Blog

Influência digital e vendas

4 de setembro de 2020 - 10H00
Influência digital e vendas

Oi meninaaas, tudo bem?

 

Hoje eu estou aqui pra te contar um pouco sobre como influência digital! Então aproveita para se inscrever no nosso canal, deixar o seu like no conteúdo e compartilhar com os amigos!

 

 

 

 

Tempo de leitura: 6 minutos

Você vai ler sobre:

O que é um influenciador?

Influência digital para empresas

Conclusão

 

 

O que é um influenciador?

Um influenciador é uma pessoa ou corporação que impacta o estilo de vida e as ações de uma segmentação de público. Hoje em dia, por exemplo, temos muitas pessoas com um alto número de seguidores que são contratados por marcas para fazer a divulgação de um produto.

Algumas pessoas como, Thássia Neves, Mariana Sampaio e Kylie Jenner, possuem muitos seguidores e são voltadas para a área de moda e estilo de vida. Portanto, fazem parcerias com grandes marcas de roupa, alimentação e maquiagem. Dessa forma, o conteúdo patrocinado alcança muitas pessoas do nicho correto e, consequentemente, gera muitas conversões para as marcas.

Do mesmo modo, existem os influenciadores que não são de um segmento específico, mas que acabam fazendo a divulgação de produtos pelo grande número de seguidores. Um exemplo é o comediante Whinderson Nunes. Apesar de não ser um influencer de um tipo de público em especial, o seu grande número de fãs atrai os olhares de muitas empresas, que aproveitam para fazer parcerias. Nesse caso, muitas pessoas são atingidas pelo conteúdo, mas as conversões são menores.

Há também aqueles que não possuem tantos seguidores, mas que são bem conhecidos em certa área. Essas pessoas podem não atingir um número tão grande de indivíduos no geral, mas, com certeza, o número de conversões é significativo!

 

 

 

Influência digital para empresas

A influência digital funciona também para as empresas de vendas. Hoje, com o marketing nas redes sociais, é possível cativar clientes por meio da produção de conteúdo, gerando valor, autoridade e influenciar a compra. Esses fatos são comprovados por estudos que mostram o interesse nesse modelo de marketing teve um aumento de 90% nos últimos 7 anos. 

O site Neil Pattel publicou:

“De acordo com pesquisa da Tap Influence de 2017, 40% das pessoas já compraram algum produto depois de vê-lo sendo usado por um influenciador no Twitter, Instagram ou Youtube.”

Além disso,

“Estudos demonstram que os consumidores têm 71% mais chances de fazer uma compra com base em indicações de redes sociais.”

Portanto, se você pretender fazer da sua marca uma verdadeira influenciadora, você deve seguir os seguintes pontos:

 

1- Escolha seu público

Primeiramente, é fundamental entender qual é o seu público. Para isso, você deve pesquisar bem o seu mercado, traçar suas personas, seus hábitos, entender quais canais elas utilizam e em qual horário. 

Dessa forma, você saberá o que postar e quando postar. 

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas infantis, seu público provavelmente será mulheres que trabalham, com cerca de 35 anos. Dessa forma, seu melhor horário de postagem será na parte da noite, depois do expediente e horário do jantar. 

Mas lembre-se, a melhor forma de definir o seu nicho é pesquisando e testando!

 

2- Planeje as estratégias

Agora que você já conhece as pessoas que quer atingir, você deve definir as estratégias com base nos hábitos do seu público. 

 

Canais:

Escolha os canais que mais vão atingir suas personas! Você pode encontrar o Hackeando Processos, por exemplo, no site, blog, Instagram, LinkedIn e Youtube. Além disso também é importante investir em um site e um blog. 

É fundamental adaptar o seu conteúdo de acordo com o público e contexto de cada plataforma, sem perder suas características e originalidade.

 

 

Ferramentas:

As ferramentas de automatização podem contribuir muito para colocar em prática o cronograma da melhor forma, nos horários que você definir. 

