É hoje. Sim, nesse momento você vai, finalmente, entender o que é a Proposta Única de Valor, ou PUV, como você já deve ter escutado por aí.
Bom, antes de entrar no mérito do conceito e das características de uma PUV, vamos recapitular a importância de se ter uma bem definida.
Sabe quando você está lá, no meio de uma negociação com o potencial cliente, e ele lança essas perguntas:
“Qual é o maior benefício que a sua empresa oferece para a minha?” ou “Por que eu deveria comprar um produto ou serviço com a sua marca e não com o concorrente?”
Nesses casos, a resposta é a Proposta Única de Valor.
Ao oferecer uma proposta de valor exclusiva, que seu cliente só encontra com a sua empresa, você quebra essas e muitas outras objeções!
Continua descendo esse texto que eu vou te ensinar a fazer apresentações poderosas para atrair e converter seus clientes!
Vem comigo:
Tempo de leitura: 10 minutos
Você vai ler sobre:
O que significa Proposta Única de Valor?
Principais características de uma PUV
Como montar uma Proposta Única de Valor?
Exemplo de uma PUV eficiente
De forma geral, uma Proposta Única de Valor é aquele discurso que vai te diferenciar das outras empresas do seu ramo e te estabelecer como uma marca única, que entrega algo exclusivo.
Então, quanto mais específico você for, mais evidente será sua PUV, ao passo que mais limitado será o seu alcance.
No entanto, você que nos acompanha já sabe que a qualidade sobrepõe à quantidade, portanto, a maneira que sua marca passa valor adiante, deve ser sua preocupação mais importante.
. Lembre-se: é melhor qualificar menos leads com mais chances de converterem em venda do que o contrário!
Se você ainda não definiu a sua, está um pouco atrasado, mas eu vou te ajudar. Você vai definir a sua, hoje mesmo!
Em primeiro lugar, acredito que o ponto mais claro da lista seria a exclusividade da sua proposta.
Por isso, é necessário definir um diferencial, ou seja, algo que faça sua empresa ser, facilmente, reconhecida.
. Importante: evite escolher “preço baixo” como alternativa aqui e tente encontrar algo que as pessoas valorizem e falem a respeito!
Além dessa característica, outros pontos também são bem aparentes dentro de uma boa PUV, como identificar uma necessidade dos usuários e oferecer uma vantagem clara.
Assim, fazer uma pesquisa com seus clientes ajuda muito a enxergar essa necessidade! Você já ouviu seus clientes hoje?
Vem ouvir o que nossos clientes têm para dizer e se inspire para fazer o mesmo, é só clicar aqui embaixo:
Nesse sentido, como já falei anteriormente, a PUV nada mais é que um discurso padronizado dentro da sua equipe que apresenta a sua empresa/seu produto!
Então, ela pode ser um documento mesmo, liberado para todo o time ler quando precisar. E nela você precisará ter:
. Seu serviço;
. O que ele proporciona;
. Para quem ele é direcionado;
. Como essa pessoa terá esse serviço disponível.
E agora, você vai entender como buscar essas informações e montá-las em poucas linhas:
Outro importante passo é entender para quem você quer vender ou já vendeu. Mas, note que eu mencionei o cliente “ideal”, ou seja, você deve pensar naquele que seria seu cliente perfeito.
Querer agradar a todos, fazer um produto para “geral” é inviável, por mais que realmente possa atender a grande maioria. Portanto, você deve focar em um tipo de cliente.
Assim, observe as características dos clientes, quais as suas dores e necessidades. Além disso, entenda por onde eles compram, qual é o comportamento de consumo, periodicidade e canal.
Faça uma lista com essas informações e crie um perfil de cliente ideal, com a idade mais recorrente, o cargo que mais te procura e o ramo que você mais vê necessidade do seu produto.
Ah, não se esqueça do budget dele!
