Blog

Taxa de conversão: como calcular?

12 de julho de 2021 - 10H00
Taxa de conversão: como calcular?

A taxa de conversão é uma métrica que mostra quantos dos seus possíveis compradores de fato convertem, indicando a eficiência das estratégias da sua equipe. Um indicador tão importante não pode ser usado de qualquer jeito. Falhar na frequência ou no cálculo dessa taxa pode prejudicar seriamente o seu negócio. 

Por isso, se você tem dúvidas sobre a taxa de conversão, continue lendo!!

 

Taxa de conversão: como calcular?

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você vai ler:

O que é taxa de conversão?

Como calcular essa taxa?

Importância de acompanhar as taxas de conversão

Como determinar se a minha taxa de conversão é boa? 

Como melhorar a taxa de conversão

 

O que é taxa de conversão?

No marketing digital, cada vez que alguém toma uma ação importante para o propósito da sua marca, realiza o que chamamos de conversão. Então, toda ação digital da sua empresa precisa direcionar a persona para a conversão. Dependendo da sua estratégia, essa ação pode ser downloads de e-books, compras na loja virtual, preenchimento de formulário de contato, inscrição em uma promoção, cadastro para assinar sua newsletter, entre outros.

Acompanhar as taxas de conversão é fundamental para analisar se seus esforços de vendas estão funcionando e fazer os devidos ajustes para alcançar os melhores resultados. Além disso, ao observar as taxas de conversão você pode prever se as metas de vendas e receita estão caminhando para um alcance tranquilo ou se será necessário adotar medidas emergenciais para que o objetivo seja cumprido.

 

Como calcular essa taxa?

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir o número de conversões pelo número de visitas ou contatos totais. Por exemplo, se em um mês seu site recebeu 10.000 visitas e teve 4.000 envios de formulário, então a taxa de conversão é de 40%. A fórmula da taxa de conversão é: (Conversões no período / total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%). Logo, usando os números do exemplo a fórmula ficaria assim: (4.000 / 10.000) * 100 = 40%.

A taxa de conversão de vendas, por exemplo, mostra qual a porcentagem de leads que se tornaram clientes. Por exemplo, se 1.000 leads chegaram até um vendedor, mas 200 vendas foram fechadas, então a taxa de conversão em vendas é 200/1.000 = 0,2 ou 20%. Lembre-se que os dados analisados devem ser do mesmo período de tempo.

 

Importância de acompanhar as taxas de conversão

Acompanhar as taxas de conversão é importante porque é uma das maneiras mais simples e eficazes de analisar o desempenho de suas vendas. Sem isso, você não só perde o controle sobre o seu funil de vendas, como também descobre que não consegue rastrear as falhas que podem surgir na geração de leads. O que faz com que sua equipe de vendas continue desperdiçando tempo e dinheiro com processos ineficientes. 

Assim, ao acompanhar suas taxas de conversão, você gera mais receita. Afinal, o dinheiro que você economiza eliminando práticas ineficientes pode ser direcionado para estratégias que realmente gerem receita. Por fim, o acompanhamento das taxas de conversão permite uma modelagem de previsão aprimorada. Isso porque essas métricas permitem que você faça modelos de previsão baseados em dados. 

 

Como determinar se a minha taxa de conversão é boa? 

Uma coisa é saber fazer as contas, outra é saber o que elas significam. Você precisa saber se os resultados são uma boa ou má notícia para o futuro do negócio. Uma empresa com 10% de conversão pode estar à beira do colapso, enquanto outra com 1% pode estar em situação confortável. Como isso é possível? Porque a taxa de conversão varia de um segmento de mercado para outro. 

A melhor forma de determinar se a sua taxa é boa é conhecendo os números da sua área de atuação. Felizmente, existem boas fontes de informação e ferramentas de benchmarking disponíveis. Elas vão te ajudar a descobrir os números do seu segmento e estabelecer um padrão para sua própria análise.

 

Como melhorar a taxa de conversão 

 

Taxa de conversão por teste A/B 

Essa é uma maneira de otimizar a taxa de conversão para saber qual modelo de landing page ou formulário funciona melhor em uma campanha. Neste caso, você pode, por exemplo, publicar 2 landing pages com design diferente, desde fotos até a posição do formulário na página, alterar o conteúdo e a forma de abordagem e ver qual delas gera mais leads. Isso é bastante útil quando você roda uma campanha com anúncios pagos, seja no Google Ads ou no Facebook Ads. 

 

Gatilhos mentais na taxa de conversão

Um dos grandes objetivos de melhorar esse número é, sem dúvidas, aumentar as vendas. Fica muito difícil uma empresa prospectar sem gerar novos negócios. O uso de gatilhos mentais pode aumentar a taxa de conversão e a geração de leads. Por exemplo: aproveite o desconto até meia-noite, últimas peças do estoque, promoção exclusiva para seguidores, 10% de desconto para os 5 primeiros, entre outros. Os gatilhos mentais comumente usados para taxa de conversão em vendas são escassez, urgência e exclusividade. Eles são fortes aliados quando se quer vender. 

 

Linguagem simples e proposta de valor 

Pequenas medidas podem melhorar a taxa de um negócio virtual. Entre elas estão ter uma linguagem simples e direta, que seja fácil para o seu público entender. Além disso, é importante oferecer uma proposta de valor ao seu público em troca da conversão. Por exemplo: se você quer que ele preencha o formulário para seu time de Inside Sales entrar em contato e prospectar a venda, ofereça algo em troca, como um e-book grátis.

 

Conclusão

Você precisa de ajuda para aumentar essa taxa? Entre em contato com a gente! Temos a solução, clique aqui!

Leia também