Você sabe o que é Growth Hacking? Esse mindset tem revolucionado as Startups, gerando crescimentos incríveis e transformando a visão de desenvolvimento de empresas.
Quer ter essa mentalidade e entender como ela funciona? Eu acho que sim! Afinal, quem não quer crescer com sua empresa, não é mesmo?
Então continue esse artigo, pois vamos explicar esse conceito de forma rápida, direta e intensa!
Tempo de leitura: 4 minutos
Você vai ler sobre:
Introdução ao Growth Hacking
O que é Growth Hacking
Como aplicar
Bônus
Em 2010, Sean Ellis, disse pela primeira vez a expressão Growth Hacking. Ali, a estratégia de empresas como Facebook, LinkedIn e Quora ganhou um nome!
O pai do mindset e CEO da Growth Hackers, foi liderança em Growth de corporações como Dropbox, Qualaroo, Evenbrite e Lookout, afirmando o sucesso da metodologia.
O nosso objetivo é, por meio desse conteúdos, trabalhar em você a mentalidade Growth: voltada para o crescimento por meio de hipóteses e experimentos.
Essa é a ideia que tem feito muitas startups se desenvolverem rapidamente.
Growth Hacking é uma metodologia de crescimento de negócio feita por meio de práticas e métodos empíricos, melhoramento e otimização a partir de testes.
Nela, você cria uma uma hipótese e faz a testagem, para saber que ela é válida e traz resultados para a empresa.
A linha de raciocínio do Growth é guiada da seguinte forma:
1- Em primeiro lugar, qual o principal problema? (Identificar pontos críticos);
2- Quais as melhorias para o problema? (Criar ideias e hipóteses que possam resolvê-lo);
3- Modelação do MVP (Produto Viável Mínimo);
4- Metrificar os resultados para avaliá-los;
5- Por último, criar hipóteses sobre os principais erros e acertos.
Diantes das respostas das perguntas acima, é possível construir um novo modelo de processo e, depois de testar e validar, colocar em prática e escalar.
Por meio do Growth Hacking, você poderá modificar cadências, scripts, modelos, formas de abordagem, entre outros elementos, analisando as estratégias mais eficientes.
Todas as metodologias criadas pelo Hackeando Processos, foram criadas por meio de experimentos do Growth Hacking. Por isso, sabemos que elas, de fato, funcionam.
Nosso Follow Up de Alto Clímax, por exemplo, foi testado com base nas taxas de conversão. Os resultados apontaram que no Follow Up de Alto clímax, havia cerca de 40% mais conversões que o Follow Up tradicional.
Da mesma forma, nossa orientação é que você teste antes de implementar todas as ideias propostas para sua empresa.
Tenha uma mente de constante evolução em Growth!
“Entenda que tudo que você aprender aqui de novo, seja práticas, teorias, ferramentas, você precisa colocar pra jogo. Se você não aplicar, não testar e não medir os resultados, não terá como entender o que é melhor para o seu negócio. Dessa forma, a mentalidade Growth vai te fazer evoluir.” – Vítor Baesso
Agora que já sabemos como funciona a metodologia, vamos entender como aplicá-la na sua empresa.
Antes de tudo, de acordo com Sean Ellis, para estruturar um time de Growth, é preciso, primeiramente de um líder com essa mentalidade de crescimento e uma equipe aplicando os experimentos, registrando os pontos de melhoria e problemas de cada teste.
Com os responsáveis alinhados, alguns passos devem ser seguidos:
1- Primeiramente, faça uma análise do seu produto e garanta que as pessoas vão se interessar;
2- Em segundo lugar, conheça seu público;
3- Produza conteúdos de qualidade que possam viralizar;
4- E, por fim, esteja melhorando seu produto constantemente;
Depois de colocar os experimentos em prática, é hora de ver qual a melhor estratégia por meio das métricas e indicadores!
Por fim, algumas ferramentas podem ser muito úteis e facilitar na mensuração dos resultados, como Google Analytics, Hotjar, SimilarWeb e MLabs.
Quer saber mais sobre Growth Hacking? Leia o livro de Sean Ellis e Morgan Brown, Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. Você adquiri-lo AQUI!