E nem precisa anotar tudo isso correndo! Temos um texto só com essas informações, é só clicar aqui e ler mais: “Ideal Customer Profile (ICP): O que é e como definir”.
Com o cliente ideal definido, é hora de lançar um olhar maior para o mercado e buscar informações sobre o que está acontecendo dentro dele.
Tente entender o que falta, quais dificuldades as empresas desse segmento ainda passam, e identifique se existem pontos que seus consumidores gostariam de ter em um serviço.
Para isso, você pode fazer uma análise de mercado, pode usar estudos publicados por institutos confiáveis e, claro, acessar grupos nas redes sociais que estão dentro desse nicho.
E o mais importante, atente-se às demandas dos clientes que você já tem!
Uma vez que você deseja criar uma proposta de valor única, será fundamental, também, observar o que os seus concorrentes estão fazendo.
Além de descartar o que já é feito, ao olhar para a concorrência você é capaz de enxergar oportunidades e boas práticas, que devem ser usadas para elaborar uma PUV condizente com o mercado.
Depois de definir o seu produto e o respectivo cliente ideal dele, comece a selecionar o que é realmente importante para ele, ou seja, o que ele enxerga como algo de valor.
Busque entender quais são as reais dores dos clientes e como você pode solucioná-las através desse serviço.
Geralmente, os consumidores não são capazes de responder exatamente o que desejam, mas indicam de acordo com as dificuldades que convivem. Assim, use essas informações como o ponto central para a sua PUV.
Aqui no Hackeando Processos, por exemplo, fomos criando vários produtos para sanar as diversas dores que encontramos no ramo em que atuamos até que decidimos criar um serviço só!
Assim, nasceu a House de Prospecção! Uma solução completa que atua de ponta a ponta em todos os problemas de uma equipe comercial!
Conheça ela agora mesmo:
Agora, com todas essas informações coletadas, observe o que você já faz e como faz. Procure por um diferencial no seu produto.
A exemplo disso, o aspecto único da sua PUV pode estar associado a:
. Desempenho;
. Design;
. Usabilidade;
. Acessibilidade;
. Processo de compra,
. Integração com outros serviços.
Certamente, seu serviço pode ter mais de um diferencial, o que é mais difícil porém, não impossível!
Agora que você já sabe como montar sua Proposta Única de Valor, vem entender como ela funciona na prática!
Para exemplificar esse texto todo, vou usar nossa PUV para a Dealwise Solution, nosso mais novo software, uma versão melhorada da Dealwise Standart, que você já conhece.
Com a Dealwise Standart nós entendemos que precisávamos de uma plataforma que fosse além da gestão do processo de prospecção!
Por isso, a Dealwise Solution entrega todo o seu departamento de vendas, nesse sentido, tudo da equipe comercial fica centralizado dentro de apenas uma ferramenta, linkando processos, pessoas e tecnologia.
Assim, você consegue perceber que o principal ponto da Dealwise Solution é centralizar os pilares dentro de uma só ferramenta, visto que ela é uma plataforma especialista em CRM e em Prospecção (dois em um).
E isso, dentro de um mercado que, em geral, uma empresa chega a ter 3 tecnologias para gerenciar o departamento comercial, é um grande diferencial!
Além disso, agregamos ao software uma parte para trazer treinamentos e onboarding para a equipe do cliente, o que já garante a solução de outra dor!
Quer entender o que mais a Dealwise Solution tem? É só clicar aqui embaixo e ver com seus próprios olhos:
Bom, espero ter te ajudado a entender o que é uma PUV, a importância dela e como montar uma para o seu serviço!
Todo negócio precisa de uma Proposta Única de Valor para se destacar no mercado. É ela que te diferencia da concorrência!
Além de, claro, fazer seus clientes se interessarem pelo seu produto!
No mais, fica aqui o meu convite para você conhecer mais nossa empresa, principalmente se for novo por essas bandas! É só clicar aqui e ficar a vontade: