Blog

Lista de contatos: como encontrar os melhores smart leads?

19 de setembro de 2023 - 12H00
Lista de contatos: como encontrar os melhores smart leads?

Para ter uma prospecção mais ágil e qualificada, você precisa de uma lista de contatos atrelada a um processo eficiente para contactar essas oportunidades!

Então, depois de estruturar uma cadência de conexão, que pode incluir ligações, e-mails e interações em redes sociais, invista em gerar esses dados.

Isso porque, de acordo com um estudo da InsideSales.com, equipes de vendas gastam aproximadamente 20% de seu tempo pesquisando potenciais clientes.

Então, uma lista de leads bem segmentada e atualizada pode reduzir significativamente esse tempo, permitindo que seu time se concentre mais nas vendas. 

Agora, você tem dificuldades de mapear empresas e não consegue descobrir contatos? Continue lendo que nós vamos te mostrar o que fazer!

 

celebrate hell yeah GIF by Brooklyn Nine-Nine

 

Tempo de leitura: 7 minutos

Você vai ler sobre:

O que é uma lista de contatos para prospecção:

Qual a diferença entre lead, visitante e prospect?

Os maiores erros que um empreendedor pode cometer!

3 formas de gerar a sua lista de contatos enriquecida!

 

 

O que é uma lista de contatos para prospecção:

 

 

Basicamente, uma lista de leads é o conjunto de informações sobre clientes em potencial que você coleta para identificar e alcançar empresas que possam estar interessadas no seu serviço.

Geralmente ela é composta por dados de contato essenciais, como nomes, endereços de e-mail, números de telefone, endereços físicos e quaisquer outros detalhes relevantes que possam ajudar a adaptar a jornada de compra desse lead.

No entanto, quanto mais específica e personalizada for a sua lista para o seu tipo de negócio e qualificação, mais eficaz ela é!

Além disso, existem duas formas tradicionais de criar essa lista, através da pesquisa ativa e da compra dessas listas.

Entretanto, as duas possuem seus pontos negativos, já que a prospecção ativa dessas informações demanda muito tempo dos seus vendedores.

Por outro lado, as listas prontas são, muitas vezes, genéricas e não possuem essa precisão que a pesquisa manual tem.

Mas, no artigo de hoje você vai conhecer uma forma de captar esses dados de forma rápida e extremamente criteriosa, com informações atualizadas, as chamadas listas enriquecidas!

 

A solução completa para a sua geração de lista de contatos.

 

 

Qual a diferença entre leads, visitantes e prospects?

 

 

Em primeiro lugar, temos o lead, que representa uma oportunidade de negócio, ou porque você verificou que possui as qualificações do seu perfil de cliente ou pois ele já havia demonstrado algum interesse anteriormente.

Já os visitantes são pessoas que chegaram até você através do seu site ou algum dos seus canais de mídia. 

A partir desse contato, sua marca não é mais desconhecida. Entretanto, para que um visitante venha a se tornar um lead é preciso que ele informe alguns dados para sua empresa, fazendo um diagnóstico com o seu time ou preenchendo algum formulário.

Já os prospects, são qualificados pelo SDR para receberem a abordagem de venda porque cumprem determinados critérios, como perfil de cliente ideal e poder de decisão para a compra. 

Então, a lista de contatos funciona para te fornecer todo tipo de informação que ajude o seu time a contactar e identificar essas oportunidades rapidamente.

Porém, nem tudo são flores e existem 3 erros gigantescos que a maioria dos empreendedores cometem em relação às listas, então se atente bem ao ponto abaixo!

 

 

Os maiores erros que um empreendedor pode cometer!

 

 

A maior parte das empresas realizam captação de leads via Google ou com ferramentas de baixa assertividade, o que compromete e, muito, a qualidade.

Além disso, quando utilizam boas ferramentas, o processo acaba saindo caro, perde-se tempo fazendo essa captação e muitas vezes gera dados poluídos.

Por fim, outro ponto que precisamos relembrar aqui é que só a lista de leads não resolve seus problemas de prospecção.