O MLbas, por exemplo, permite que você faça o agendamento das postagens nos mais diversos canais e perfis, no horário e data de sua escolha. 

Você também pode utilizar o Yoast SEO, uma ótima ferramenta para deixar o seu blog bem ranqueado no Google por meio do SEO.

É super prático e fácil de usar! É só instalar o plug-in, e o Yoast vai analisar o seu texto de forma que você consiga deixá-lo com uma boa leitura.

Além disso, ele faz uma análise da sua palavra chave, fazendo com que ela seja utilizada da melhor forma em seu post para otimizar o seu SEO.

O Trello é uma ferramenta de gestão de rotina que pode ser uma mão na roda se você tem dificuldades de se organizar.

Com essa plataforma você consegue criar quadros destinados aos departamentos da sua empresa separadamente e, dentro deles, criar colunas individuais para cada colaborador.

Nas colunas, você pode adicionar cartões de tarefas, com a data e horário de entrega, além de etiquetar da forma que você achar melhor.

O Trello é grátis e pode auxiliar na otimização do seu tempo e, consequentemente, nos resultados que você almeja.

 

3- Produza conteúdos 

A produção de conteúdo é uma ótima maneira de você gerar valor para o seu público e construir sua autoridade em certo assunto.

Conquistando o respeito dos seus seguidores e conexões, você vai impactar o cotidiano deles com suas postagens, influenciando suas decisões e ações.

Para isso, é importante que você:

 

  • Tenha constância nas postagens;
  • Seja atual nos conteúdos;
  • Tenha originalidade: mantenha o padrão de se comunicar no tom da escrita;
  • Mantenha constância.

 

Comece sendo o especialista para seu grupo de amizades e logo você verá seu número de seguidores subindo e se tornará uma verdadeira influência digital. O importante é manter seu foco firme no objetivo!

 

Produza conteúdos

 

4- Invista no network

Faça conexões reais com os influenciadores do seu nicho. Para isso, é preciso mais do que ficar no sofá de casa seguindo pessoas no Instagram ou criando conexões no LinkedIn.

O site Neil Patel publicou:

“Marketing de Eventos é uma grande tendência em 2017, com 67% de profissionais de marketing B2B considerando-o a sua estratégia mais efetiva.”

Portanto, invista em congressos, vá em eventos da sua área, converse, troque informações e crie sua rede de contatos profissionais com pessoas que têm o potencial de te ajudar a crescer. 

Porém, nada impede que você continue criando sua rede de relacionamentos virtual. Então, tente manter conexões com outros influenciadores na internet também.

 

 

5- Seja original

Todos querem ser originais. Mas, para isso, curiosamente, as pessoas copiam aqueles que se mostram originais.

Portanto, não tenha medo de se expressar e deixar os conteúdos com as suas características. Dizem que o que é bom se copia, porém, nós falamos um pouco diferente: o que é bom, inspira! A criação deve ser apenas sua!

Não perca sua marca, sua identidade. Acompanhe as tendências e as notícias, mas sem deixar a sua linha de pensamento e produção. 

Um grande exemplo de originalidade é a Netflix. Sempre com muito humor, a plataforma responde seus seguidores sem medo de ser ela mesma! Se divirta lendo alguns exemplos AQUI.

Também lembre-se de responder o seu público e dar atenção aos seus seguidores. Os internautas gostam de quando são respondidos, ainda mais de forma personalizada. Seja o mais acessível e atencioso, dentro do possível.

 

 

 

 

Conclusão

Para realizar a influência digital, é preciso se posicionar como alguém de autoridade em um assunto, conhecendo seu público, sendo original e mantendo a constância. 

A partir do momento que você se torna alguém que impacta as vidas das pessoas de tal forma, é fundamental ter consciência da responsabilidade de estar em tal posição.

E, lembre-se: os influenciadores podem ter milhões de seguidores, mas todos eles precisaram começar com o seu primeiro. 

Leia também