Nicho de mercado é um recorte dentro de um determinado segmento, que considera um grupo de pessoas com interesses, necessidades e preferências bastante particulares. Encontrar um nicho e descobrir novos nichos ao longo do tempo é fundamental para construir um negócio de sucesso.
No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores! Se você está começando sua empresa agora, encontrar seu nicho deve ser o primeiro passo da sua estratégia de marketing.
Está perdido? Não sabe por onde começar? Continue lendo!
Tempo de leitura: 5 minutos
O que você vai ler:
O que é nicho de mercado?
Os quatro tipos de segmentação do mercado
Como definir um nicho?
A importância de ter um nicho definido
Trata-se de um grupo de consumidores que possuem necessidades específicas, mas que ainda não foram atendidas por nenhuma empresa, produto ou serviço. Um erro comum de publicitários e empreendedores é usar nicho de mercado e segmento de mercado como sinônimos. Se você também confunde esses conceitos, saiba que a diferença entre eles está na especificidade do grupo em questão.
Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. É o recorte mais amplo de um mercado consumidor já conhecido, enquanto o nicho de mercado se refere sempre a um grupo diminuto e inexplorado. Ou seja, o nicho de mercado é uma pequena parcela de um segmento.
Ao criar uma empresa é necessário estabelecer qual será a área de atuação. Se optar por um segmento amplo, com um produto generalizado, certamente você irá competir com diversas outras empresas que oferecem o mesmo e precisará saber se diferenciar.
Por isso, definir um nicho de mercado é tão importante. Ao focar em dores e necessidades específicas, a empresa começa a gerar e passa a ser vista como especialista. Obviamente essa definição fará com que a sua empresa se comunique com um grupo limitado de pessoas, porém serão clientes qualificados.
A segmentação geográfica é baseada na localização do mercado consumidor. Esse recorte espacial pode ser feito por: continente, país, estado, cidade, bairro, região.
Mas sempre deve levar em conta todos os concorrentes de negócio que ocupam o mesmo local. Por exemplo, se você é um empresário que pretende abrir um estabelecimento físico como uma academia, uma boa maneira de encontrar seu nicho é por meio da segmentação geográfica.
A demográfica, por sua vez, leva em conta aspectos populacionais do mercado consumidor, tais como: faixa etária, gênero, renda, ocupação, raça. Como essas são características que influenciam diretamente em hábitos de compra, as segmentações demográficas são muito utilizadas na publicidade para a construção de públicos-alvo.
A comportamental é ligada aos hábitos de consumo dos clientes: o que eles procuram, o que precisam, o que conhecem, o que consomem.
Por fim, a segmentação psicográfica considera aspectos como a personalidade, estilo de vida e valores do grupo consumidor, tais como o apego à causas ambientais, posicionamentos políticos, gostos e características pessoais em geral. São segmentações de grupos que: têm o mesmo estilo musical preferido, seguem o veganismo ou vegetarianismo, são contra testes em animais, por exemplo.
O que não faltam hoje em dia são possibilidades. Nessa etapa, você precisa descobrir em qual mercado quer trabalhar para depois definir o nicho. Uma dica importante aqui é: opte por algo que você goste.
Muitos empreendedores acabam sendo influenciados pelas áreas que estão em alta, mas acabam fracassando por não ser algo que gostam. Faça uma lista das suas preferências, depois deixe apenas as atividades que você sabe desempenhar bem e possui afinidade. É muito importante estudar e pesquisar sobre áreas de atuação para que você possa encontrar a sua.
Para conseguir definir o seu nicho de mercado, também é preciso identificar um problema ou necessidade que determinadas pessoas possuem e que poucas ou nenhuma empresa explorou ainda.
Com isso, você pode descobrir uma solução, por meio de um produto ou serviço, que possa ajudá-los. Nesse caso, você pode recorrer ao Google para descobrir problemas não solucionados ou verificar os feedbacks recebidos por empresas populares no mercado para encontrar ideias.
Um mercado não é atrativo se já houverem dezenas de empresas tentando resolver o mesmo problema. Por isso, pesquise a existência de outros concorrentes. O ideal é que não haja concorrentes quando se está descobrindo um nicho de mercado.
Mas, como esse cenário pode ser bastante utópico, fique atento ao volume de competidores e suas ferramentas. Se são poucos concorrentes e você tem um diferencial promissor, invista!
Um nicho representa uma fatia do mercado. Logo, corresponde a um público menor, mas não necessariamente pequeno. Isso abre espaço para que você seja mais certeiro nas suas ações.
Como foca em consumidores bastante parecidos, dá para criar campanhas personalizadas. E não é segredo para ninguém que essa característica é ótima para qualquer estratégia de marketing. Seu investimento tende a ter um retorno melhor, o que em marketing chamamos de ROI.
Mas não é só isso, outro ponto bacana é a menor concorrência. Você pode ser visto como alguém único, que oferece algo exclusivo, totalmente diferente dos demais e o consumidor sabe valorizar tudo isso.
Além disso, um nicho de mercado oferece melhores condições para alcançar consumidores fiéis, que preferem comprar de você. Essa é uma consequência natural do seu esforço enquanto empresa, já que consegue se concentrar melhor na qualidade e em nutrir relacionamentos.
Portanto, ter um nicho definido é muito importante para a construção do seu processo comercial. Nós, do Hackeando Processos, construímos e reestruturamos processos comerciais de vendas. Vamos impulsionar o seu sucesso? Entre em contato com a gente, clicando AQUI.