Como falei na primeira frase deste guia, para prospectar de forma ágil e qualificada, você precisa de uma lista de contatos e de um processo eficiente para contactar essas oportunidades!

Então, se você não faz ideia de onde está a falha da sua prospecção, chama a gente e faça um diagnóstico completo e gratuito:

 

Solução completa para a sua geração e conversão de lista de contatos.

 

 

3 formas de gerar a sua lista de contatos enriquecida!

 

 

Agora, chega de enrolação e entenda como gerar sua lista de dados enriquecida!

 

1. Para você gerar listas de empresas com contatos- chave de forma manual

 

O grande segredo não está na ferramenta de geração de lista, mas no processo que você precisa utilizar dependendo do seu perfil de cliente ideal.

Então, entenda qual é a sua fonte primária dos dados e desenvolva um processo de enriquecimento de leads que te entregue à lista que você busca.

Exemplos de ferramentas para você começar o processo de captação: Crunchbase, Apollo.io e PhantomBuster.

Aqui, você pode gerar sua lista de leads enriquecidos a partir de cargos definidos e segmentos específicos e também de empresas que não estão no digital e sim em regiões específicas como lojas físicas, restaurantes, bares, entre outros.

 

2. Após a criação da lista dentro de uma ferramenta, você precisa validar 4 pontos:

 

. Cargo: Certifique que esse lead possui o cargo via LinkedIn e confirme se ele ainda está trabalhando na empresa em questão;

. Segmento: Abra o site ou a rede social da empresa, verifique os produtos/serviços oferecidos , o endereço da empresa, encontre o telefone e e-mail de contato e valide se é compatível com o seu ICP;

. E-mail: Verifique e-mails escrapeados pela ferramenta, descarte os e-mails inválidos, desconhecidos e duplicados e tente encontrar novos, por meio de uma ferramenta própria para isso, como o Snov;

. Telefone: Ligue para os telefones encontrados das empresas, se atender, mantenha na lista, caso não descarte o número e tentar buscar outro. No caso de o telefone nem chamar, validar novamente a empresa e ver a frequência de publicação nas redes sociais e no site.

No fim das contas, se você não tiver mais nenhuma informação de contato, como e-mails e LinkedIn, é a hora de descartar o lead.

Ufa, são muitos passos não é mesmo?

Agora, se você quer gerar uma lista gastando muito menos tempo, se liga nessa última opção!

 

Getting Ready Here We Go GIF

 

3 – Terceirize sua captação de leads

 

Você deve estar se perguntando: Mas eles não disseram que lista pronta é genérica?

Bom, listas prontas são números e e-mails que você compra em pacotes fechados, sem um diagnóstico prévio do seu perfil de cliente e modelo de negócio.

Então, quando você contrata um serviço de terceirização certo, o resultado é outro:

Com ele, você elimina a necessidade de mão de obra no processo e de a empresa contratar ferramentas pagas, já que geralmente são parceiros e te entregam listas atualizadas mês a mês

Por isso, dizemos que a terceirização da captação de leads é o ponto de encontro entre a personalização e automação!

E o Hackeando Processos possui seu próprio serviço de geração de listas de leads, a B2B Data! 

Através de ferramentas como as que você conheceu hoje, nós carregamos todos os contatos que possam ser interessantes e criamos uma lista. 

Mas, essa lista não estará pronta e aí que entra a B2B Data, nosso serviço transforma e organiza em uma planilha todos os leads e de acordo com o seu ICP!

Clique aqui embaixo e conheça essa especialização:

 

Conheça nossa solução para a sua lista de contatos

 

 

Conclusão

 

 

Para concluir, espero que você tenha entendido a importância de ter uma lista de contatos para o seu processo de prospecção!

Foi pensando nessa importância que passamos a terceirizar essa captação de potenciais clientes para o processo de prospecção outbound. 

De acordo com os segmentos de atuação da sua empresa, encontramos empresas em regiões específicas e com porte definido e sem necessidade da sua equipe realizar esse mapeamento.

Terceirize todo o processo de captação de leads com a gente. Agende o seu diagnóstico Clicando Aqui!

 

 

Redatora Maria Eduarda da Costa

 

Leia também