Na era digital, a conexão com o outro se transforma em consumo. Sim, eu não poderia começar esse texto com outra frase. E hoje você vai entender a importância, os benefícios e como tracionar suas vendas com Social Selling!
Bom, você já deve ter notado como é difícil impor a sua marca e o nome da sua empresa nas redes sociais!
E pensar que isso não importa ou não vale a pena é um erro que pode estar aniquilando suas chances de vender mais!
Segundo a C-level, 84% dos compradores B2B se dizem influenciados pelas mídias sociais quando fazem decisões de compra.
Isso diz muita coisa, principalmente, que você precisa investir em aparecer, engajar e converter clientes pelas redes!
E eu vou te ensinar, agora, como fazer um trabalho de Social Selling que converte seguidores em vendas!
Vem comigo e continue lendo!!
Tempo de leitura: 10 minutos
Você vai ler sobre:
A estratégia de Social Selling na sua empresa
Vantagens de aplicar o Social Selling
Saiba como aumentar suas vendas com Social Selling
Em primeiro lugar, Social Selling significa venda social, e nada mais é do que utilizar qualquer rede social para gerar relacionamento com seus potenciais clientes.
Ou seja, você prospecta potenciais clientes e se conecta com eles com o objetivo de gerar vendas!
“Mas, qual a importância disso?”
Bom, esses canais de comunicação são utilizados por bilhões de pessoas diariamente para se conectar com o mundo, se informar e pesquisar assuntos de seu interesse.
E aí, é só pensar que ao utilizar plataformas como essas para pesquisar sobre produtos, o cliente detém um poder maior de consideração e comparação entre produtos e serviços!
Assim, ele consegue entender o posicionamento da sua marca e até avaliar se ele tem perfil para a sua solução, baseado em seu relacionamento com outros leads e clientes.
Tenho certeza, por exemplo, que muitas pessoas, assim como eu, não conseguem comprar de uma marca que não tem uma rede social, nos sentimos até inseguros. É natural!
Por isso, existe um potencial gigantesco nessa área e cabe a você escolher usar essa estratégia para vender mais!
Além do aumento claro de oportunidades de negócios, o Social Selling tem inúmeros benefícios, mas, para a sua empresa que vende para outras organizações, trouxe aqui as vantagens mais relevantes:
Basicamente a criação de tráfego orgânico nas redes sociais tem tudo a ver com a capacidade de diminuir o CAC.
Além disso, quanto menor esse custo, menos esforços você precisa fazer para atrair esse novo cliente.
Então, é o cenário ideal que todas as marcas buscam! Mas, é nas redes sociais e com um bom trabalho de Social Selling que é possível conseguir essa diminuição.
Certamente, o Social Selling permite que você esteja em contato direto com seus clientes sem interromper o dia deles, já que você não precisa ligar ou entrar em contato direto com ele.
Basta acionar as suas ideias e colocar onde as pessoas possam ver e estar disponível para interagir com elas!
Um bom exemplo disso são os ouvintes de podcasts. Se você gosta muito de um podcast, provavelmente já o indicou para diversas pessoas.
Então, faça com que o seu cliente lembre de você e, o mais importante, que seu nome esteja como indicação dentro da mente dele!
Temos boas dicas de como fidelizar seus clientes, é só clicar aqui embaixo e ler nosso artigo sobre:
Certamente, o ganho de tempo garantido pelo Social Selling está no fato de que a pesquisa antes da decisão de compra está muito mais acessível.
E você concorda comigo que fica muito mais fácil tomar decisões depois de uma pesquisa boa sobre o assunto, concorda?
A questão é que, ter um bom Social Selling faz com que você apareça quando o potencial cliente estiver pesquisando sobre o seu tipo de serviço.
Desse modo, caso você ofereça dados valiosos sobre o que você vende e interaja com as pessoas, você atrai compradores que estão pesquisando antes da decisão.
Ou seja, você já estará vendendo antes mesmo de prospectar o cliente!
Suas vendas com Social Selling vão acelerar demais!
Agora, vem comigo entender como fazer isso:
Para começar o seu Social Selling, trouxe aqui dicas para você implementar e manter uma constância legal nas redes sociais! São direcionamentos sobre como você deve se portar na internet para ser eficiente.
