Hoje vamos ver o passo a passo para rankear bem um site no Google!
Quem não quer ser o primeiro da lista de resultados do Google ou de qualquer outro ferramenta de busca? Ter seu site bem rankeado é uma porta aberta para a entrada de muitos leads.
De acordo com o site Mashable, o Google obtém mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. Juntando essa informação com os dados fornecidos pela HubSpot que afirma que 34,36% da taxa de clique nas buscas são no primeiro site que aparece nas buscas, podemos perceber a importância de estar bem rankeado, não é?
Para isso, vamos abordar aqui no artigo como fazer com que o seu blog esteja entre os primeiros resultados de busca em todos os assuntos que você abordar! Vamos começar?
Tempo de leitura: 5 minutos
Você vai ler sobre:
O que é SEO?
5 passos para rankear bem um site
Conclusão
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismo de Busca) é um conjunto de técnicas e estratégias que fazem com que o seu site tenha mais chances de ficar bem rankeado nas ferramentas de busca, como o Google.
Dessa forma, sua empresa ganha mais visibilidade, gerando grande autoridade para sua marca e inúmeros leads, tudo de forma orgânica.
Para fazer com que seu blog tenha um bom SEO, você pode realizar simples ações que, quando feitas de forma inteligente e estratégica, podem gerar grandes resultados.
Em primeiro lugar, é preciso saber que a palavra-chave é o ponto central do SEO. É ela que vai nortear a escrita do seu artigo ou o copywriting do seu site.
Escolha um termo que defina bem o seu conteúdo e que, quando alguém pesquisá-lo na internet, ficará feliz de encontrar o seu conteúdo.
Você pode analisar o potencial da palavra-chave por meio de ferramentas digitais como Google Trends e o Uber Suggest.
Esses sites mostram a frequência com que o termo tem sido pesquisado, o nível de dificuldade de rankeamento e até mesmo recursos que outros sites utilizaram para se posicionarem bem, como número de links.
A palavra-chave também deve aparecer com frequência ao longo dos textos e, em caso de artigos para blogs, devem estar presentes nos subtítulos e até mesmo nos textos alternativos das imagens.
Os textos do site e artigos de blog devem ser bem divididos para obter uma boa avaliação de SEO. O aconselhável é que cada parte do texto tenha até 300 caracteres.
Frases curtas e divisão de subtítulos são pontos positivos para o SEO pois apontam para uma boa leiturabilidade, fazendo com que o texto se torne mais atrativo e fluido.
Dessa forma, os mecanismos de busca entendem que o público irá gostar mais de textos bem divididos e, portanto, oferecem uma melhor colocação nos resultados das buscas.
Ainda falando sobre a leiturabilidade do texto, as palavras de transição oferecem uma leitura mais fácil e envolvente.
Palavras de transição de introdução: Primeiramente; em primeiro lugar; antes de tudo; desde já; antes de mais nada; acima de tudo; etc.
Palavras de transição de continuação: Em segundo/terceiro/quarto lugar; assim como, da mesma forma; contudo; bem como; além disso; porém; todavia; entretanto; por exemplo; nesse sentido; etc.
Palavras de transição de tempo: Posteriormente; logo depois; atualmente; simultaneamente; anteriormente; frequentemente; ao passo que; etc.
Palavras de transição de finalização: Por fim; por último; em último lugar; enfim. em suma; em síntese; em conclusão; assim; enfim; etc.
As imagens e os vídeos tornam o texto mais atrativo e convidativo.
Então, recheie seu texto de conteúdos visuais! Alterne a escrita com imagens e vídeos que demonstram ou exemplifique elementos do seu texto.
Crie peças gráficas para complementar informações e aproveite o máximo desse recurso!
Mas, lembre-se: é fundamental que a palavra-chave escolhida esteja presente nos textos alternativos das imagens e até mesmo no nome do documento inserido.
Os links são elementos de extrema importância para potencializar o SEO de um texto.
Os links internos são aqueles que redirecionam a pessoa para uma outra página ainda dentro do seu domínio. Eles melhoram a navegação para o seu site e aumentam o tempo de permanência dentro do seu domínio.
Já os links externos são aqueles que levam o leitor para um lugar virtual que esteja fora do seu próprio domínio.
Eles fornecem autoridade, credibilidade, além de mostrar segurança em seu trabalho.
É interessante que, em um artigo de blog, por exemplo, os links internos estejam posicionados antes dos links externos no texto. Isso porque os mecanismos de busca entendem que os links que aparecem primeiro em um texto são referentes à sites mais importantes e relevantes para aquele conteúdo.
Um dos objetivos desse artigo é deixar fixo na sua mente a importância de rankear bem um site.
Portanto, para finalizar, queremos deixar uma informação fornecida pela Search Engine Journal, que afirma que cerca de 93% de todo o tráfego de um site vem de buscas orgânicas.
Ou seja: TRABALHE SEU SEO!
Para verificar o potencial do seu SEO, você pode contar com ferramentas como o Yost. Esses recursos auxiliam na revisão dos pontos de melhoria do texto e site. (Conheça mais ferramentas para otimização de SEO clicando aqui.)
Se você quiser saber mais sobre como captar mais leads de forma orgânica, entre em contato com a gente! O Hackeando Processos é especialista em processos de prospecção.
CLIQUE AQUI e agende seu diagnóstico agora mesmo!