Primeiramente, o funil de vendas em Y é a metodologia que alinha os times de marketing e vendas.
É ideal para alavancar a geração de leads, os resultados financeiros e a presença de marca da sua empresa.
Ao contrário do processo tradicional, o funil de vendas em Y conta com duas entradas de leads: o inbound (marketing) e o outbound (vendas).
Quer saber mais sobre esse processo? Vem ler nosso artigo!!
Tempo de leitura: 6 minutos
Você vai ler sobre:
Práticas do Inbound e Outbound Marketing
Funil de vendas em Y
Como colocar em prática o funil de vendas em Y
Conclusão
O Inbound Marketing começa com a atração dos possíveis clientes, que são capturados por meio das estratégias de conteúdo. Para isso, é preciso entender quem é o consumidor.
Assim, você poderá fazer o mapeamento de persona, que é listar os objetivos, pretensões e gostos do potencial cliente. Simultaneamente, também poderá compreender quais são os melhores canais de divulgação e de que maneira deve ser construída a comunicação entre a empresa e o consumidor.
Em seguida, vem a conversão. Ela tem como grande parceira as landing pages e os formulários, que são usados para conseguir informações sobre o possível cliente em troca de um conteúdo do seu interesse, como um e-book.
Por fim, temos a etapa de nutrição, que começa a partir do momento em que o lead aceita essa relação de troca (oferecer suas informações e receber conteúdos relevantes), mas ainda não está pronto para a compra efetiva.
Logo após captar seus dados, é preciso alimentá-lo para estimular o interesse pela marca apresentada, educando-o sobre o mercado e as vantagens.
Divide-se em três etapas:
Primeiramente, os profissionais monitoram plataformas que analisam as redes sociais e websites buscando possíveis clientes para sua agência.
Como? Por meio da definição de um ICP (Ideal Customer Profile), que é programado na ferramenta.
Em outras palavras, o ICP consiste na definição do consumidor ideal, incluindo todas as características que você gostaria que ele possuísse.
Para construí-lo, basta refletir sobre como seria o seu cliente ideal. Pense no segmento de atuação, cargo, número de funcionários da empresa, ticket médio e localização.
Nesse sentido, com um perfil bem definido, a captura será muito mais assertiva.
Começam as tentativas de contato com o lead captado. Geralmente, são usados os fluxos de cadência nessa etapa.
O fluxo consiste em e-mails que apresentam a empresa e os produtos, explicando a relevância dos serviços para aquele prospect e colocando-se à disposição para conversas.
Caso o lead agende uma conversa ou responda de forma positiva, o profissional de vendas entrará em contato com ele por telefone.
É a última etapa do Outbound. Aqui, o time separa os leads qualificados (que estão prontos para fechar negócio) e os que ainda não estão.
O funil de vendas em Y surgiu para resolver um dos maiores problemas das empresas no mercado, o desalinhamento entre vendas e marketing.
Cada equipe possuía e se voltava apenas às suas metas e processos, e o desfecho era um resultado pouco assertivo e estratégico, que não apresentava continuidade.
No funil em Y, porém, os funis de ambas estratégias se integram, permitindo que você acompanhe todas as fontes de aquisição de leads em um único lugar, além de combinar ações das duas estratégias.
Em suma, é uma forma bastante simples de visualizar os leads e as oportunidades comerciais de maneira unificada, com a grande vantagem de otimizar processos e acelerar resultados pela integração de ações.
Uma equipe capacitada para exercer as práticas de Outbound e Inbound é essencial.
Para saber se tudo estará funcionando como o previsto é necessário monitorar os indicadores de desempenho. A princípio, o ideal é analisar o custo de aquisição por cliente (CAC) e o tempo de permanência do cliente.
Você já parou para estruturar melhor as etapas do funil de vendas? Isso consiste em criar um caminho, através de conteúdos cheios de contextos e ideais para cada etapa da jornada de compra.
Utilizar o funil em Y não precisa significar processos difíceis de serem feitos e nem desorganização, ao contrário, basta contar com boas ferramentas tecnológicas. Automatizar as tarefas, a agenda dos vendedores e obter um funil digital ajuda a organizar o processo e não perder nenhuma oportunidade.
Investir em Inbound e Outbound simultaneamente, em contrapartida, vai ajudar a sua empresa a ter “fontes” diferentes de oportunidades. Logo, os resultados serão mais estáveis e constantes.
Se a sua empresa passa a ter duas fontes de geração de leads, então, seu funil ficará mais cheio. Logo, é provável que você também consiga converter mais clientes. Desde que o seu ciclo de vendas seja eficiente.
Utilizar um funil em Y pode ajudar a alinhar as ações de marketing e vendas, pois eles trabalharão em conjunto.
Portanto, se sua empresa possui dificuldade para implementar o funil de vendas em Y, conte com o Hackeando Processos!
Agende um diagnóstico agora mesmo CLICANDO AQUI e um de nossos especialistas irá entrar em contato com você!