Blog

Por que é preciso relacionar vendas e tecnologia?

18 de janeiro de 2022 - 12H00
Por que é preciso relacionar vendas e tecnologia?

Você já parou para pensar na real importância que a tecnologia tem para nós hoje? 

Ou então, como é extremamente fácil abrir seu celular e comprar, literalmente, tudo que você quiser?

É claro que, já faz algum tempo que temos essa possibilidade de comprar qualquer coisa online, mas, não podemos negar que a pandemia do Novo Coronavírus selou de vez essa conexão entre tecnologia e vendas.

A premissa dos avanços tecnológicos sempre foi tornar a nossa vida mais simples e descomplicada, de modo que pudéssemos atingir nossos objetivos de forma mais rápida e precisa. 

Assim, quanto mais previsível for o caminho, menos chances de erro possuímos e, portanto, mais resultados são adquiridos.

Por isso, podemos dizer que a tecnologia, atualmente, é a principal ferramenta para chegar a um processo comercial eficiente. 

Quer entender o porquê?

Então continue aqui com a gente!

 

 

Tempo de leitura: 10 minutos

Você vai ler sobre:

Principais usos da tecnologia na área comercial

Vantagens que a tecnologia traz para o seu negócio

Importância da tecnologia para a venda

 

Principais usos da tecnologia na área comercial

 

CRM

É um sistema de vendas que basicamente organiza, analisa e registra todo o seu processo de vendas, o que te ajuda a operar todo seu negócio de uma forma simples e digital.

Ao utilizar um desses na sua empresa, você será capaz de ter em mãos a performance de todo o seu time, estabelecer metas mais condizentes com os números da empresa e te traz uma maior previsibilidade na hora de vender o seu produto.

Para te mostrar a diferença que um sistema comercial desses faz, eu trouxe aqui uma pesquisa feita pela Inside Sales Benchmark.

Nela, eles concluíram que a média de atividades diárias de um SDR, que não possui uma plataforma de Sales Engagement é 34, enquanto, SDRs que têm uma plataforma, como CRM, conseguem fazer até 72 atividades (é mais que dobro!).

Assim, é notório que ter uma ferramenta onde você pode cadastrar seu funil, receber tarefas que tem o único intuito de impulsionar suas vendas e com todos os detalhes das propostas, dos clientes e leads, é muito valioso.

Por isso, procure um sistema de inteligência comercial que agrade sua equipe e otimize o seu negócio!

E se você ainda não vê razões suficientes para investir nisso e acha uma perda de tempo e dinheiro, leia o nosso artigo com 10 motivos para vendedores usarem um CRM e tire suas próprias conclusões.

 

Big Datas

É uma tecnologia que podemos considerar nova ainda no mercado, mas que já está dando as caras em vários ramos e sua aparição rápida e dominante não é por acaso.

Big Data pode ser definida como um conjunto de mecanismos especiais, capazes de analisar um grande volume de dados, em um tempo mais hábil e gerar resultados que podem ser extraídos e organizados de maneira útil para as suas vendas.

Assim, para facilitar o entendimento, vamos dizer que Big Data é uma estação de tratamento de água.

Nela, você despeja todos os dados da sua empresa, dos leads que possui e das taxas de conversão e, ao final do processo, ele te entrega as métricas mais higienizadas possíveis.

Com isso, seu time de pré-venda consegue priorizar, da melhor maneira, uma definição de estratégia comercial, seja para uma prospecção outbound, seja para uma análise de mercado.

O importante aqui é ter uma base sólida e confiável de dados!

 

Vendarketing

Um nome que soa meio estranho, eu sei, mas que faz todo sentido para o rumo que as vendas tomaram até chegar nos dias atuais.

Sabe aquela frase “unir o útil ao agradável”? É exatamente o que esse termo significa!

Vendarketing, nada mais é do que conectar as áreas de vendas e de marketing da sua empresa e desfrutar das vantagens disso.

Nessa perspectiva, enquanto o time de marketing faz o processo de atração de leads, o time comercial tenta convertê-los em oportunidades de vendas.