Segue o fio:
Primeiramente, como já falo aqui bastante, qualidade sobrepõe a quantidade. Então, evite adicionar perfis de forma aleatória e procure se aproximar cada vez mais daqueles que são estratégicos para você.
Além disso, acompanhe as postagens desses clientes e se engaje! Crie conteúdos referentes ao seu ramo e que podem ser de interesse desses seguidores que você qualificar!
E o “qualificar” que eu digo, não é no sentido de ligar para ele e nem nada do tipo e sim ver, apenas pela página daquela empresa, se ela se encaixa no perfil de cliente ideal da sua!
Mas, não siga apenas empresas, foque também nas pessoas da organização que você qualificar e em cargos que geralmente te procuram para fechar negócio e siga seus perfis pessoais!
Caso você não saiba como identificar quem é o decisor de compra, isto é, aquele que tem o poder de compra com você dentro da empresa, clique aqui e saiba mais:
Para ter notoriedade em qualquer rede social é essencial que você esteja presente na sua área e tenha uma marca profissional e humanizada.
Se você consegue ser um componente ativo que contribui em seu mercado, há mais engajamento e interações nos seus conteúdos. Logo, há mais pessoas que confiam na sua empresa.
Além disso, a maneira como a sua marca se coloca nas redes sociais, através do design único, descrições do perfil e da empresa e postagens que realiza devem passar credibilidade e autoridade ao seguidor!
Para um nicho como o B2B, sua abordagem e seus materiais devem ser estruturados pensando em quem e como você quer atingir essas pessoas.
Então, procure falar a mesma língua que seu potencial cliente, busque o que ele gosta de consumir e faça suas postagens com base nisso!
Por exemplo, aqui no Hackeando Processos, sabemos que nossos seguidores gostam de dicas para superar os desafios de uma negociação e também instruções para prospectar melhor.
Portanto, temos muitos conteúdos sobre isso aqui no blog e nas nossas redes sociais, como no Instagram e no LinkedIn!
Você pode dar uma conferida no nosso blog ao fim desse texto! Acredito que, se você está aqui, é porque quer saber como vender mais e nós te damos inúmeros caminhos para isso. Escolha o que mais faz sentido para você e arrase!
Imagine que você tem um perfil para o ramo de consultorias, que você já criou um design legal e posta bastante conteúdos interessantes para essas consultorias!
Sempre que puder, pense em conteúdos que ajudem genuinamente essas empresas. Sim, às vezes é necessário “entregar o ouro”, para conseguir a confiança delas.
Então, a dica que eu dou é: ajude as pessoas por ajudar, antes de enxergar suas interações apenas como vendas.
Até porque, durante a sua estratégia de Social Selling, é bem provável que você não gere vendas em 100% das interações.
Mas oferecer bons insights e demonstrar parceria, afirmando-se como autoridade, é uma forma de vender sua empresa como um perfil confiável e relevante.
Seja consultivo até no formato online!
Assim, tenho certeza que se seu cliente precisar de algum serviço no ramo de consultoras, como o exemplo que dei acima, ele vai pensar na sua empresa como uma das opções!
Por último, mas não menos importante, os mercados estão mudando constantemente e cada vez mais rápido.
Nesse sentido, o Social Selling é uma forma também de testar sua relevância, então, fique de olho no que não está mais dando certo e atente-se aos novos conteúdos a sua volta.
Seja uma fonte para quem quer estar sempre atualizado!
Com tudo isso, tenho certeza que você conseguirá criar e manter uma boa estratégia para as suas vendas com Social Selling e encontrar leads quentes para trabalhar!
Outra dica muito importante e que eu só dou para vocês, seguidores fiéis deste blog!
Para que você consiga prospectar e manter contato com vários prospects no LinkedIn, sem se embaralhar e esquecer de responder algum, o que acontece muito, infelizmente, você precisa de uma ferramenta que automatize suas tarefas com isso!
Então, eu te indico a Dealwise Solution, nosso software que tem integração com o LinkedIn, o que vai te ajudar, e muito, com o seu Social Selling.
Lá, você consegue criar uma cadência para cada prospect! E consegue dar a atenção devida a ele sem precisar ficar horas respondendo todo mundo rápido!
Até porque esse tipo de estratégia não dá para terceirizar, não é mesmo?
Então, vem com a Dealwise Solution e organize seu Social Selling: