Blog

Pitch de vendas: saiba o que é

26 de fevereiro de 2021 - 9H30
Pitch de vendas: saiba o que é

Pitch de vendas é um discurso comercial de curta duração, que tem como objetivo fazer o consumidor se interessar por um produto ou ideia.

Nesse sentido, a fala deverá ser concisa, interessante e convincente, ela deve apresentar a solução e mostrar os benefícios que pode gerar para o interlocutor.

Então, você precisa dizer, em poucas palavras, o que é o seu projeto, em qual mercado vai atuar, qual solução oferece e o que está buscando no momento. 

Não sabe como utilizar essa estratégia? Continue lendo!!

 

Pitch de vendas: saiba o que é

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você vai ler:

O que é o pitch de vendas?

Como fazer um pitch de vendas de sucesso?

A importância de um pitch de vendas

Outros tipos de pitch

Conclusão

 

O que é o pitch de vendas?

 

Primeiramente, “Pitch” vem de “elevator pitch”, uma espécie de “discurso de elevador” usado pelas startups do Vale do Silício para apresentar ideias para investidores.

Imagine que você encontre seu potencial cliente no elevador de um consultório, o pitch de vendas aconteceria dentro de poucos segundos, na passagem entre um andar e outro. Seria nesse curto intervalo de tempo que você poderia apresentar sua solução e convencê-lo de que a compra é uma boa ideia.

O termo pitch surgiu em meio ao ambiente das startups, quando novos empreendedores precisavam apresentar ideias em um curto intervalo de tempo para conquistar investidores. 

Essas apresentações precisavam ser concisas e objetivas para despertar o interesse do investidor e permitir ao empreendedor uma chance maior de expor melhor sua ideia em outros encontros. 

Da mesma forma, o pitch de vendas também deve ser curto e objetivo. É o momento no qual você irá apresentar sua solução ou produto, educando o potencial cliente quanto aos problemas que ele tem e possibilitando a chance de levar o lead para um próximo passo.

 

Como fazer um pitch de vendas de sucesso?

 

1- Estude seu público

Para saber qual a melhor abordagem, é necessário que você entenda o público para o qual irá fazer a apresentação, ou seja, quem poderá investir, pagar ou contratar sua solução.

Colete dados sobre o possível cliente, sua empresa, o segmento de atuação no mercado. Ou seja, ter uma estratégia de vendas já direcionada para o público alvo diminui o tempo e aumenta a chance da realização da compra. 

 

2- Ofereça soluções personalizadas

Partindo do princípio de que você já conhece seu público e entende as suas necessidades, é importante oferecer soluções personalizadas para ele.

Então, procure adaptar as informações que vai apresentar para dar foco aos pontos mais estratégicos para esse público. Foque em resolver as dificuldades do possível cliente e se mostre como um aliado para ajudá-lo a atingir os seus objetivos.

 

3- Quebre as objeções

Objeções são barreiras colocadas pelos clientes diante de uma proposta de negócios. Afinal, elas podem aparecer em qualquer momento da sua abordagem.

Respire fundo e se prepare para enfrentar resistências como “preciso pensar” ou “só consigo tomar essa decisão futuramente”. Se prepare ao máximo.

 

4- Mostre como resolver o problema

Esteja preparado e dê atenção ao que o seu prospect irá falar, ofereça soluções e benefícios de acordo com sua dor. 

 

5- Mostre valor

Apresente ao seu potencial cliente uma proposta de valor. Ele com certeza estará interessado no preço, portanto, trabalhe na cabeça dele a ideia de que será um investimento e não apenas um custo. Ao mesmo tempo que, a partir disso irá trazer muitos benefícios.

 

A importância de um pitch de vendas

 

Seu pitch de vendas irá definir exatamente o futuro do lead dentro do seu funil. Você pode ser barrado logo na primeira ligação se não conseguir despertar o interesse do lead em conhecer melhor sua solução.

Você pode perder a negociação no estágio final por não ter gerado valor suficiente durante a apresentação.

Porém, você pode ser um vendedor de alta performance que consegue manter o lead engajado em todas as etapas do funil, conduzindo-o ao fechamento rapidamente. 

Não existe uma fórmula mágica para você chegar ao pitch perfeito de vendas, é necessário entender muito sobre sua solução e sobre o mercado que irá atuar. Entretanto, o segredo é: estude.

 

Outros tipos de pitch

 

Pitch de uma palavra

O foco é ser bem objetivo, algumas marcas tentam associar o seu público a apenas uma palavra e ser reconhecido por ela. Quando elas tem sucesso isso acaba se tornando até mesmo uma figura de linguagem.

 

Pitch de questionamento

Quando a resposta de uma pergunta tem um argumento forte, a própria pessoa que respondeu consegue chegar a conclusão que a nossa pergunta direcionou, isso torna a persuasão mais intensa e passiva.

Um exemplo do uso desse pitch é quando utilizamos o no dia a dia de vendas o método SPIN. Sabemos o tanto que essas perguntas impactam na nossa conversa e no engajamento desse lead.

 

Pitch de e-mail

Se você trabalha com cold mail você sabe o impacto que o assunto pode ter no seu trabalho.  A ideia desse pitch é abordar a temática do corpo do email gerando curiosidade e direcionando a uma situação específica do lead.

 

Conclusão

 

Portanto, percebemos a importância que o Pitch de vendas possui para alavancar seu negócio. Você possui dificuldade com essa metodologia? Conte com o Hackeando Processos!

Agende um diagnóstico agora mesmo CLICANDO AQUI e um de nossos especialistas irá entrar em contato com você!

 

 

 

 

 

Leia também