Você é um vendedor e está pensando em sair do seu emprego ou da empresa que trabalha? Ou é um gestor e está querendo demitir alguns funcionários? Calma, isso pode te custar bastante coisa. Nós vamos te ajudar a entender por que vendedores desistem e empresas demitem!
Tempo de leitura: 4 minutos
Você vai ler sobre:
Motivações do vendedor
Motivações da empresa
Conclusão
Para começar essa conversa, vamos trabalhar alguns dados, ok? Em 2018 o Sales Hackers mostrou que a taxa de turnover anual em vendas é de 20%. (Você pode ver mais sobre esses dados aqui.)
Além disso, os mesmos dados mostram que 71% das empresas levam até 6 meses para potencializar novos vendedores.
Agora pare por um momento e imagine que você tem uma empresa com 50 profissionais de vendas. É bem provável que você vá precisar de renovar o contrato anualmente com 10 deles, e ainda esperar até 6 meses para que esses funcionários deem lucros para a empresa. Deu até um frio na barriga, né? É muito dinheiro e tempo perdido.
Então para te ajudar com essas contas (que já devem ter embrulhado seu estômago), nós vamos te contar por que vendedores desistem e empresas demitem. Assim, você vai estar preparado para combater essas dificuldades e solidificar um time de vendas na sua empresa.
As motivações podem vir da parte do vendedor e por parte da própria empresa. Neste tópico vamos tratar das motivações que uma pessoa pode ter para pedir demissão. Se você é um vendedor e está desanimado com a empresa, você talvez se identifique em um dos problemas abaixo:
Você pode ser um vendedor que se encontrou nessas situações ou pode ser um gestor. Mas em ambos os casos é importante ter um trabalho de comunicação entre o funcionário e a empresa. Assim, a empresa pode atender as condições necessárias para que o profissional de vendas atue com uma melhor estrutura e conhecimento.
Um dos pontos de reclamação dos vendedores é a falta de autonomia. É importante que os funcionários tenham acompanhamento, mas também precisam de autonomia para trabalhar. Para isso, o gestor deve evitar pontos de contato excessivos e o vendedor deve procurar o responsável pelo setor, caso necessite de ajuda. Comunicação é fundamental!
Ter um processo bem estruturado é de extrema importância para que cada profissional exerça sua função com qualidade e não seja sobrecarregado. Assim, a empresa terá uma melhor organização e mais resultados. Para saber mais sobre como estruturar um processo comercial, clique aqui
Assim como os vendedores ficam desanimados com poucos resultados, as empresas também ficam quando não conseguem ver retorno de um funcionário. Por isso, vamos te explicar agora algumas motivações que levam empresas a demitir funcionários:
Para transformar essas situações, mais uma vez temos uma ferramenta fundamental: a comunicação. A empresa deve motivar os seus funcionários, por meio de reconhecimentos, para que eles estejam sempre em evolução.
Já os funcionários devem entender que é dever deles estarem sempre buscando novos conhecimentos e capacitações na área em que trabalham, afinal, vendas está sempre evoluindo. Qualquer dificuldade de ambas as partes, deve ser comunicado e conversado.
Agora que você já sabe por que vendedores desistem e empresas demitem, pode tomar as atitudes corretas para mudar esse cenário. O segredo para transformar as situações que colocamos aqui é o clichê de procurar dar sempre o seu melhor, seja você gestor ou funcionário. Fazer um trabalho com excelência não apenas traz lucros, mas inspira aqueles que estão ao seu redor para também o fazerem.
E já que trouxemos alguns dados ruins para iniciar nossa conversa, vamos fechar com aquele ar de esperança, que tal?
Se você quiser se capacitar mais em vendas, entre em contato com a gente, nós podemos te ajudar. Não desista!