Blog

Gestão de vendas: como tornar o processo eficiente?

30 de setembro de 2021 - 10H00
Gestão de vendas: como tornar o processo eficiente?

A gestão de vendas é o processo de organização e otimização da área comercial de uma empresa. Possui como objetivo a criação de estratégias para impulsionar o crescimento, gerar maior faturamento e fidelizar clientes.

Sendo assim, não é um processo simples, exigindo uma análise dos dados de todo o processo comercial. Deseja saber tudo sobre a gestão de vendas? Continue lendo!

 

Gestão de vendas: como tornar o processo eficiente?

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você vai ler:

Gestão de vendas: o que é e por quê tão importante?

Como fazer uma gestão de vendas eficiente?

Utilize CRM para ajudar na gestão de vendas

 

Gestão de vendas: o que é e por quê tão importante?

 

Gestão de vendas envolve todas as etapas dentro de uma área comercial. Desde o planejamento de metas e análises dos KPIs de vendas, contratar e treinar novos colaboradores, gerenciar o time (treinamento, feedbacks), atendimento da melhor forma para os clientes, até o pós-vendas, que é essencial para fidelizar os clientes.

Toda a gestão dessas etapas irão impactar diretamente no desempenho da equipe de vendas, melhorando a organização e produtividade. Trabalhar essa gestão, portanto, é planejar o processo como um todo e não somente pensar no número de vendas.

Uma gestão de vendas eficiente é importante e essencial para qualquer empresa, para manter o time alinhado, gerando aumento na produtividade e consequentemente na receita. A gestão ajuda a manter todo o processo organizado e nivelado de acordo com as metas impostas pela organização, além de que, a equipe consegue prever ou identificar uma falha durante o processo, contribuindo para solucioná-lo e evitar danos maiores.

 

Como fazer uma gestão de vendas eficiente?

 

Estruture todo o processo 

O processo de vendas são todos os estágios nos quais os vendedores passam o lead, com o objetivo de torná-lo cliente. Portanto, um bom processo é aquele que o vendedor consegue acompanhar o lead nessa trajetória, até concluir a venda.

Sendo assim, para estruturar esse processo, define metas, estratégias, quantifique quantas empresas você deseja prospectar, gere leads com maior qualidade. Tudo isso será importante para uma boa execução. Além de selecionar os indicadores que serão monitorados. 

 

Estude seu produto e mercado para uma gestão de vendas eficiente

Muitas vezes o problema durante o processo possui a causa do vendedor não conhecer bem o seu produto ou o mercado em que atua, acredite, isso é muito comum. Portanto, quanto mais o time de vendas entender sobre o produto e mercado, mais preparados estarão para vendê-los, gerando valor.

 

Recrute os melhores vendedores

As empresas demoram cerca de 6 meses para recrutar e rampar novos vendedores. Portanto, há uma grande dificuldade de encontrar mão de obra qualificada em vendas, pois sabemos que, mesmo sendo uma das profissões mais importantes do mundo, não existe uma faculdade na área. 

O Sales Recruitment é uma spin-off que faz parte do grupo representado pelo Hackeando Processos. Auxiliamos no recrutamento de novos colaboradores na área de Inside Sales para as empresas. Com o Sales Recruitment sua empresa pode encontrar vendedores de alta performance já capacitados e que tenham fit cultural com o seu negócio.

 

Treine sua equipe para uma gestão de vendas eficiente

Parte das etapas de uma gestão de vendas é selecionar os melhores vendedores para formar sua equipe comercial e treiná-los. Depois de estudar o produto/mercado, elaborar todo o processo comercial, agora é a hora de dar atenção ao time.

Deixe o treinamento de um profissional de vendas em dia, para estar por dentro de todas as tendências e novidades do mercado, que sempre estão mudando. Além disso, o treinamento motiva o colaborador a bater metas e gerar resultados.

 

Acompanhamento é essencial para uma boa gestão de vendas

O processo de vendas precisa ser monitorado sempre. Gerar relatórios e acompanhar a gestão de vendas facilita esse monitoramento. Sendo assim, quanto mais informações você obter sobre o processo, mais assertivas serão suas decisões. Para isso, invista em uma boa ferramenta para gestão.

É importante fazer esse acompanhamento também, para entender se a equipe está sendo eficiente, batendo as metas, se não, o quê fazer para melhorar.

 

Utilize CRM para ajudar na gestão de vendas

 

Primeiramente, o CRM (Customer Relationship Management, em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que tem como objetivo fazer uma gestão de informações dos clientes e automatizar as funções de contato com os mesmos. Veja abaixo alguns CRMs que poderão te ajudar:

 

1- Pipedrive 

Em primeiro lugar da nossa lista está o Pipedrive, o CRM que mais indicamos e provavelmente o melhor do mercado. O Pipedrive é um software de vendas, fundado em 2010  utilizado por mais de 75.000 empresas nos mais diversos países. Nele, você encontra infinitas possibilidades de personalização para configurar seus painéis e catálogos como preferir. Essa é uma ferramenta paga, porém, é um verdadeiro investimento e que vai gerar muitos resultados para a sua empresa.

 

2- Hubspot 

Se você não tem muito budget para investir em um CRM, o Hubspot é a melhor opção! A Hubspot, uma das empresas mais respeitadas no mundo do marketing digital, lançou em 2014 um CRM totalmente gratuito. Essa ferramenta oferece um pacote completo com todos os recursos que uma empresa de pequeno porte precisa para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar a receita, de forma totalmente adaptável.

 

3- Piperun 

O Piperun é uma ferramenta brasileira com funcionalidades avançadas desde seus planos mais básicos. Sendo assim, com esse CRM, é possível organizar seu processo de vendas, criando, por exemplo, um fluxo de prospecção em um quadro kanban. Portanto, essa plataforma tem o objetivo de acelerar suas vendas através de uma maior geração de leads e otimização da produtividade de seus vendedores.

 

Conclusão

 

Portanto, para fazer a gestão de vendas deve-se pensar no processo comercial como um todo. Desde o planejamento das métricas, até a seleção e treinamento dos vendedores. Possui dificuldade em alguma dessas etapas? Entre em contato clicando AQUI e agende um diagnóstico agora mesmo. Reestruturamos todo o processo comercial, com o foco em resultados. Não perca a oportunidade de terminar 2021 com as metas batidas.

Leia também