relação de lealdade e confiança entre seus vendedores e você!

Além disso, há duas formas de você continuar mantendo esse estímulo a querer mais resultados por parte deles:

. Competição saudável: a linha entre a competição saudável e a competição tóxica pode ser tênue, resultando em intrigas e disputas que acabam com a cultura de vendas. Por isso, foque em fazer a pessoa se motivar com a comparação de seus próprios resultados anteriores!

. Comemoração: atingir resultados e comemorar, sentir a sensação de dever cumprido e de não estar ali apenas sendo cobrado, mas também exaltado, é uma boa fonte de motivação. Então, é preciso saber reconhecer e celebrar as vitórias. Por isso, sempre reconheça quando um vendedor performou bem. Isso dá o engajamento para continuar o bom trabalho.

 

5- Treinamentos constantes

 

Você já imaginou que, para se tornar um médico especializado em alguma área da saúde você precisa de, pelo menos, 9 anos de estudo? 

Pense agora como seria se um vendedor tivesse uma faculdade de vendas?

Incrível seria, não é? Mas, precisamos entender que vendas é uma área em constante mudança e, provavelmente, passaremos a vida toda nos aperfeiçoando quando o assunto é vender!

Então, a empresa precisa estar investindo constantemente em treinamentos comportamentais e técnicos para o time, pois só assim ele continuará na linha de raciocínio do mercado.

Por isso, aqui deixo uma ótima saída para você passar dessa etapa com vendedores capacitados para vender o seu produto em alto nível. Para isso, clique aqui embaixo e conheça nosso Treinamento em Vendas B2B, o mais completo e personalizado do mercado: 

 

 

6- Invista em tecnologia

 

Você sabia que mais de 72% das empresas ainda não modernizaram seu processo comercial? Em um mundo regido pela tecnologia, essa é a maior causa de falta de produtividade e otimização da equipe.

Então, se você deseja uma equipe eficiente e mais produtiva, dê a ela ferramentas que possibilitem esse resultado.

A tecnologia entra para ajudar o time a ganhar organização e agilidade, e também auxilia a equipe a ser mais orientada por dados e a ter transparência nos processos e na gestão.

Aqui, no Hackeando Processos, nós gostamos de pensar nos 3 pilares da venda: processo, pessoas e tecnologia. Com essas três bases bem consolidadas, o seu negócio tem forças para escalar e continuar crescendo rumo ao objetivo principal!

 

Conclusão

 

Para tanto, podemos concluir, então, que cultura de vendas, infelizmente vista muitas vezes como um capricho ou um pequeno detalhe, é, na verdade, muito mais que isso!

Por isso, invista na criação de uma cultura forte para que seus funcionários possam seguir e almejar uma visão em comum. Assim, faça um teste e depois conte para nós!

E, claro, se quiser uma ajudinha do Hackeando Processos, a solução completa para o seu processo comercial, é só entrar em contato com a gente: clique abaixo e agende um diagnóstico! 

 

 

Leia também