Blog

Perfis de clientes: quais são e como vender para cada um?

4 de dezembro de 2019 - 19H29
Perfis de clientes: quais são e como vender para cada um?

Você conhece os padrões comportamentais? Sabia que cada um tem sua forma de reagir a abordagens comerciais? É por isso que neste blog você vai se aprofundar nos perfis de clientes e entender como vender para cada um deles.

Um fato interessante é que o ser humano consegue controlar apenas cerca de 5% do comportamento. O restante é levado pelo lado do inconsciente, como mostrou estudo feito pela emissora inglesa BBC e divulgado pela Revista Super Interessante.

Ou seja, atos rotineiros como socializar, comprar e vender podem estar dentro dessa porcentagem de 95% de ações regidas pelo inconsciente. Tendo isso em mente, é muito interessante para os vendedores o entendimento dos perfis de clientes para conseguir auxiliá-los da melhor forma possível para a satisfação e sucesso na compra.

Perfis de clientes: Conheça os principais estilos comportamentais e suas características

Há quatro principais tipos de perfis comportamentais. São eles:

  • – Comunicador
  • – Executor
  • – Planejador
  • – Analista

Apesar disso, há a possibilidade de diferentes combinações e predominâncias de níveis em cada pessoa. Então vamos detalhar cada um desses quatro citados.

  1. Comunicador: extrovertido, gosta de atenção e ambientes agradáveis

    Como o próprio nome já fala, os clientes com esse perfil são aqueles que têm facilidade para a comunicação. Ou seja, costumam ser pessoas extrovertidas, enérgicas, que gostam de conversar e ficam desestimuladas com a estagnação.

    Com isso, vai identificar nesse perfil de cliente a facilidade para a mudança de assunto, movimentação e liberdade na execução de projetos. Para os comunicadores, é muito importante estar em uma relação de convivência agradável e na qual sua presença seja notada.

    Além disso, essas pessoas são aquelas conhecidas por fazerem amizades facilmente e trabalharem bem em grupo. Outras características marcantes são a vaidade e a ambição por crescer em todas as áreas da vida. Mas é claro que esse perfil também tem bastante imaginação, facilidade para as áreas artísticas e agilidade nas ações.

    Imagem da cliente sorrindo e apertando a mão de um membro da equipe durante uma reunião. Dentre os perfis de clientes, esse é o comunicador

  2. Executor: ativo, otimista e dinâmico

    Os executores têm vocação para a liderança. Destemidos do medo pela tomada de riscos e de encarar novos desafios, eles podem ser definidos como clientes ativos, otimistas e dinâmicos.

    Por todas essas características, essas são pessoas trabalhadoras, com ânimo e resiliência de sobra. Porém, tudo isso leva a um ponto mais agressivo, que é o fato de se estimularem pela competição.

    Ou seja, se é preciso que alguém tenha foco em resultados e realize as atividades de forma rápida, o ideal é escolher quem tenha predominância do perfil executor.

    Foto de uma flecha no alvo. Entre os perfis de clientes, essa imagem representa o executor

  3. Planejador: atua de acordo com normas e regras estabelecidas

    A principal característica dos clientes planejadores é a necessidade de enxergar as regras e seguir de acordo com elas. Entretanto, são também vistos como pessoas de comportamento sereno e responsável.

    Além disso, os planejadores prezam muito pela rotina e atuam melhor quando estão em parceria com pessoas mais ágeis e desenvoltas. Outro ponto importante é que atuam com bastante disciplina, paciência e passividade.

    Em casos de emergência, mantém a calma. Por essa e outras características, é geralmente um tipo de cliente de convivência tranquila.

    Foto de pessoa fazendo uma lista no caderno. Dentre os tipos de perfis de clientes, esse é o planejador

  4. Analista: leal e comprometido com suas funções

Esse perfil tem uma personalidade bem discreta. Engloba pessoas que não têm muita aptidão para se relacionar e conhecer novas pessoas. Porém, os analistas são bem exigentes e comprometidos com suas entregas.

Apesar de ter um pensamento mais pessimista, é visto bastante como alguém inteligente e culto. Entre suas habilidades, podemos citar a facilidade de improvisação e de atuação em atividades bem especificadas.

Como vender para os diferentes estilos de perfis de clientes

Comunicadores: aja com mais pessoalidade e confiabilidade

Os perfis de clientes comunicadores são motivos, muitas vezes, pela emoção. Como dito anteriormente, gostam de se relacionar com pessoas. Dessa forma, é um cliente que vai gostar de saber coisas mais pessoais sobre o(a) vendedor(a), como hábitos e gostos.

Tenha em mente também que ganhar a confiança desse cliente é o ponto chave para fechar o negócio. Então, demonstre que se preocupa com o bem-estar dessa pessoa e, é claro, que é alguém que será fiel, assim como todos da sua empresa.

Executores: vá direto ao ponto e solucione rapidamente o problema

Por serem dinâmicos em suas entregas, os clientes executores não gostam de negociações com muita enrolação. Por isso, vá direto ao ponto com esse perfil e mostre sua segurança sobre o assunto.

Como em todas as abordagens, estude muito sobre esse decisor. Nesse caso é ainda mais importante para que você tenha assertividade de bater exatamente no ponto que ele precisa. Dessa maneira, o cliente vai conseguir enxergar valor na sua solução.

Planejadores: apresente a maior riqueza de detalhes possível a esses perfis de clientes

Como são muito exigentes e se apegam a pequenos detalhes, os clientes com o perfil planejador precisam entender cada detalhe da sua solução para entender que é realmente uma escolha pertinente para ele.

Apresente também as garantias que a sua empresa dá a ele e toda a preocupação que o time possui com cada processo para que ele tenha sucesso.

Analistas: seja paciente e ofereça segurança

Por conta da personalidade desse cliente, ele não reage bem a pressão. Os analistas gostam de ter cada passo muito bem planejado. Portanto, o vendedor precisa ter bastante paciência durante a negociação. E qual é o ponto que ganha esses perfis de cliente? A segurança e a credibilidade. Então, em sua abordagem, mostre principalmente os baixos riscos que o cliente terá ao adquirir a sua solução.

Aprenda na prática e saiba também qual é o seu perfil comportamental

De nada adianta conhecer as teorias se você não colocá-las em prática. Então, pense nos clientes que estão em negociação com você e como será possível adaptar o seu trabalho para agradá-lo.

Caso você queira se aprofundar ainda mais nesse e outros aspectos muito importantes para as vendas complexas, temos uma oportunidade. Participe do Programa Estratégico de Vendas da Hackeando Processos, que ensina hacks para otimizar o seu processo comercial. A próxima turma começa no dia 2 de fevereiro em Juiz de Fora! Para saber mais, clique aqui.

Leia também