Esse vídeo mostra o grande jogador de basquete do Los Angeles Lakers, Kobe Bryant, treinando após uma derrota e buscando evolução, aos 32 anos. Enquanto seus amigos estavam descansando ou jantando em algum restaurante, ele voltou sozinho para as quadras para treinar.
Em um documentário, o perguntaram como foi que ele se transformou em 2 anos de pior jogador da turma para o melhor do estado entre todas as idades em basquete.
A resposta foi: “enquanto os jogadores da minha idade treinavam 2 vezes na semana por 1 hora e meia, eu treinava todos os dias durante 3 horas.”
Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Kobe Bryant foi conhecido por chegar nos treinos e jogos muito tempo antes do início para treinar. Além disso, são muitos os relatos sobre sua humildade. Para assistir ao documentário sobre sua história, clique aqui.
Mas, o que isso tudo tem a ver com vendas? Você vai descobrir agora!
Tempo de leitura: 7 minutos
Você vai ler sobre:
Evolução constante
Como estar sempre em desenvolvimento
Conclusão
Assim como Kobe Bryant, os profissionais da área de vendas precisam estar em constante evolução. Você nunca deve achar que sabe o bastante ou se conformar com o conhecimento que possui. Os processos, as ideias, os produtos… tudo muda o tempo todo!
Por exemplo, a própria história das vendas:
5000 a.C. – Surgimento das moedas;
1700 – Snake Oil selling;
1752 – Hunters e Farmers;
1886 – Modelo Piramid Selling, de John Patterson;
1929 – Mood Selling (vendas porta em porta);
1930 – Vendas no rádio;
1936 – Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas;
1954 – Surge a metodologia AIDA;
1988 – SPIN Selling;
1993 – Customer Centric Selling;
2000 – Vendas pela internet;
2005 – Inbound Marketing;
2011 – Receita Previsível e The Challenger Sales;
2015 – Vendas + Tecnologia.
Viu como as coisas mudam? E elas vão estar em constante evolução. Por isso é importante estar sempre atualizando seus conhecimentos.
Para estar aprendendo mais e se capacitando em sua área, você deve seguir 3 pontos principais:
“ Antes de cada jogo recebíamos um livrinho com as informações do time adversário. Eu realmente estudava esse livro, mas não sabia que a maioria dos jogadores deixavam de lado, no quarto. Mas eu realmente estudava. Sabia as jogadas, as probabilidades e procurava estar o mais preparado possível. Não queria estragar tudo.” – Kobe Bryant
Hoje em dia temos muitos recursos para estudar e pesquisar. Você pode começar seguindo perfis nas redes sociais que postam conteúdos de qualidade (como o Hackeando Processos 🙂 ).
Procure estar sempre se atualizando por meio de fontes confiáveis, leia livros, artigos, blogs. Estabeleça metas de horas de estudos e número de cursos para fazer mensalmente, se organize e faça um cronograma. É muito importante manter a constância, mas, principalmente, a intensidade nos estudos!
Nosso CEO, Vitor Baesso, afirma que um dos seus segredos para estar sempre crescendo é estudar todos os dias: “Tenho 24 anos e um pouco mais de 4 anos de experiência em Vendas. Desde que comecei a trabalhar com vendas, não há um dia em que eu não estude! Gravo e vejo quase todas as minhas calls e faço no mínimo um Role-Play por semana com pessoas da área”.
Bryan diz em seu documentário que “o processo após uma vitória ou perda de um jogo, era o mesmo: chegar em casa e rever todos os erros para, no próximo, não repetí-los”. Por isso, aça o mesmo no seu trabalho! Conseguiu fechar uma venda? Ótimo! Mas reveja o processo e observe os pontos de melhoria. A venda foi recusada? Não desanime! Faça a trajetória novamente, analise os documentos, CRM, e veja onde você pode ter errado.
“O jogo é você se tornar melhor. Melhor marido, melhor pai, amigo, melhor professor. Isso me ajuda a entender quem eu sou”. – Kobe Bryant
Coachability é a capacidade que um profissional tem de estar em constante evolução. Ela envolve humildade para aceitar críticas e feedbacks, e força de vontade para estar sempre em busca da sua melhor versão e do seu melhor desempenho.
Essa qualidade é muito procurada pelos recrutadores, pois está presente naquelas pessoas que estão sempre em busca de novos conhecimentos, estudando suas falhas e aperfeiçoando os processos e suas habilidades.
Portanto, para ser uma pessoa coachable, pergunte sempre que não souber algo, não tenha vergonha de assumir seus erros e aprenda com eles. Assim também desenvolva os feedbacks e tenha disposição para estar sempre buscando capacitação na sua área.
“Você passa por um desafio, fracassa, levanta e vai atrás de novo. É o que fazemos” – Kobe Bryant
Resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de enfrentar problemas e de se adaptar à situações não favoráveis. Ou seja, se em seu processo de capacitação e evolução, você se deparar com obstáculos, não desanime! Levante a cabeça e aprenda com essas situações. Assim, você irá adquirir conhecimentos e poderá ajudar uma pessoa que passar por essa mesma situação futuramente.
Não deixe que os problemas te abalem ou te desanimem. Acredite em você para passar pelas situações e aprender com cada uma delas. Kobe Bryant dizia “quando dizemos que algo é impossível, estamos duvidando do nosso potencial”.
“É importante entender a jornada dos outros, para ajudar a criar a sua própria” – Kobe Bryant
Por fim, nós poderíamos dizer pra você: “seja o Kobe Bryant da sua equipe de vendas”. Mas, não. Ele não construiu sua história pensando “quero ser como o Michael Jordan”. Ele fez isso pensando em ser o melhor dele mesmo.
Então, nossa mensagem para você hoje é: Nunca pare. Esteja sempre em evolução. Seja a melhor versão de você!
E nós, do Hackeando Processos queremos te ajudar a estar evoluindo constantemente. Nós amamos ensinar, educar e ver cada um de nossos alunos crescerem profissionalmente.
Por isso, em breve estaremos lançando mais um programa de treinamento. Fique ligado!