Blog

Storytelling de sucesso: entenda essa prática

29 de julho de 2021 - 10H00
Storytelling de sucesso: entenda essa prática

Storytelling na prática, é um conjunto de técnicas narrativas inspiradas em roteiristas e escritores para transformar qualquer conteúdo em uma jornada única para o interlocutor, com o objetivo de desenvolver uma conexão emocional e transmitir uma mensagem.

Quem não gosta de ouvir uma boa história, não é mesmo? 

O storytelling não é uma prática nova. Na verdade, o hábito de contar histórias remonta a tempos muito antigos, que antecedem até mesmo o surgimento da escrita. Hoje em dia, essa técnica ainda sobrevive e vem sendo incorporada às estratégias de marketing das empresas. Assim, se humaniza a mensagem e cria-se um relacionamento mais próximo entre a marca e seu público.

Você quer aprender tudo sobre um storytelling de sucesso? Continue lendo nosso artigo!

 

Storytelling de sucesso: entenda essa prática

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você vai ler: 

Storytelling: o que é?

Quais são os principais elementos do storytelling?

Todo storytelling é uma narrativa?

Como aplicar o storytelling no marketing?

 

 

Storytelling: o que é?

 

Em livre tradução, storytelling significa “contar histórias”. No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca. Já o storytelling em vendas busca criar conexões com clientes em potencial, colocando-os como protagonistas da história contada. 

O objetivo é despertar emoções por meio de histórias convincentes e relevantes. Sendo assim, elas serão capazes de reter a atenção do público-alvo e impactá-los positivamente. Dessa forma, o prospect ficará mais inclinado a adquirir a sua solução.

Ao contar boas histórias, você garante que está produzindo um material único. Por mais que seja sobre um tema desgastado ou de conhecimento geral, o seu conteúdo abordará uma perspectiva única: a sua. Além da identificação, as histórias também acionam nosso lado emocional, seja por despertar alguma memória do leitor, seja por fazê-lo se imaginar na pele do personagem.

 

Quais são os principais elementos do storytelling?

 

Mensagem 

É comum separarmos o storytelling em duas partes. Story: a história e a mensagem a serem transmitidas. Telling: a forma como essa mensagem é apresentada. Caso a mensagem seja forte, é possível que ela surta efeito mesmo com um telling fraco. Mas, caso ela seja fraca, dificilmente você conseguirá salvar o seu conteúdo com técnicas para contá-la. 

A ideia passada é o que pode transformar e marcar a vida das pessoas. Textos, histórias e palestras que deixam a audiência entusiasmada momentaneamente existem aos montes, mas conteúdos que marcam de verdade e fazem com que você continue lembrando deles são escassos. Esses são os que conseguem conciliar as duas partes do storytelling.

 

Ambiente 

Os eventos precisam acontecer em algum lugar, tê-lo bem descrito facilita que o público embarque na jornada. 

 

Personagem 

O personagem é quem percorre toda a jornada e sofre uma transformação que leva à transmissão da mensagem. Mas, para passar por essa transformação, ele deve superar o próximo elemento, o conflito. 

 

Conflito 

O principal fator que deixa a audiência interessada na história é o conflito: o desafio que surge para o personagem a fim de motivá-lo a percorrer toda a jornada. Um conflito muito simples não desperta interesse, pois não gera identificação. Afinal, conquistas muito fáceis não costumam ser valorizadas. 

Ele deve ser mais elaborado e também não pode ser facilmente superado. Nesse caso, teríamos uma história romantizada, que pode até despertar emoções, mas dificilmente gera identificação. Portanto, o conflito deve ser elaborado e de difícil superação, a ponto de exigir a transformação do personagem para que seja superado.

 

Todo storytelling é uma narrativa?

 

Toda narrativa compõe um storytelling, mas o contrário nem sempre se aplica. Isso porque o termo diz respeito às técnicas usadas para passar uma mensagem de maneira envolvente e cativante, emprestando para isso algumas ferramentas da prosa.

Podemos classificar storytelling em três aplicações básicas: seu uso como história, seu uso como parte do conteúdo, seu uso como estrutura do conteúdo. Dessas três situações, a primeira é a única que é em si uma narrativa, ou seja, parte de uma história que possui começo, meio e fim para a transmissão de uma mensagem.

A segunda aplicação contempla pequenas inserções de uma narrativa, para exemplo ou metáfora, dentro de um texto maior que em si não é uma narrativa. Por fim, é possível usar as ferramentas do storytelling dentro de um texto que não é uma narrativa, mas usa seus elementos básicos para garantir uma estrutura capaz de prender a atenção de quem consome.

 

Como aplicar o storytelling?

 

Estruture o conteúdo 

Além dos clássicos conceitos do Marketing de Conteúdo sobre persona, é possível buscar inspiração nas técnicas de narrativa para estruturar o conteúdo. Por mais que você não conte uma história propriamente dita, monte o seu conteúdo para transformá-lo em uma jornada para o interlocutor — com início, meio e fim muito bem evidenciados pelo encadeamento de ideias e pela escaneabilidade.

 

Branding e Gestão de Marca 

Qual história a sua empresa conta para o mercado? Não estamos falando de um propósito, manifesto ou dos valores de cultura que podem ser expostos em seu site, mas das entrelinhas. Se a sua empresa deixasse de existir hoje, do que os seus clientes sentiriam falta?

 

Descrição da sua solução

Se você tem ou quer criar um site para a sua empresa, o espaço da descrição das suas soluções pode ser um ótimo espaço para aplicar o storytelling. Sempre prestando atenção às palavras-chave para a estratégia de SEO do seu e-commerce, você pode tornar os textos sobre os seus produtos muito mais atrativos.

 

Nutrição de leads

Depois de tanto esforço para atrair visitantes e convertê-los em leads, deve-se manter esse leads na base. A nutrição de leads tem de manter o interesse vivo e, mais que isso, aumentá-lo aos poucos até que a pessoa esteja convencida de que a sua solução é a melhor opção. Mas como manter os leads engajados e garantir que não enviem seus emails para a lixeira, ou pior, marquem como spam? Usando o storytelling. Exemplo: oferecer um vídeo motivacional de 1 minuto todos os dias, com uma frase inspiradora e uma CTA.

 

Contato direto com os clientes

E se a maior parte do seu contato com os clientes é feito de forma direta, em vídeo, ligação ou pessoalmente? Não se engane por pensar que, nesse caso, não há como usar storytelling. Lembre-se sempre que contar histórias não é, necessariamente, usar personagens fictícios ou cenários impossíveis. É apenas organizar as informações de uma forma que elas fiquem interessantes, prendendo a atenção da audiência.

Conclusão

Portanto, o storytelling permite uma comunicação assertiva, que vai fazer o interlocutor prestar atenção até o fim e ficar pensando na mensagem por muito mais tempo.

Leia também