Seguindo essa linha de raciocínio, o caminho até a negociação em si se torna mais previsível, com menos chances de recuo ou desistência do prospect.

Assim, as duas equipes são ligadas por qualquer tecnologia que tenha todos os detalhes das conversões, dos clientes e das oportunidades que se tornaram negócio.

Desse modo, isso faz com que os resultados de um campo ajude na definição de estratégias utilizadas no outro.

Em resumo, se o objetivo da sua empresa é crescer de forma consistente e com processos mais escaláveis, é dessa integração que ela precisa!

Então, se já estiver com isso em mente nesse momento, sugiro que corra para o nosso blog e acesse nosso artigo com tudo sobre Vendarketing.

 

Vantagens que a tecnologia traz para o seu negócio

 

Melhora na comunicação com o cliente

O grande diferencial da tecnologia é, justamente, manter uma boa relação com seus clientes.

Nesse sentido, as ferramentas listadas acima contribuem para enviar a mensagem correta na hora certa, identificar problemas que eles enfrentam para que você otimize seu processo comercial e estabeleça transparência e confiança.

 

Maior previsibilidade e produtividade

Imagina trabalhar sem sustos no fim das prospecções, sem deixar prazos pendentes e com tempo suficiente para mudar qualquer estratégia ineficaz?

É nesse ponto que a tecnologia entra.

Ela entende a operação da sua empresa, te mostra quais rumos podem ser tomados e, tudo isso, em um espaço de tempo menor do que você levaria para encontrar essas saídas sozinho.

Por isso, seja o melhor amigo de uma gestão comercial inteligente e veja como tornar sua equipe mais produtiva e seus processos comerciais mais previsíveis!

Uma dica? Faça melhor e agende um diagnóstico conosco para entender tudo isso de vez.

 

Maior confiabilidade

Acredito que sua operação de vendas possui diversos fluxos e automatizações, tanto no marketing, quanto no campo comercial, correto?

Você confia de olhos fechados nos modelos que você utiliza? Acredito que não, certo?

Com um CRM capaz de testar vários caminhos que seus fluxos podem tomar, e até as mensagens contidas neles, é bem possível que essa resposta mude e sabe por quê?

Porque fazer testes A/B, por exemplo, para descobrir qual a melhor tática de abordagem, otimiza o seu processo e te ajuda a entender melhor o que seu ICP se interessa.

Então, o que está esperando para aplicar logo tecnologias na sua empresa?

 

Importância da tecnologia para a venda

 

Estamos em 2022, não sabemos mais o que é viver sem lojas online funcionando o dia todo, com entrega a qualquer hora e com uma infinidade de produtos do mundo inteiro!

Dessa forma, a lógica é simples, se temos empresas adotando novas ferramentas para o mercado digital, é preciso adentrar também e se diferenciar da melhor maneira possível.

É necessário entender para onde estamos indo e como o jogo está se movimentando para traçar uma tática, com as suas peças, que tragam resultados!

Se você não faz ideia de como criar uma, deixa com a gente e marque seu diagnóstico agora!

A tecnologia de vendas é a base para transformar métricas em oportunidades de negócio e, com tanta informação, é preciso encontrar modos de competir com o mercado.

Por isso, invista em uma plataforma, seja uma já existente, seja uma criada pelo seu desenvolvedor, e coloque em prática a nova forma de vender.

Não fique para trás!

 

Conclusão

 

Você viu até aqui que, atualmente, tecnologia é a chave para um bom desempenho em vendas e é por esse motivo que não podemos mais falar de uma sem incluir a outra.

Por essa razão, aproveite que você já possui as taxas de conversão, de prospecção e um funil e transforme tudo isso em oportunidades reais! Traga controle, confiança, autoridade e rapidez para o seu negócio.

Tecnologia em vendas é o pão de queijo com café do mundo comercial e, assim como essas combinações perfeitas, você e o Hackeando Processos também é! 

Entre em contato com a gente e vamos fazer essa parceria acontecer: é só clicar aqui.

Leia também