Blog

Inbound e Outbound: qual estratégia aplicar?

18 de outubro de 2021 - 10H00
Inbound e Outbound: qual estratégia aplicar?

Inbound e Outbound são estratégias de marketing essenciais para o seu negócio alavancar. O Outbound é o marketing tradicional que já é muito conhecido, ele se baseia nas grandes mídias, anúncios e processos de venda que vão atrás do consumidor. 

Já o Inbound Marketing, a atração é feita através da criação de conteúdo relevante para o público específico. 

Fique feliz com os resultados da sua empresa! Saiba tudo sobre essas estratégias. Continue lendo!

 

Inbound e Outbound: qual estratégia aplicar?

 

Tempo de leitura: 9 minutos

Você vai ler sobre:

Inbound Marketing

Processo do Inbound Marketing

Conceitos importantes dentro do Inbound

Benefícios

Outbound Marketing

Benefícios do Outbound Marketing

Aquela dúvida: em qual investir?

 

Inbound Marketing

 

Com o avanço da tecnologia, o processo de compra mudou, muitas pessoas preferem fazer suas compras de forma online, é daí que surge o Inbound Marketing. Através da produção de conteúdos relevantes para o perfil de consumidor ideal (ICP), esse consumidor é atraído, logo depois é nutrido por todo o funil de compra e é levado até a etapa final, a realização da compra, de fato. Por isso, é muito importante construir conteúdos certos para o público certo.

Sendo assim, o estudo do ICP é fundamental para que a estratégia de Inbound Marketing funcione para a empresa e traga os resultados esperados. É preciso conhecer as dores, interesses, as dúvidas e os maiores problemas enfrentados pelo lead, só assim você poderá ter uma estratégia de Inbound eficaz.

 

Processo do Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento.

Atrair: primeiramente é necessário conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que pessoas se tornem visitantes regulares no site, por exemplo. 

Converter: o objetivo de atrair os visitantes, é convertê-los em leads e nutri-los com conteúdos relevantes.

Vender: a próxima etapa é a venda, nesse estágio é hora de observar quem está preparado para comprar a solução da empresa.

Encantar: depois da venda, o relacionamento não acaba, pelo contrário, o pós venda visa encantar o cliente, para que ele possa fidelizar e indicar outros possíveis compradores.

 

Conceitos importantes dentro do Inbound

 

Funil de Vendas

O funil de vendas representa cada etapa que o lead passa durante a sua jornada de compra. Ele tem como objetivo principal conduzir e educar o público, desde o primeiro contato com a empresa, até o fechamento da compra. Essa educação feita no lead é através de conteúdos relevantes, que os passarão de etapa, até chegar no fundo do funil, que é o momento ideal para realizar o fechamento.

 

Landing Page

Para que você consiga os contatos dos visitantes, a landing page é uma grande aliada. Elas são páginas de formulários onde o lead fornece dados em troca de algum benefício, como por exemplo, um e-book. 

 

E-mail Marketing

O e-mail marketing é um canal de relacionamento poderoso. Logo depois de conseguir os dados do mesmo, através das landing pages, por exemplo, você deve começar a mandar conteúdos de relevância para aquele potencial cliente.

É necessário agregar valor e nutrir o potencial cliente, para que ele veja a sua empresa como uma forma de suprir as suas necessidades. Ou seja, que sua empresa irá ajudá-lo a acabar com a sua dor naquele momento.

 

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visam posicionar melhor uma página nos resultados de mecanismos de busca online, como por exemplo, o Google. É um conceito muito utilizado no Inbound Marketing. Afinal, com o SEO, você pode utilizar estratégias de otimização, investir menos e ter um retorno bom. 

 

Benefícios do Inbound

 

Relacionamento com o cliente maior no Inbound do que no Outbound

Por oferecer conteúdo em que soluciona o problema da persona, ou seja, que irá suprir suas necessidades, isso faz com que o relacionamento seja mais verdadeiro e próximo. Na prática, ao invés de só vender aquele produto/solução, você cria uma conexão, uma confiança, ou seja, sua empresa está ali não somente para vender, “empurrar” a solução, mas sim, está disposta a ajudar o potencial cliente a resolver seu problema, de fato.

