No artigo sobre “Tendências de vendas: dicas avançadas para se destacar em 2023” dei um spoiler sobre o funil asterisco e agora, com o ano chegando ao fim, vim te mostrar como essa estratégia pode turbinar sua prospecção de clientes!
E, claro, com resultados práticos!
Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Harvard Business Review, 73% dos compradores utilizam mais de um canal durante sua jornada de compra.
Nesse sentido, investir em um atendimento em diversos canais, que é a premissa principal do funil asterisco, oferece mais chances de encontrar leads mais qualificados e captá-los de inúmeras formas!
Além disso, seu negócio não fica dependente de um ou dois canais de entrada de potenciais consumidores.
Então, se liga: sua empresa tem a capacidade de vender muito mais e o Hackeando Processos sabe como te ajudar nisso!
Continue aqui comigo e entenda absolutamente tudo sobre o funil asterisco!
Tempo de leitura: 10 minutos
Você vai ler sobre:
O que é o funil asterisco?
Como funciona a prospecção de clientes dentro do funil asterisco
Passo a passo para aplicar o funil asterisco na sua prospecção de clientes
Saiba agora como turbinar sua estratégia de funil asterisco!
Em resumo, o funil asterisco é o planejamento da estratégia comercial focada em múltiplos canais de aquisição de clientes.
Isso significa que ao investir em diferentes pontos de entrada, eles vão trazer diferentes tipos de leads, com mentalidade, dores e operações comerciais diversas.
E, claro, sabemos bem que a prospecção de clientes gera um grande custo para empresas, principalmente do nosso ramo, o B2B!
Aliás, essa dificuldade vai aumentar cada vez mais, visto que mais negócios vão surgindo e mais difícil fica se destacar e se diferenciar no mercado de vendas!
Assim, ter um processo que busca diferentes custos de aquisição – alguns com mais investimentos e outros menos – além de conversões distintas, levará sua captação de leads nas alturas!
Atualmente, investimos em várias áreas, como: tráfego pago e orgânico vindos do Marketing; prospecção outbound; parcerias; ABS; Account Planning e eventos patrocinados.
Note que temos sete pontos de entrada entre os listados. E é dessa forma que essa estratégia de prospecção de clientes funciona!
Basicamente, significa expandir para outras oportunidades, gerando novos contatos qualificados.
Por conta disso, deixamos de lado a denominação de Funil de vendas em Y e passamos a dotar o Funil asterisco, já que, assim como o símbolo do asterisco “ * ”, é um funil que possui várias pontas de entrada!
Nesse sentido, ao adicionarmos todas as inúmeras formas que conseguimos captar dos nossos clientes além da prospecção ativa e do Marketing, o nosso funil chegou a esse esquema:
Atualmente, investimos em várias áreas, como: o tráfego pago e orgânico vindos do Marketing; prospecção outbound; canais e parcerias; programa de indicação com clientes; Account Planning e eventos patrocinados.
Note que temos sete pontos de entrada entre os listados. E é dessa forma que o funil funciona!
Basicamente, significa expandir para outras oportunidades, gerando novos contatos qualificados.
No entanto, até pouco tempo, aqui no Hackeando Processos, por exemplo, o Funil de vendas em Y predominava. Mas, somente ele não é suficiente para gerar muitas oportunidades!
Por isso, adicionamos todas as inúmeras formas que conseguimos captar nossos clientes além da prospecção ativa e do Marketing. E nosso funil chegou a esse esquema:
Primeiramente, você precisa entender de onde seus clientes atuais vieram. Após essa análise, junte sua equipe de vendas e discutam novas possibilidades de canais, como:
. Recompra de clientes atuais;
. Parcerias com empresas complementares ao seu serviço ou do mesmo ramo;
. Participação em eventos para praticar o networking;
. Indicações de clientes;
. Indicações dos seus colaboradores em um sistema de gamificação;
. Field Sales;
. Prospecção de grandes contas.
Entre muitas outras alternativas!
A partir daí, é questão de planejamento, isto é, quais setores ficarão responsáveis por cada canal e o investimento que será feito.
Para isso, criei um tópico com o plano de ação ideal para tirar essa ideia do papel e colocar em prática na sua prospecção de clientes!
Entenda quais foram os toques finais que nossa equipe deu para que o funil asterisco alcançasse nossos melhores leads durante a prospecção de clientes!
Segue o fio:
Certamente, começar uma nova estratégia dentro da equipe de vendas nunca é fácil!
Então, você com empreendedor já deve ter notado essa dificuldade… É capaz até de já ter tentado implementar algo novo e desistido por falta de adesão.
Mas, aqui além de te mostrar as melhores estratégias, também garantimos a melhor solução para todos esses gargalos!
Nesse caso, você deve preparar e oferecer um treinamento para o time entender e se adaptar a esse novo funil.
Para isso você deve criar apresentações explicando tudo o que nós colocamos aqui e também já levar todos os pontos novos de contato e quem deverá operá-los.
Uma boa alternativa é inserir esse novo processo no playbook comercial da equipe, para que ela vá se adaptando a essa nova prospecção de clientes.
No fim das contas, o importante é não deixar de fazer essa introdução gradual do funil asterisco, se não o processo não será devidamente seguido!
Agora, se estiver sem tempo para fazer todo esse esquema, não se desespere!
Você pode entrar em contato com a gente e conhecer o nosso treinamento para equipes B2B totalmente personalizado e feito junto com você e o seu time, inclusive para esse funil asterisco! Basta clicar aqui embaixo e mandar sua mensagem:
Por trás de toda estratégia existe muito acompanhamento de performance!
Por isso, a última dica deste artigo não poderia ser outra: tenha uma ferramenta focada em analisar o desempenho do funil asterisco.
Nós não acertamos de primeira e isso é quase impossível de acontecer!
Vão haver canais equivocados, que nem convertem tanto ou que possuem um investimento muito acima do que seu negócio consegue manter.
E, por essa razão, indicamos uma plataforma de engajamento de leads que usamos para todo o nosso departamento comercial!
Ela foi definitiva para estabelecermos de vez a nossa estratégia de funil asterisco.
Isso devido às funcionalidades que ela possui para armazenar todos os resultados do seu time ao longo do ano, gerando relatórios extremamente confiáveis e dinâmicos!
Dessa maneira, entendemos o que dá certo na nossa empresa e atuamos em potencializar a prospecção de clientes a partir disso!
Portanto, não fique de fora dessa! Invista em tecnologia, invista em uma plataforma de engajamento de leads:
Por fim, espero que você tenha entendido a finalidade do funil asterisco e a importância de abrir esse leque de entradas para alcançar mais leads!
É como sempre falamos por aqui, não adianta ter uma lista cheia de contatos se nenhum deles tem perfil para o seu serviço.
Por isso, hoje no Hackeando Processos, nós entendemos o seu negócio e esquematizamos as melhores estratégias de aquisição para aumentar a sua prospecção de clientes.
O funil asterisco turbinou a nossa geração de demanda e pode fazer o mesmo com a sua!
Agende um papo com a gente agora mesmo e saiba como: