Blog

Teste de entregabilidade: o que é e como fazer?

17 de maio de 2021 - 10H00
Teste de entregabilidade: o que é e como fazer?

Teste de entregabilidade é a taxa que mede quantas das mensagens que você enviou passaram pelos filtros e autenticações dos serviços provedores de e-mail e chegaram até a caixa de entrada dos seus contatos.

Você se esforça para criar um email interessante: usa um assunto chamativo e faz copy super divertido… E depois percebe que as taxas de engajamento estão lá embaixo. Desanimador, não é mesmo? Mas talvez o problema não esteja na sua mensagem, mas sim na entrega dela.

Você quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!

 

Teste de entregabilidade: o que é e como fazer?

 

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você vai ler:

O que é teste de entregabilidade? 

Saiba o que é Inbox Placement

Boas práticas que aumentam a entregabilidade

 

O que é teste de entregabilidade? 

 

Entre o botão enviar do remetente e o clique de abertura do destinatário final existe uma série de acontecimentos pela internet para que a entrega desta mensagem seja possível. De modo resumido, podemos dizer que o envio de um e-mail funciona assim: primeiro o remetente envia sua mensagem.

Logo depois, o servidor do remetente codifica o e-mail e transfere suas informações para a internet. Em seguida, o servidor do destinatário recebe o pedido de entrega da mensagem e realiza uma série de verificações quanto à autenticidade do remetente e sua reputação. 

Por fim, se tudo correr bem o e-mail é entregue (seja na caixa principal ou na caixa de spam). A mensagem que passa por todas essas etapas e chega à caixa de e-mails do lead é considerada como entregue. Enquanto isso, as mensagens que não passam nas verificações são barradas e jamais serão entregues ao destinatário.

Sendo assim, entregabilidade é a métrica que avalia quantas das mensagens disparadas pela ferramenta de automação realmente passaram por todas essas etapas e chegaram ao destino final. Uma taxa de entrega saudável está sempre acima de 95%, mas o ideal é que ela fique entre 98 – 99%, assim você consegue extrair o máximo da sua lista de assinantes.

 

Saiba o que é Inbox Placement

 

Cada vez que você envia um e-mail marketing, os provedores de serviços de e-mail (como Gmail, Yahoo, Outlook e outros) avaliam o seu score, que é baseado nos envios anteriores realizados pelo mesmo endereço de IP. Quanto maior a sua “nota”, maior a probabilidade do seu e-mail marketing ser entregue nas caixas de entrada dos seus contatos, e vice-versa.

Se você (ou outra empresa que utiliza o mesmo IP) não realizou os envios de acordo com as boas práticas do e-mail marketing, o seu score pode ser reduzido – e seus envios futuros comprometidos. Algumas coisas fazem o IP perder a credibilidade, como:

 

Bounces 

Existem dois tipos de bounce, os soft bounces e os hard bounces. Soft bounce: recusa temporária do recebimento do e-mail, o servidor pode estar fora do ar ou a caixa de entrada do destinatário pode estar cheia. Já o hard bounce: recusa permanente do recebimento do e-mail, o domínio ou a conta de e-mail do destinatário não existem.

 

Blacklists 

Blacklists são bases de dados que informam se determinado endereço de e-mail foi taxado como spam. Um IP pode ser colocado numa blacklist manualmente, inserido por um destinatário ou capturado através das spam traps. Porém, entrar em uma blacklist afeta a reputação do IP, mas não o torna, automaticamente, um spam. A inserção em mais de uma blacklist é que leva o domínio a perder muitos pontos.

 

Spam Complain 

Nesse caso, o próprio destinatário classifica o e-mail recebido como spam. Dessa forma, ele não receberá mais e-mails desse remetente e ainda contribuirá para que o IP do endereço inconveniente perca credibilidade.

 

Engajamento 

Diz respeito às interações dos destinatários aos e-mails, como cliques e aberturas. Mesmo tendo um IP positivo, os e-mails carecem desse engajamento para que os servidores definem como enviá-los e qual o destino deles.

 

Boas práticas que aumentam a entregabilidade

 

HTML

Usar um código HTML de qualidade, sem problemas na formatação, é um indicativo de que se trata de uma mensagem séria, de um remetente de confiança. Códigos muito bagunçados podem afetar a reputação do seu envio e mandar sua mensagem direto para a caixa de SPAM (às vezes os e-mails são bloqueados antes, e não chegam a lugar algum). Também é importante ressaltar que mensagens compostas apenas com imagens incorporadas não são vistas com bons olhos pelos provedores de serviços de e-mail. 

 

Higienização da base de dados

Manter a sua base de contatos atualizada é fundamental para ter uma boa entregabilidade no seu e-mail marketing. Se você não prestar atenção e seguir enviando e-mails para contatos inativos ou inexistentes, os servidores de e-mail vão entender que você está usando listas compradas ou que não obteve autorização de seus usuários para o envio. E isso vai diminuir consideravelmente a sua reputação e, consequentemente, a sua entregabilidade.

 

Conteúdo relevante

O conteúdo é o alicerce de qualquer campanha de marketing e você deve compartilhar informações realmente úteis com seus clientes para que seus e-mails mantenham as taxas de entregabilidade em alta. Isso não significa que você não deve oferecer seus produtos e serviços através do e-mail marketing. 

Afinal, o objetivo final de cada envio é a venda, a conversão. Mas é necessário que você conheça os seus usuários e segmente-os corretamente para enviar apenas os conteúdos (inclusive comerciais) que se encaixam dentro das necessidades de cada um.

 

Conclusão

Você precisa de ajuda para construir ou reestruturar o seu processo comercial? O Hackeando Processos pode te ajudar! Entre em contato conosco, clicando AQUI e fale com algum dos nossos especialistas.

Leia também