A partir daí, seu público estará aberto para te ouvir e isso tornará a aproximação muito mais fácil. Afinal, o Inbound Marketing se baseia totalmente na comunicação aberta e no relacionamento.

 

Maior poder de convencimento no Inbound do que no Outbound

A persuasão é uma das qualidades mais importantes para fechar vendas. É muito mais fácil vender para quem já está disposto a comprar sua solução, não é mesmo? Sendo assim, o Inbound Marketing confere maior poder de convencimento porque é um relacionamento construído ao longo do tempo, não de uma vez só, ou seja, possui confiança e maior poder de persuasão.

Durante toda a jornada de compra, o lead recebe exatamente o tipo de conteúdo que precisa. E quando chega o momento do contato de fato com o lead, ele já estará mais convencido que a sua solução é a ideal para ele. Em suma, o relacionamento que você se esforçou tanto para construir em toda jornada, será crucial no momento de decisão.

 

Ciclo mais curto de vendas

Ciclo de vendas é o tempo que sua empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda. Quanto maior o tempo para fechar a compra, maior o ciclo, ou seja, maior também será o custo de aquisição do cliente (CAC). Um dos diversos benefícios do Inbound é encurtar esse tempo. Portanto, por causa do conteúdo relevante e personalizado, leva os leads a criarem uma confiança maior na empresa durante a jornada de compra, e quando chega o momento da tomada de decisão, ela ocorre de forma mais fácil e rápida.

 

Diminuição de custos

Além de diminuir os custos de aquisição do cliente, por possuir um ciclo menor, as ferramentas do Inbound são relativamente mais baratas do que soluções tradicionais, como os anúncios. Com menos desperdício de recursos você terá um orçamento para aplicar em treinamentos do seu time, por exemplo.

 

Outbound Marketing

 

O Outbound Marketing também é conhecido como marketing tradicional e tem o objetivo de ir atrás do cliente e conseguir fechar as vendas por meio da oferta de serviços ou produtos. Aqui, ao contrário do Inbound Marketing, a equipe comercial vai atrás do potencial cliente de forma ativa. 

Essa estratégia é mais conhecida pelas propagandas, outdoors e até panfletos. Mas hoje em dia, com a tecnologia, já podemos encontrar essa estratégia nos meios digitais também. Sabe aquela propaganda que te interrompe quando você está assistindo algum filme? Pois é, é o Outbound Marketing em ação! Além do mais, é possível fazer anúncios virtuais por meio de Facebooks Ads.

 

Benefícios do Outbound Marketing

 

Retorno sobre o investimento (ROI) maior no Outbound do que no Inbound

O ROI é um indicador que apresenta o resultado do investimento realizado nas campanhas de marketing da empresa. Esses dados são obtidos através de um cálculo realizado em que a receita e o custo são postos em mesa. 

O retorno desse investimento tende a ser mais rápido do que outras estratégias, como o Inbound, que é preciso que o lead passe por toda a jornada de compra. 

 

Assertividade do contato mais no Outbound do que no Inbound 

No Outbound você escolhe objetivamente com quem vai falar. Ou seja, a assertividade nessa estratégia é muito maior. Afinal, você irá analisar o perfil antes, vê se a pessoa possui fit com sua empresa e é ideal para adquirir sua solução. 

 

Mensurável no Outbound mais do que no Inbound

Como o ROI é mais rápido, você consegue ter uma amostra para análise mais rápida também. Sendo assim, ajudará a sua empresa a tomar as melhores decisões e estratégias para que os resultados esperados sejam obtidos.

 

Aquela dúvida: em qual investir?

 

Por que não investir nas duas? Como deu para perceber, o Inbound e o Outbound Marketing são estratégias que possuem diferenças, porém, podem ser complementares. Sendo assim, é possível mesclar o uso dessas duas estratégias de marketing. Aqui mesmo no Hackeando Processos, investimos nas duas estratégias!

Mas, não se esqueça! Primeiro defina o objetivo da sua empresa, revise as estratégias e as metas que busca alcançar e assim, verifique qual se adequa melhor a situação da sua empresa.

 

Conclusão

 

Você possui dificuldade no momento de definir suas estratégias comerciais? Não possui um processo estruturado que dê resultados reais? Entre em contato com um dos nossos especialistas clicando aqui.

Leia também