Blog

Por que vendedores desistem e empresas demitem

29 de maio de 2020 - 12H00
Por que vendedores desistem e empresas demitem

Você é um vendedor e está pensando em sair do seu emprego ou da empresa que trabalha? Ou é um gestor e está querendo demitir alguns funcionários? Calma, isso pode te custar bastante coisa. Nós vamos te ajudar a entender por que vendedores desistem e empresas demitem!

 

Tempo de leitura: 4 minutos

Você vai ler sobre:

Motivações do vendedor

Motivações da empresa

Conclusão

 

Para começar essa conversa, vamos trabalhar alguns dados, ok? Em 2018 o Sales Hackers mostrou que a taxa de turnover anual em vendas é de 20%. (Você pode ver mais sobre esses dados aqui.

Além disso, os mesmos dados mostram que 71% das empresas levam até 6 meses para potencializar novos vendedores. 

Agora pare por um momento e imagine que você tem uma empresa com 50 profissionais de vendas. É bem provável que você vá precisar de renovar o contrato anualmente com 10 deles, e ainda esperar até 6 meses para que esses funcionários deem lucros para a empresa. Deu até um frio na barriga, né? É muito dinheiro e tempo perdido.

 

 

Então para te ajudar com essas contas (que já devem ter embrulhado seu estômago), nós vamos te contar por que vendedores desistem e empresas demitem. Assim, você vai estar preparado para combater essas dificuldades e solidificar um time de vendas na sua empresa.

 

Por que vendedores desistem

 

As motivações podem vir da parte do vendedor e por parte da própria empresa. Neste tópico vamos tratar das motivações que uma pessoa pode ter para pedir demissão. Se você é um vendedor e está desanimado com a empresa, você talvez se identifique em um dos problemas abaixo: 

  • – Gerar muito resultado para a empresa mas não ter reconhecimento e nem novas oportunidades;
  • – Não ter comissão ou ela ser desproporcional ao trabalho que é realizado;
  • – O salário ser desproporcional ao lucro que a empresa recebe pelo trabalho feito;
  • – A empresa não dá condições necessárias para a equipe comercial vender o produto (falta de informações, problemas na entrega do produto, etc);
  • – Falta de autonomia para trabalhar;
  • – Problemas de adaptação com novos processos;
  • – Problemas de adaptação com um novo produto;
  • – Sobrecarga de funções;
  • – Empresa não faz onboarding (capacitação personalizada que prepara os profissionais recém contratados para que eles possam se adaptar na cultura da empresa com maior facilidade).

 

Como melhorar:

 

Você pode ser um vendedor que se encontrou nessas situações ou pode ser um gestor. Mas em ambos os casos é importante ter um trabalho de comunicação entre o funcionário e a empresa. Assim, a empresa pode atender as condições necessárias para que o profissional de vendas atue com uma melhor estrutura e conhecimento. 

Um dos pontos de reclamação dos vendedores é a falta de autonomia. É importante que os funcionários tenham acompanhamento, mas também precisam de autonomia para trabalhar. Para isso, o gestor deve evitar pontos de contato excessivos e o vendedor deve procurar o responsável pelo setor, caso necessite de ajuda. Comunicação é fundamental!

Ter um processo bem estruturado é de extrema importância para que cada profissional exerça sua função com qualidade e não seja sobrecarregado. Assim, a empresa terá uma melhor organização e mais resultados. Para saber mais sobre como estruturar um processo comercial, clique aqui

 

Por que empresas demitem

 

Assim como os vendedores ficam desanimados com poucos resultados, as empresas também ficam quando não conseguem ver retorno de um funcionário. Por isso, vamos te explicar agora algumas motivações que levam empresas a demitir funcionários:

 

  • – Não possuir coachability (coachability é a capacidade de se desenvolver por meio de feedbacks);
  • – Não conseguir bater metas;
  • – Problemas de ética;
  • – Não ter proatividade;
  • – Não ter curiosidade e procurar se capacitar;
  • – Falta de habilidade;
  • – Não falar a verdade sobre o produto para os clientes;
  • – Não trabalhar de forma íntegra.

 

Como melhorar

 

Para transformar essas situações, mais uma vez temos uma ferramenta fundamental: a comunicação. A empresa deve motivar os seus funcionários, por meio de reconhecimentos, para que eles estejam sempre em evolução. 

Já os funcionários devem entender que é dever deles estarem sempre buscando novos conhecimentos e capacitações na área em que trabalham, afinal, vendas está sempre evoluindo. Qualquer dificuldade de ambas as partes, deve ser comunicado e conversado.

 

Conclusão

 

Agora que você já sabe por que vendedores desistem e empresas demitem, pode tomar as atitudes corretas para mudar esse cenário. O segredo para transformar as situações que colocamos aqui é o clichê de procurar dar sempre o seu melhor, seja você gestor ou funcionário. Fazer um trabalho com excelência não apenas traz lucros, mas inspira aqueles que estão ao seu redor para também o fazerem.

E já que trouxemos alguns dados ruins para iniciar nossa conversa, vamos fechar com aquele ar de esperança, que tal? 

  • O Brasil foi considerado em 2018 por uma pesquisa realizada pela Pipedrive, como o país que possui os times de vendas mais rápidos do planeta. O estudo realizado com mais de 70.00 equipes de vendas ao redor do mundo mostrou que o Brasil leva cerca de 28 dias para fechar uma venda, enquanto outros países demoram cerca de 35 dias ou mais. (Para ler mais sobre, você pode clicar aqui.)

 

  • De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) , em 2019, o Brasil gerou 45 milhões de reais em vendas diretas. Portanto, ocupou a 6ª posição mundial em vendas diretas e o 2º lugar nas Américas. Cerca de 5% da participação mundial nesse setor pertence ao nosso país!

 

Se você quiser se capacitar mais em vendas, entre em contato com a gente, nós podemos te ajudar. Não desista! 

Leia também